Wikipédia:Guia para melhorar artigos – Wikipédia, a enciclopédia livre

Os artigos da Wikipédia são como seres vivos: nascem como esboços e (idealmente) crescem até se tornarem artigos compreensíveis e bem escritos. Ao contrário de outros seres vivos, no entanto, estes artigos têm uma esperança média de vida infinita (a não ser que sejam considerados inapropriados e posteriormente apagados).

Este guia, também conhecido como ciclo de vida de um artigo ideal, detalha as diferentes fases da vida de um artigo e lista as várias maneiras pelas quais se pode ajudar um artigo a crescer para a fase seguinte. Note-se que saltar fases é permitido — de fato, é muito bom quando isto consegue ser feito. Não existe uma linha muito nítida que separe as fases de desenvolvimento, a não ser para artigos em destaque. O que se apresenta são categorias em bruto para se ajudar a desenvolver artigos na Wikipédia.

Note-se que este ciclo de vida não se preocupa com votos para artigos a eliminar, fusão de artigos, imagens, categorias ou qualquer um dos outros assuntos ou técnicas de organização que podem surgir de tempos em tempos.

Artigo por criar

Ver artigo principal: Artigo por criar

Todos os artigos começam como uma ideia na cabeça de um contribuidor. Este deve criar artigos sobre qualquer assunto pelo qual se interesse, desde que estes estejam de acordo com os princípios da Wikipedia. Se vir um atalho marcado a vermelho de cujo tema goste, pode criar um artigo para esse tema. Para mais sugestões sobre como encontrar assuntos para os quais se deve contribuir, ver Wikipédia:Como contribuir para a Wikipédia.

Antes de se começar é útil ler-se as linhas orientadoras e os tutoriais sobre a criação de novos artigos, de modo a obter uma ideia sobre o que se deve considerar (escopo do artigo, início, organização, atalhos internos e externos, referências, ponto de vista imparcial, etc.).

Boas maneiras de encontrar artigos a criar:

Esboço

Ver artigo principal: Esboço

Se não tiver tempo para criar um artigo completo, pode sempre considerar-se a escrita de um esboço, após a leitura do guia sobre como criar esboços perfeitos. Esboços são artigos um pouco mais detalhados que os artigos mínimos e geralmente têm um parágrafo ou menos. São os "patinhos feios" da Wikipédia, mas podem crescer e virar bonitos cisnes com algum esforço.

Boas maneiras de encontrar e melhorar esboços:

Desenvolvendo o artigo

Assim que o esboço tem algum conteúdo real, torna-se um artigo real. A vasta maioria de artigos são desta categoria. Podem ter erros, mas os utilizadores são encorajados a editar e corrigi-los.

Boas maneira de encontrar e melhorar artigos em desenvolvimento:

  • Artigo Disputado: De vez em quando um artigo em desenvolvimento (ou até um bom ou excelente artigo) "fica doente": dois ou mais editores não concordam um com o outro e terão dificuldades em chegar a um compromisso. Estes artigos são os que necessitam de "carinho extra" dos mediadores que se encontram disponíveis para ajudar os partidos envolvidos a chegar a um acordo.

Se escolher ser um mediador para estes artigos, deve ter-se sempre em atenção a wikiquette e agir de modo civilizado. Deve manter-se fresco enquanto a edição está quente.

Se um editor se encontrar no meio de tal discussão, não deve entrar em pânico. Deve reler as três páginas do anterior parágrafo e seguir os seus conselhos. Se uma guerra de reversão de artigos se estiver a dar, o artigo deve ser submetido para proteção. Deve então pedir-se a alguns wikipedistas neutros para mediar a disputa.

Boas maneira de encontrar e ajudar a curar artigos disputados.

Bom artigo

Um bom artigo tem sempre um ou mais contribuidores dedicados a melhorar a sua qualidade. O artigo deve ser compreensivo, no mínimo. Muitos wikipedistas "patrocinam" ou "adotam" artigos que adicionam à sua lista de artigos vigiados e que atualizam sempre que podem. Por favor note-se que uma vez que um artigo é "adotado" não existe nenhuma razão para não ser "adotado" por outro, se este quiser. Com mais de um editor a trabalhar no mesmo artigo este desenvolve-se bem mais rápido.

Boas maneiras de encontrar e melhorar artigos bons:

Excelente artigo

Após revisão, com muitas pessoas a trabalhar em conjunto para limar as arestas, um bom artigo pode tornar-se excelente. Estes são fáceis de distinguir e encontram-se lentamente a caminhar para a perfeição. Devem ser polidos o melhor que se souber, talvez ser levados a revisão novamente e depois submetidos a uma candidatura para artigos em destaque.

Como levar artigo a serem destacados:

Artigos em destaque

Ver artigo principal: Escolha dos artigos em destaque

Uma vez que um artigo tem qualidade suficiente para ser destacado, este será, normalmente, colocado na página principal da Wikipédia. Deve depois ser-se paciente e esperar que "chegue a vez" desse artigo. Um dia antes de o artigo ser colocado em destaque, este deve ser revisto novamente e novamente polido.

Nota: ocasionalmente, alguns artigos têm qualidade para serem destacados, mas não o podem ser por várias razões. Por exemplo, se o artigo aborda um assunto ofensivo a um grande número de leitores, provavelmente não será listado na página principal.

Mais

Artigos em destaque encontram-se bem polidos, mas existem sempre pequenos melhoramentos que podem ser feitos. Não se deve ter receio de efetuar esses melhoramentos; nenhum artigo é perfeito, apesar de o seu objetivo ser aproximar-se constantemente da perfeição.

Apesar disto, sem dúvida que os artigos em destaque são excelentes, por isso, porque não mostrá-los? Existem várias maneiras de se publicitar o nosso melhor trabalho a pessoas que possam não conhecer a Wikipédia. Uma excelente maneira de fazê-lo é recrutar mais wikipedistas e ganhar donativos, ambos ajudando imensamente a Wikipédia.

Ver também