Wikipédia:Não faça ataques pessoais – Wikipédia, a enciclopédia livre

Por favor, não alimente os trolls.

Numa discussão acalorada, nunca parta para ataques pessoais. A melhor forma de resolver disputas é não as criar. Em nenhum tipo de discussão há a necessidade de apelar para esse recurso e muito menos com palavras insultuosas como: "infeliz", "burro", "estúpido", "criançola" etc. Lembre-se de que a Wikipédia é um sistema de colaboração anônima que se ajusta com o tempo e o bom senso geral; portanto, a privacidade de cada um deve ser preservada e respeitada, em qualquer caso.

Consequências

Políticas e Recomendações da Wikipédia
Cinco pilares
É uma enciclopédia

Rege-se pela imparcialidade

Tem conteúdo livre

Possui normas de conduta

Não possui regras fixas
Políticas de conteúdo
Princípio da imparcialidade

Verificabilidade

Nada de pesquisa inédita

Biografias de pessoas vivas

Convenção de nomenclatura
Colaboração
Edição

Consenso

Civilidade

Não faça ataques pessoais

Assédio moral

Não proferir ameaças judiciais

Como resolver disputas
Diretórios
Livro de estilo

Lista completa de políticas

Lista completa de recomendações

Lembre-se de que as disputas nas páginas de discussão podem ser lidas por qualquer pessoa que tenha acesso à internet. A forma como se comporta na Wikipédia reflete-se na imagem desta, bem como na sua.

Exemplos

  • Comentários acusatórios do estilo "X é um troll", "Y é uma má editora"; este tipo de comentário, quando realizado várias vezes e de má-fé, pode ser considerado ofensivo.
  • Comentários pessoais negativos, como "Eu sou melhor do que tu" ou "Você não tem vida própria".
  • Comentários racistas, sexistas, homofóbicos ou contra a pertença religiosa ou étnica de um contribuidor. A adjetivação negativa de pessoas não é autorizada mesmo que a pessoa em questão pertença a uma alegada seita religiosa.
  • Dirigir palavrões a outra pessoa.
  • Ameaças de morte.
  • Ameaças de ação judicial.
  • Ameaças ou ações que expõem um contribuidor a perseguição política ou religiosa por parte de governos, entidades empregadoras ou de outros grupos.

Ataques extra-wiki

A Wikipédia não pode regular comportamento em meio que não esteja sob controle da Wikimedia Foundation, mas ataques pessoais feitos em qualquer outro lugar criam dúvida sobre se as ações internas de um editor são conduzidas em boa-fé. Postar ataques pessoais ou difamações fora da Wikipédia é danoso à comunidade e ao relacionamento de um editor com ela, especialmente quando tais ataques violam a privacidade de outro editor. Esse tipo de hostilidade externa pode ser vista como fator agravante em casos de editores com histórico de comportamento desestabilizador e são evidências aceitas por administradores em discussões de bloqueio, desde que sua autenticidade seja comprovada (como, por exemplo, através da confissão do acusado).[1]

Atenção: ligações externas para conteúdo assediante, ofensivo ou que viole a privacidade de editores da Wikipédia são inaceitáveis. A inserção de ligações externas desta natureza é considerada endosso do seu conteúdo.

Alternativas

  • Discuta os fatos e a forma como estes são expressos, não as características da outra pessoa. Isto não significa que tenha que concordar com a outra pessoa; limite-se apenas a discordar respeitando o outro ponto de vista.
  • Nunca sugira que uma posição é inválida apenas por que foi feita por determinada pessoa.
  • Procure resolver a situação de uma forma menos pública, como através do correio electrónico, caso sinta que o debate está a tomar contornos pessoais.

Ambiente de trabalho

É sua responsabilidade estimular e manter um bom ambiente de trabalho na Wikipédia. Qualquer tipo de ataque pessoal dirigido a qualquer usuário - independentemente do comportamento da pessoa no passado - é contra a manutenção de um bom ambiente na Wikipédia.

Ver também

Notas