Wikipédia:Árvore de Natal – Wikipédia, a enciclopédia livre

Uma árvore de natal. Não é um artigo da Wikipédia.

Na Wikipédia, árvore de Natal refere-se ao efeito de poluição visual, especialmente em páginas do domínio principal, mais ainda nos rodapés dos artigos. O efeito corresponde à alusão de todos aqueles penduricalhos postos para somente enfeitar as árvores natalinas. Nos artigos da Wikipédia, esse efeito é negativo, pois é uma poluição visual gerada por acúmulo de avisos, marcações, caixas, tabelas, figuras, ícones e outros excessos visuais que atrapalhem a leitura ou desviam a atenção do conteúdo enciclopédico, em geral desnecessariamente.

Uma vez que o conteúdo escrito deve ser o destaque da página enciclopédica, o texto perde espaço na atenção do leitor quando há excesso de tantos avisos, imagens e outros penduricalhos adicionados ao artigo. O efeito negativo é mais ainda evidenciado quando há um pequeno texto. O Departamento de Diversão criou um exemplo desse efeito, infelizmente ainda presente em algumas páginas, e pode ser visto em Wikipédia:Árvore de Natal/efeito.

O efeito também pode ser percebido em páginas de discussão. Nestas o foco deve estar no debate das políticas e conteúdos das páginas da Wikipédia. Assim, vale lembrar que a Wikipédia não é um blogue, flogue, rede social ou similar. Logo, distrações visuais podem não ser muito pertinentes, particularmente assinaturas exageradas. Para isso, foram estabelecidas as Wikipédia:Regras para assinaturas.

Os avisos de problemas inseridos no início do artigo também podem constituir um elemento poluidor. A detecção, nesse sentido, foi primeiramente com a proliferação de marcações temáticas de {{mínimo}} e {{esboço}}. Posteriormente, percebeu-se os artigos com múltiplos problemas de manutenção e uma caixa de aviso para cada, todas acumuladas no início dos artigos. Então, foi criada uma predefinição para compactar as marcas de manutenção, a Predefinição:Multitag.[nota 1] Os alertas de manutenção não estão apresentados ainda da melhor forma possível (com menos poluição, quando são múltiplos problemas nos artigos).[nota 2] Entretanto, uma forma não poluidora de alertar vários problemas nos artigos não é o mais importante. O recomendado é integrar o esforço colaborativo que representa a Wikipédia, em que todos podem editar, e com audácia melhorar o artigo você próprio.[nota 3]

Imagens em excesso, mal posicionadas e animadas desnecessárias contribuem para o efeito negativo em questão. Amontoado de muitas imagens acaba por afogar o texto, sendo melhor indicar no Commons uma galeria relativa à aquele tema do artigo. Assim foram removidas bandeiras das infocaixas de artigos biográficos e ficheiros animados (em formato GIF) da barra inferior de portais dos artigos.[nota 4] Galerias de imagens são evitáveis em artigos e também podem ser consideradas poluição visual, além do desvirtuamento do propósito enciclopédico, dado que as imagens em artigos da Wikipédia têm como função ilustrar e ajudar a compreender o assunto sobre o qual trata e não o contrário.

O excesso de caixas indicando páginas existentes em projetos irmãos e afins ao artigo também contribuem para o efeito de árvore de Natal. Tal como recomenda o Guia de edição, é preferível o uso da predefinição:Correlatos, mas lembrando que a ligação interprojetos já está centralizada no Wikidata.

O uso de múltiplas predefinições para indicar os portais relacionados ao artigo era comum com a predefinição:Portal. A poluição visual foi diminuída com a predefinição:Barra de portal (ou {{portal3}}), que centraliza as hiperligações para os portais.

Excessos de navecaixas também poluem os artigos, quando muito necessárias utiliza-se a predefinição:Bloco de navegação. Ainda assim, é preciso cuidado para não esconder os penduricalhos com o uso dessa predefinição. Igualmente, navecaixas extensas são pouco funcionais e úteis e contribuem para o efeito poluente ainda que seja somente uma, e costumam ser eliminadas.[nota 5]

Notas