Wikipédia:O que as páginas para eliminar não são – Wikipédia, a enciclopédia livre

Tenha atenção, pesquise, para não cometer abusos ao enviar páginas para eliminação.

A Wikipédia é fruto de trabalho voluntário e colaborativo onde milhares de páginas são criadas por ano, por milhares de usuários, devendo tais adições respeitarem as políticas e recomendações para impedir que a Wikipédia se torne aquilo que ela não é.

Caso essas páginas não atendam às regras, poderão ser enviadas ao processo de eliminação por consenso, também chamado de "páginas para eliminar" ou "PEs". Para preservar a integridade do projeto e fortalecer a harmonia dos sistemas de eliminação, a comunidade definiu que algumas ações devem ser evitadas, a fim de impedir que as páginas para eliminar se tornem o que elas não são.

Durante a construção do projeto, houve períodos em que a comunidade foi tolerante em relação à falta de verificabilidade nos conteúdos adicionados, de modo que artigos sem fontes foram capazes de sobreviver em nossas páginas até os dias atuais. Diante disso, no afã de livrar a Wikipédia de textos que carecem de verificabilidade, alguns editores podem tentar terceirizar o ônus de melhorar artigos imperfeitos, utilizando-se das páginas para eliminar com o objetivo de impor aos demais editores a responsabilidade de melhorar verbetes com problemas.

Esse modo de agir, ao longo do tempo, foi definido pela comunidade como "uso das páginas de eliminação como estaleiro" e é frontalmente proibido pelo item 6 das razões para eliminar, que somente autoriza a exclusão de verbetes caso "todas as tentativas de encontrar fontes fiáveis para verificá-los falharem". Desta forma, é encargo do proponente verificar a existência de fontes fiáveis antes de nomear um artigo para eliminação, de modo a preservar o espírito construtivo da Wikipédia.co

Outras ações a evitar no âmbito das eliminações por consenso são a proposição de fusões, que devem ocorrer nas páginas de discussão, bem como o respectivo uso desse método para tentar impor um ponto de vista, conduta vedada pelas políticas. A utilização de predefinições de manutenção nos artigos com problemas é encorajada.

As páginas para eliminar não são o estaleiro/manutenção[editar código-fonte]

As páginas para eliminar não são o estaleiro, ou um espaço para forçar a manutenção. Frequentemente a colocação de uma página para eliminação catalisa modificações nos artigos em questão que acabam por melhorá-los e retirar a necessidade de eliminação. No entanto, as páginas para eliminar (PE) não são um local para propor melhorias a artigos, mesmo que por vezes opções intermédias entre apagar e manter sejam discutidas ali.

Outros locais na Wikipédia, como as páginas para manutenção[nota 1], existem para listar páginas que precisem de manutenção emergencial por falta de fontes, com o objetivo de agregar vários tipos de páginas assinaladas com marcas de manutenção, com o intuito de melhorá-las.

Recomendações[editar código-fonte]

É ou não é um animal risonho?
  1. Leia e compreenda a Política de eliminação (WP:PDE), que explica quais as razões para eliminação. Algumas páginas devem ser melhoradas ao invés de serem eliminadas.
  2. Leia o artigo e revise seu histórico para entender adequadamente o tópico. Alguns artigos podem ter sido alvo de vandalismos ou edições precárias. Esboços e artigos imperfeitos estão aguardando por posterior desenvolvimento, portanto o potencial do tópico deve ser considerado.
  3. Leia a página de discussão do artigo, que pode fornecer razões de porque o artigo deve ou não ser eliminado e verifique se houve uma nomeação anterior, verificando se as objeções não foram adequadamente tratadas.
  4. Antes de nomear devido à falta de verificabilidade ou de notoriedade, faça, de boa-fé, uma tentativa de confirmar se tais fontes existem ou não. Especialmente se apesar de não possuir fontes, o texto indicar notoriedade. Por exemplo, se o artigo for uma biografia de um suposto deputado, antes de propor eliminação, demonstre que você procurou por fontes, por exemplo, no site da Câmara correspondente.
  5. Se um tópico não é importante o suficiente para ter um artigo próprio, considere torná-lo um redirecionamento útil para um artigo existente - algo que pode fazer sem abrir uma eliminação por consenso - ou proponha a fusão - veja {{fusão de}}, {{fusão com}} e a seção ao fim.
  6. Se o artigo ainda não foi marcado com uma nota sobre os problemas existentes, considere aplicar as marcações pertinentes tais como {{Não-enciclopédico}}, {{sem notas}} entre outras; isto assegura ao leitor ter conhecimento dos problemas podendo agir para corrigi-los.
  7. Verifique "Páginas afluentes" na barra lateral par ver como a página é utilizada e referenciada dentro da Wikipédia.
  8. Verifique todos os interwikis, também na barra lateral, que podem prover material adicional para tradução.
  9. Familiarize-se com as recomendações e políticas de notoriedade, fontes fiáveis e O que a Wikipédia não é.
  10. Se o artigo foi criado recentemente, por favor, considere que muitos artigos bons começaram sua wikivida num estado precário. Exceto que seja um caso obviamente sem esperança, considere compartilhar suas considerações com o criador do artigo, um wikiprojeto que possa ser associado, ou na página de discussão do artigo, e/ou adicionando as marcações pertinentes. Se o artigo pode ser consertado através da edição normal, então não é um bom candidato para eliminação.

É recomendado que você descreva os passos que tomou em consideração para verificar se a sua nomeação é adequada. Isto pode prevenir a duplicação de esforços e vacinar sua nomeação de ser considerada como artificial ou impensada.

Demonstre nas proposições que você procurou por fontes[editar código-fonte]

Quando marcar um artigo para WP:ESR ou WP:EC, evite justificar como "sem fontes", pois um artigo sem fontes não é o mesmo que um artigo sem verificabilidade. Sem verificabilidade é o artigo cuja procura por fontes é, ou tende a ser, malsucedida, o que se consubstancia em um indício importante de pesquisa inédita. É importante lembrar que a Wikipédia em português foi criada em 2001 e evoluiu muito desde então. Além disso, o projeto recebe novos editores diariamente, motivo por que um artigo sem fontes muitas vezes é um artigo que não tem fontes ainda, podendo ser fruto do desconhecimento do autor a respeito da necessidade de citá-las.

Ao justificar uma proposta de eliminação, procure demonstrar que você realmente buscou por fontes antes de marcá-lo. Uma boa forma de fazer isso é utilizar o link de uma pesquisa no Google ou em outro buscador com termos relacionados ao artigo, ou uma hiperligação que comprove a busca por resultados negativos em uma fonte fiável por natureza. Citar o fato de não possuir um interwiki, quando deveria se esperar que possuísse, também é uma forma de demonstrar que a proposta de eliminação não é "robótica", mas sim feita com algum critério.

As páginas para eliminar não são um local para propor fusões[editar código-fonte]

Diversos artigos não cumprem os critérios de notoriedade para artigo próprio. Porém, alguns critérios temáticos de notoriedade recomendam a fusão e/ou o redirecionamento. É o caso, por exemplo, de álbuns ou singles sem conteúdo suficiente (em WP:MÚSICA) ou bairros mínimos (em WP:GEOGRAFIA). Nestes casos, muitos editores podem se ver tentados a marcar eliminação semirrápida (ESR) ou PE, na esperança de eliminar rapidamente o problema, uma vez que a fusão é um procedimento mais demorado, e tais discussões — que devem ocorrer na página de discussão do artigo — não possuem prazo para término. Mas isto não deve ser feito.

Não há data final para que a Wikipédia termine de ser escrita, e esse tipo de marcação de eliminação não é recomendável. Além de ser uma forma de burlar os critérios de notoriedade, uma decisão mais demorada muitas vezes é melhor do que uma forma apressada de resolver o problema.

As páginas para eliminar não servem para impor um ponto de vista[editar código-fonte]

Não é porque uma pessoa não gosta ou discorda de um determinado tema, assunto ou artigo que justifica que ela possa eliminar um artigo.

As páginas para eliminar não são o fim do mundo[editar código-fonte]

O artigo é enciclopédico, cumpre as nossas políticas de conteúdo e foi eliminado injustamente? Tenha calma, a natureza humana não é perfeita portanto erros podem acontecer. Na Wikipédia a página ao ser eliminada fica guardada em uma espécie de lixeira que eliminadores e administradores podem acessar e usuários podem pedir o restauro, através de Wikipédia:Pedidos/Restauro.

Por vezes, o tema é notório, mas o conteúdo é tão mau e a manutenção tão difícil que a eliminação acaba por ser mais indicada, mas estes casos são a minoria e devem ser tratados como excepções, não como regra geral. Entre eles, pode-se citar os casos de traduções automáticas incompreensíveis - {{matrad}} - que não devem ser confundidas com traduções ainda inteligíveis - {{má tradução}}.

Também podem ser considerados excepcionais os casos de artigos cujo conteúdo em Português diferencia-se de modo substancial do conteúdo original. Isto, no entanto, deve ser indicado na proposição de eliminação e ser feito apenas em último caso.

Notas