Wikipédia:Colaboração – Wikipédia, a enciclopédia livre

Há várias formas dos wikipedistas colaborarem na realização de uma atividade.

WikiProjetos[editar código-fonte]

Ver artigo principal: Wikipédia:WikiProjetos

Um WikiProjeto é um conjunto de páginas destinado à gestão de um tema ou família de temas dentro da Wikipédia, assim como o grupo de editores que usa essas páginas para colaborar no trabalho enciclopédico. Não é um local onde se escreva conteúdo enciclopédico directamente, mas antes uma área onde pode-se coordenar e organizar a escrita de artigos. Por outras palavras, é um local central para colaboração entre editores num tema particular. Um WikiProjecto pode, entre outras coisas, desenvolver critérios, realizar trabalhos colaborativos, manter uma listagem de coisas a fazer, e servir como um fórum onde assuntos de interesse para os editores interessados no mesmo tema possam ser discutidos.

Manutenção[editar código-fonte]

Ver artigo principal: Wikipédia:Manutenção

A Manutenção, conhecida alternativamente pelo nome "estaleiro", contém os links para todas as atividades de manutenção e é o local onde os usuários vão quando desejam ajudar na manutenção dos artigos. Há também o WikiProjeto Manutenção para coordenadar as atividades de manutenção.

Tarefas por fazer[editar código-fonte]

Tal como o nome implica, uma lista de tarefas por fazer numa página de discussão mostra uma lista de melhorias sugeridas para um artigo. A lista é mantida como um meio de focar os seus esforços colaborativos. Como tal, representam uma tentativa de consenso que pode ajudar a melhorar a eficiência do processo de edição.

Concursos‎[editar código-fonte]

Ver artigo principal: Wikipédia:Concursos

Os concursos são atividades realizadas entre wikipedistas (e em algumas ocasiões também entre robôs ou bots), com o objetivo de incentivar a realização de tarefas como a criação, ampliação, wikificação, tradução e outras melhorias nos artigos.

Colaboração do momento[editar código-fonte]

Uma Colaboração do momento é um esforço para reunir wikipedistas para editarem em conjunto um único artigo, elevando rapidamente a qualidade deles em pouco tempo. Além de uma colaboração geral de toda a Wikipédia, os WikiProjetos realizam colaborações entre seus membros.