Wikipédia:Transcrição de fontes primárias – Wikipédia, a enciclopédia livre

Políticas e Recomendações da Wikipédia
Cinco pilares
É uma enciclopédia

Rege-se pela imparcialidade

Tem conteúdo livre

Possui normas de conduta

Não possui regras fixas
Políticas de conteúdo
Princípio da imparcialidade

Verificabilidade

Nada de pesquisa inédita

Biografias de pessoas vivas

Convenção de nomenclatura
Colaboração
Edição

Consenso

Civilidade

Não faça ataques pessoais

Assédio moral

Não proferir ameaças judiciais

Como resolver disputas
Diretórios
Livro de estilo

Lista completa de políticas

Lista completa de recomendações

Nota: Esta política define critérios quanto à transcrição de fontes primárias no corpo de texto dos verbetes, não estando relacionada ao seu uso nas referências textuais.

Fonte primária é um termo genérico que se refere a qualquer material (escrito, visual, etc.) que possa servir como objeto de estudo (livros consultados para algo estudado costumam ser chamados de fontes secundárias).

A Wikipédia lusófona aceita fontes primárias apenas de tamanho médio ou pequeno inseridas em espaços de verbetes desde que:

  1. Juntamente com a transcrição do material estejam disponíveis informações enciclopédicas (ou seja, que falem sobre o material) que correspondam às definições de mínimo ou esboço do projeto.
  2. Não constitua violação de direitos de autor e esteja indiscutível e comprovadamente sob licenças compatíveis com a Wikipédia, como por exemplo: domínio público ou CC-BY-SA.

A comunidade, se considerar que se trata de um conteúdo não relevante para a Wikipédia lusófona, poderá indicar a página para eliminação por consenso, como em qualquer caso.

Definição de tamanho

Não há uma definição específica sobre o tamanho de uma fonte primária integral de médio ou pequeno porte. Isso deverá ser definido em cada caso, com os editores refletindo de forma sensata sobre cada situação.

Manipulando transcrições

Caso algum editor crie uma nova página que contenha apenas a transcrição de fonte primária, a mesma deverá ou receber informação enciclopédica que figure juntamente com a transcrição (desde que seja transcrição integral ou em grande quantia de tamanho aceito pela comunidade), ou a página deverá ser marcada com {{movesource}}, de forma que algum editor tenha condições de localizar tal material posteriormente para movê-lo para o Wikisource.

Ela poderá tanto ser movida por editores que sejam administradores no Wikisource (através da Especial:Import de tal wiki), quanto por qualquer outro editor. Para o último caso, deverá proceder-se da seguinte forma:

  1. Copiar completamente todo o conteúdo da página a ser transferida manualmente para o Wikisource.
  2. Colar o conteúdo em página do mesmo nome (inclusos erros de digitação e outras eventualidades), indicando no sumário que se está copiando material da Wikipédia para lá.
  3. Indo a http://tools.wikimedia.de/~jude/history.php?database=ptwiki_p e gerando texto com informações básicas de histórico de edições anteriores na Wikipédia.
  4. Colando tal texto na página de discussão de tal entrada do Wikisource.
  5. Esvaziar a página original da Wikipédia, inserindo a tag {{movidosource}}
  6. Tal página não poderá ser apagada da Wikipédia, uma vez que será necessário manter o histórico para ser possível comparar as diferenças de cada edição (ao contrário das movimentações feitas por Especial:Import por administradores do Wikisource que podem ser eliminadas, já que mantêm o histórico completo, com possibilidade de comparar edições). Tal página deverá permanecer na Wikipédia com o aviso {{movidosource}}, ou receber informação enciclopédica, ou ser transformada em redirecionamento.