Wikipédia:Sabia que – Wikipédia, a enciclopédia livre

Curiosidades em destaque

Sabia que...

… a cho-ko-nu (imagem), um tipo de besta criada no século III, era carregada com vários virotes e podia disparar 10 deles em 15 segundos?

… capturado como escravo e libertado pelos ingleses, Samuel Ajayi Crowther foi o primeiro sacerdote negro e o primeiro bispo africano da Igreja Anglicana?

… mais de 200 mil meteoros foram vistos cortando o céu do leste da América do Norte em 12 de novembro de 1833, o que levou esta data a ficar conhecida como "o dia em que as estrelas caíram"?

… a sul-africana Miriam Makeba, conhecida como Mama África e por ser a voz contra o apartheid, foi a primeira cantora do seu continente a ganhar o prêmio Grammy?

… estima-se que a falta de exercícios físicos seja a responsável por 9% das mortes prematuras registradas no mundo?



Sobre a seção

O objetivo desta seção é divulgar na página principal algumas informações curiosas e/ou interessantes presentes nos mais diversos artigos da Wikipédia.

Sugira uma curiosidade

Pretende adicionar uma nova nota? Use a página de propostas.

Arquivo de curiosidades
Curiosidades recentes
Sabia que...

Dezembro

Novembro

Outubro

Setembro

Agosto

Julho

Junho

Maio

Abril

Março

Fevereiro

por causa de seus privilégios, cada parlamentar brasileiro custa mais de dois milhões de reais por mês, o que equivale a cerca de 1 500 salários mínimos?

… estima-se que 106 a 108 bilhões de humanos já viveram na Terra?

… a compressão de dados utilizada na versão para Nintendo 64 do jogo eletrônico Resident Evil 2 permitiu a montagem do conteúdo de dois discos de PlayStation, de 700 MB cada, em um cartucho de 64 MB?

… no ano de 2022, foi registrada a precipitação de neve mais tardia em território brasileiro e, pela primeira vez, no mês de novembro?

… há um grotesco de Darth Vader esculpido na Catedral Nacional de Washington, nos Estados Unidos?

… em 1919, ocorreu uma inundação de melaço em Boston devido ao rompimento de um tanque de armazenamento do produto, matando 21 pessoas e ferindo 150?

… o carnotauro era o dinossauro carnívoro com os menores braços em proporção ao corpo, sendo menores até do que os do T. rex?

Edviges da Polónia, rainha da Polônia entre 1384 e 1399, foi oficialmente coroada como "rei"?

devorador de pecados era uma pessoa que comia um pão colocado no peito de um cadáver para absorver todos os pecados não confessados do falecido?

Janeiro

… a 15 de janeiro de 1920, Francisco Fernandes Costa formou o governo mais curto da história de Portugal, ficando conhecido como o Governo dos Cinco Minutos?

… em 1972, cinco ratos orbitaram a Lua no módulo de comando da missão Apollo 17?

… o cruzador Bahia afundou devido a um tiro de treinamento que atingiu sua popa, detonando as cargas de profundidade ali presentes?

… os dois gols mais famosos de Diego Maradona, La Mano de Dios e o Gol do Século, foram marcados na mesma partida?

… a mais antiga animação japonesa conhecida, Katsudō Shashin, foi produzida por volta de 1907?

… o Sampaio Corrêa é o único clube da história do futebol brasileiro a ter sido campeão de três divisões nacionais diferentes?

… para evitar sua destruição no auge da Segunda Guerra Mundial, o exército alemão declarou Roma como uma cidade aberta?

… são conhecidas ao menos seis cartas escritas em língua tupi por indígenas alfabetizados no Brasil Colônia?