Wikipédia:Como escrever uma biografia – Wikipédia, a enciclopédia livre

Nesta página, iremos cobrir o básico sobre como escrever um novo artigo biográfico sobre uma mulher. Abordaremos certas políticas da Wikipédia em português, como a questão da notabilidade, a obtenção de fontes fiáveis sobre a biografada, como adicionar infocaixas, entre outras coisas.

Ao escrever sobre mulheres na Wikipédia, certifique-se de que os artigos não utilizem uma linguagem que pode ser considerada sexista, perpetuem estereótipos de gênero ou que de alguma outra forma demonstrem qualquer tipo de preconceito contra mulheres "não utilizar palavras ofensivas ".

A lacuna de gênero, juntamente com a necessidade de fontes confiáveis, contribui para o desequilíbrio na diversidade e representatividade do conteúdo da Wikipédia em português; em novembro de 2020, apenas 18,64% de nossas biografias eram sobre mulheres.

Esta página pretende ajudar a identificar as formas sutis, mas também as mais óbvias, em que títulos, linguagem, imagens e práticas de ligação podem contribuir para a discriminação de gênero.

Dados

Em março de 2021, a Wikipédia lusófona listava um total de 236,781 artigos biográficos, sendo que 43,477 (18,64%) eram sobre mulheres.[1]

Notabilidade

Escrever um lide é uma das atividades mais importantes que você pode fazer. É a introdução ao seu artigo e diz aos revisores ou outros leitores porque a biografada é única, relevante ou notável o suficiente para estar na Wikipédia. Note que a inclusão do nome de uma pessoa em uma das listas de mulheres sem artigo não é uma garantia de notoriedade, mas sim um convite para que o(a) usuário(a) considere se a pessoa em questão é notável o suficiente para ter um artigo. Como a notoriedade não deriva de uma associação com alguém ou outra coisa, sua frase deve refletir a razão pela qual essa pessoa é notável sem se referir a outras pessoas. Ela também deve ser escrita de forma neutra e não deve tentar promover a pessoa.

Se você não for capaz de fazer uma frase sobre por que seu tópico merece sua própria entrada, considere acrescentar as informações a um artigo existente -uma possibilidade de melhoria muitas vezes negligenciada. Um estudo disponibilizado no ArXiv mostrou que as biografias das mulheres frequentemente mencionam membros da família e eventos da vida (casamento, divórcio, educação dos filhos), enquanto as biografias de homens não o fazem. Em parte, isto se deve ao fato de que as carreiras de homens não são tradicionalmente interrompidas por filhos, nem seus nomes alterados se seus relacionamentos mudarem. Estes eventos não podem ser periféricos a uma discussão sobre a vida das mulheres, porque explicam as lacunas na história do trabalho, assim como os nomes necessários para completar uma biografia. Acrescentar as mulheres de volta às biografias dos homens, organizações das quais elas participaram ou outras mulheres é outro meio de restaurar as contribuições históricas das mulheres. Pode não haver fontes suficientes disponíveis agora para atender aos padrões de notoriedade da Wikipédia, mas à medida que a informação se torna disponível, Pode não haver fontes suficientes disponíveis agora para atender aos padrões de notoriedade da Wikipédia, mas à medida que as informações são construídas e disponibilizadas, torna-se viável criar um verbete/entrada autônoma sobre a pessoa..[2]

Pessoas trans e não-binárias

Caso a pessoa biografada seja uma pessoa trans, tente usar o gênero autodesignado mais atual pelas fontes. No caso de pessoas trans que foram notáveis em sua fase pré-transição, só mencione o nome e o gênero pré-transição quando for relevante. Um exemplo é Elliot Page, onde algumas menções do seu período pré-transição são relevantes para sua biografia.

No caso de pessoas não-binárias, evite ao máximo implicar o gênero da pessoa, mas continue seguindo a norma culta da língua portuguesa. Apesar disso, você pode usar o gênero específico, como o feminino, se a pessoa biografada ter demonstrado preferência pelo gênero masculino ou feminino.

Crie uma conta

Desde a votação em 2020, é necessário criar uma conta para poder editar e criar novos artigos na Wikipédia lusófona. Caso não tenha uma conta ainda, clique aqui para criar uma.

Criando o artigo

  Itens obrigatórios para qualquer artigo.
  Demais seções opcionais.
  Presente apenas em casos específicos.

Para criar um artigo, você pode encontrar o texto clicável no canto esquerdo escrito "Criar página". Uma alternativa é clicar em um link vermelho, que é de onde vem o nome do nosso projeto!

Título do artigo

O título do artigo pode ser problemático, uma vez que mulheres historicamente tomam o nome do marido como sobrenome. Na maioria das vezes iremos usar o título mais referenciado por nossas fontes, independentemente da situação conjugal da pessoa do artigo.

A importância do lide

De acordo com Graells-Garrido et al. (2015), o lide é um "bom substituto para qualquer potencial enviesamento expresso pelos colaboradores da Wikipédia". A lide pode ser a única parte de um artigo que é lido - especialmente em dispositivos móveis - então preste muita atenção em como as mulheres são descritas nessa seção. Mais uma vez: dar às mulheres um tratamento acentuado pode transmitir suposições sutis aos leitores.[3]

Adicionando informações sobre a biografada

Lembre-se de sempre ter fontes sobre certos fatos sobre a biografada. Coloque uma citação/referência no final de uma sentença. Um exemplo no editor em código-fonte:

Vida/Biografia

adicione informações sobre a biografada.

Conferindo se passamos no teste de Finkbeiner

Ann Finkbeiner é uma jornalista que propôs um teste de como criar matérias jornalísticas sem o preconceito velado contra mulheres. Para passar no teste, o artigo não deve mencionar:

  • Que ela é uma mulher
  • O trabalho ou emprego de seu marido
  • Seus cuidados com os filhos
  • Como ela trata seus subalternos
  • Como ela foi surpreendida pela competitividade em seu campo
  • Como ela é um modelo para outras mulheres
  • Como ela é a "primeira mulher a..."

Obviamente, o foco deste teste não é para enciclopédias. Poderão existir casos em que faz sentido mencionar que a biografada é mulher ou foi uma das primeiras em seu campo.

Infocaixa

No exemplo ao lado, temos o uso da predefinição Info/Biografia/Wikidata, com o QID da Maria Quitéria

Maria Quitéria
Biografia
Nascimento
Morte
Sepultamento
Nome no idioma nativo
Maria Quitéria de Jesus
Cidadania
Lealdade
Atividade
Outras informações
Exército
Grau militar
Conflito
Distinção

A infocaixa é uma importante fonte de metadados sobre a pessoa biografada, mas também pode incluir certos preconceitos velados, como a menção mais frequente do marido em infocaixas de mulheres.

Existem duas formas para criar infocaixas:

Há bons argumentos para usar ambas. A segunda opção é mais fácil de usar para pessoas que estão começando a editar na Wikipédia, mas lembre-se de que isso significa que caso a pessoa biografada não exista no Wikidata, será necessário adicionar informações sobre essa pessoa nesta plataforma também, o que pode ocasionar uma complexidade maior. Caso tenha decido criar uma biografia a partir de uma das listas deste projeto, boa parte dos metadados já estarão disponíveis.

Toques finais

Adicione a predefinição Referências

Vídeo explicando como adicionar a predefinição Referências

Clique em Inserir -> Predefinição -> Referências

Como demonstrado no guia de estilo, coloque esta predefinição depois do texto do artigo, mas antes das Ligações externas.

Adicione imagens (Opcional)

Utilizamos o Wikimedia Commons como um repositório de imagens livres e copyleft, ou seja, permitimos o uso mesmo que comercial das imagens utilizadas nesta enciclopédia. As imagens que você adicionar no Commons e colocar aqui devem respeitar esses ideais ou, no caso específico da Wikipédia lusófona, que respeite as regras de uso restrito.

Quando criar seu artigo, adicione a predefinição Predefinição:Commonscat ou Predefinição:Commons em linha nas ligações externas. Dessa forma, você pode incentivar que mais pessoas procurem e adicionem imagens de uso livre.

Caso tenha interesse, saiba mais sobre a campanha VisibleWikiWomen, que trabalha para melhorar a cobertura multimídia de mulheres nos projetos Wikimedia.

Publicação

A etapa final. Clique em "Publicar página". Vá na página de discussão do artigo e insira a predefinição {{Mulheres a Vermelho}}. Assim, a página irá aparecer na página Wikipédia:Women in Red/Alertas de artigos, onde podemos saber as novas páginas criadas envolvendo pessoas do Women in Red na língua portuguesa.

Crie uma entrada no Wikidata

O Wikidata é um banco de dados livre e aberto para todos editarem e usarem os dados. Ao criar o artigo, um bot irá automaticamente obter os metadados básicos sobre a biografada a partir do que você escreveu.

Veja esta página para aprender como contribuir com o Wikidata.

Exemplos de artigos

Um ótimo jeito de aprender a editar artigos na Wikipédia é usando partes de um artigo já existente, ou vendo o texto de um artigo e copiando parte de seu código-fonte, como no caso das predefinições. Não se esqueça de atualizar as informações!

Seguem alguns exemplos:

  • Ellen Pao - O artigo é um esboço, ou seja, contém apenas informações básicas sobre a biografada. Mesmo sendo um artigo pequeno, cumpre com os requisitos mínimos de uma biografia na Wikipédia lusófona, pois explica a sua notabilidade, dá fontes fiáveis, além de ter certos metadados úteis sobre a pessoa.
  • Lady Gaga - O artigo é considerado um artigo bom, ou seja, a biografia passou por um processo de avaliação dos editores, que abrangem vários critérios, como uma boa redação, imparcialidade e ilustrações, entre outros critérios.
  • Ellen Wilkinson - O artigo é considerado um artigo destacado, ou seja, a biografia passou por um processo de avaliação dos editores, com critérios muitos mais rígidos que a de um artigo bom, descritos aqui. Além de uma boa redação, imparcialidade e imagens, um artigo destacado não deve sofrer muitas modificações ao longo do tempo, entre outros motivos.

Finalizando

Escrever na Wikipédia pode parecer amedrontador, mas não se assuste! Estamos aqui para ajudar você na jornada de adicionar mais ao conhecimento livre que esta enciclopédia espera oferecer às pessoas. Caso tenha mais dúvidas, vá em Wikipédia Discussão:Women in Red ou Ajuda:Tire suas dúvidas para tirar suas dúvidas.

Ver também

Ligações Externas

  • Wikipédia de A a Z, um documento feito pelo grupo de usuários Wikimedia no Brasil, explicando passo-a-passo o que é a Wikipédia e os outros projetos da Wikimedia

Referências

  1. «Gender by Wikipedia Language | WHGI». web.archive.org (em inglês). 9 de março de 2021. Consultado em 23 de agosto de 2021 
  2. Wagner, Claudia; Garcia, David; Jadidi, Mohsen; Strohmaier, Markus (23 de março de 2015). «It's a Man's Wikipedia? Assessing Gender Inequality in an Online Encyclopedia» (em inglês). Consultado em 23 de agosto de 2021 
  3. Graells-Garrido, Eduardo; Lalmas, Mounia; Menczer, Filippo (2015). «First Women, Second Sex: Gender Bias in Wikipedia». Guzelyurt, Northern Cyprus: ACM Press (em inglês): 165–174. ISBN 978-1-4503-3395-5. doi:10.1145/2700171.2791036. Consultado em 23 de agosto de 2021