Wikipédia:Wikificação – Wikipédia, a enciclopédia livre

Wikificação é o ato de formatar uma página para o padrão wiki, isso é, os links internos, a remoção de tags HTML, a colocação de interwikis, categorias e semelhantes. Os artigos que precisam ser wikificados devem ser marcados com a predefinição:Wikificação (colocando no topo da página ou seção o código {{subst:wkf}} ), sendo listados na Categoria:!Artigos precisando de wikificação.

Diferencia-se da reciclagem, na medida em que a reciclagem é mais ampla e engloba a necessidade de se reescrever o texto, reordená-lo e semelhantes, de acordo com o Livro de estilo.

Quais artigos precisam de wikificação?

Um artigo precisa de wikificação se ele possui qualquer dos seguintes erros:

Um artigo não deve ser marcado para wikificação se:

Artigos que requeiram wikificação são marcados com a predefinição {{wkf}}. Para listar um artigo para wikificação, simplesmente adicione {{subst:wkf}} ao topo do artigo. Se somente uma parte de um artigo precisar ser wikificada, adicione a predefinição {{subst:wkf}} apenas no topo da seção relevante.

Como ajudar

Procurando artigos

  1. Ache um artigo para trabalhar. A Categoria:!Artigos precisando de wikificação contém todos os artigos marcados para wikificar. Muitos editores escolhem trabalhar primeiro nos artigos mais antigos, então nenhum deles param por muito tempo a esperar chamar atenção. Alguns WikiProjetos também se dedicam a listas de limpeza, o qual lista os artigos para wikificação que atingem seu foco.
  2. Cheque se o artigo é uma violação de direitos autorais. Existem algumas situações e características que podem indicar uma possível cópia ilegal para a Wikipédia. Algumas dicas de como detectar VDA podem ser vistas em WP:ACHARVDA. Instruções para reportar violações de direitos autorais estão em Wikipedia:Direitos de autor.
  3. Cheque se outro artigo já existe com este assunto. Use o botão de busca na parte esquerda da tela para checar por artigos duplicados, e crie um redirecionamento se necessário.

Wikificação

  1. Adicione wikilinks. Onde for apropriado, faça ligações para outros artigos colocando "[[" e "]]" em cada lado de palavras relevantes (ver Ligações para mais informações). Note que formatação de datas "geralmente não deve ser usada ao menos que exista uma razão particular para isto".
  2. Formate a introdução. Crie ou melhore o parágrafo introdutório.
  3. Organize os cabeçalhos das seções. Organize os cabeçalhos das seções como descrito em Wikipedia:Livro de estilo.
  4. Substitua tags html por marcação wiki, quando apropriado. O uso de muitas tags html é desencorajado aonde marcações wiki equivalentes estão disponíveis: por exemplo, substitua <b>texto em negrito</b> por '''texto em negrito'''. Entretanto, isto não se aplica para todas as tags html: e.g., H<sub>2</sub>O. Veja Wikipedia:Ajuda para uma lista útil de wikitexto comuns e tags html que ainda são usadas.
  5. Adicione uma infobox se aplicável. Adicione uma infobox se for apropriado para o artigo.

Últimos cuidados

  1. Adicione outras tags de manutenção. Se o artigo precisar de outros ajustes, adicione as tags correspondentes de Wikipedia:Namespace predefinição/Avisos e alertas.
  2. Remova a tag {{wikificação}}. Isto irá removê-lo da lista.
  3. Preencha o sumário de edição. Você pode encorajar outros a ajudarem com a wikificação através do uso de palavras como as seguintes como seu sumário de edição quando salvar suas mudanças: Wikificado como parte do projeto manutenção!.
  4. Use o botão "Mostrar Previsão", para verificar se o texto está de acordo com a formatação wiki desejada. Se ainda não estiver, continue editando e usando o botão "Mostrar previsão" enquanto necessário, para evitar salvamentos sucessivos.
  5. Salve suas modificações!

Artigos que não podem ser wikificados

Em alguns casos, artigos não podem ser wikificados. Nestes casos, você pode fazer um dos seguintes procedimentos:

Ver também