Wikipédia:Não espere que a casa se construa sozinha – Wikipédia, a enciclopédia livre

Um homem tenta construir uma casa. Ele tem alguns de seus vizinhos que o ajudam. Eles estão trabalhando com muito entusiasmo, embora sem um plano ou organização.
Pouco depois, um inspetor de construção aparece. "Essas escadas parecem perigosas", o inspetor diz, puxando uma fita métrica, "e por essas medidas, elas não são largas o suficiente."
O construtor responde: "Alguém vai consertá-la eventualmente."
O inspetor segue. "Essa parede não está bem suportada", o inspetor diz com preocupação.
"Isso não importa," o construtor responde, "Nós não vamos nos apoiar nela."
"E veja!" o inspetor diz. "Não há telhado! O dono dessa casa vai ficar mesmo com raiva quando chover."
"Eles não vão!" o construtor responde com raiva, “obviamente nunca irá chover!”
O inspetor ignora ele. "Essa casa não está boa, construtor. Ela precisa ser derrubada." Ao invés de corrigir os problemas, o construtor passa o dia seguinte organizando um protesto para prevenir que a casa seja demolida.

Tem vezes que você passará por um buraco na cobertura da Wikipédia. Um tópico que ninguém pensou ainda, ou talvez um que você saiba mas que poucas pessoas sabem. Talvez você tenha seguido uma ligação vermelha, e ouviu o chamado da grande caixa de edição na sua tela.

Às vezes, artigos, tais como edifícios, são mal planejados ou mal construídos e devem ser eliminados a menos que sejam arrumados.

Essa é uma história vivida centenas de vezes por dia; de um editor escrevendo algumas linhas de coração em um tópico que ele sabe - apenas para ver seu trabalho sendo enviado para eliminação meros minutos após ter sido iniciado. É frustrante, e pode machucar um pouco, mas os usuários que patrulham as páginas novas estão apenas cuidando do nosso objetivo em comum: a enciclopédia.

Assim como a construção, há algumas regras importantes a seguir. E, assim como a construção, você não pode esperar que os inspetores corrijam as coisas para você, ou que fechem os olhos e esperem que o problema se corrija sozinho algum dia.

O tópico do seu artigo é notório? Diga isso no artigo, não espere que os leitores adivinhem ou façam a pesquisa para você. Você foi alertado que o artigo precisa de fontes? Não fique apenas reclamando que há muitas fontes por aí, adicione elas ao artigo você mesmo.

Então, como evitar a frustração? Na verdade é bem simples:

  • Aprenda as regras de construção, para que você saiba quais erros devem ser evitados;
  • Tenha certeza de que você possui um plano e todo o material necessário antes de começar; e
  • Se houver algum problema, não desperdice esforço reclamando sobre os que apontaram o problema ou contestam uma citação — corrija!

Acima de tudo, não espere que as pessoas apenas ignorem os problemas apenas porque você disse que eles podem ser corrigidos eventualmente.