Wikijúnior – Wikipédia, a enciclopédia livre

Logotipo proposto para o Wikijúnior

Wikijúnior é o título de um projecto da Fundação Wikimedia, tal como o Wikilivros, dedicado ao desenvolvimento livre e disseminação de livros e textos didáticos de conteúdo aberto dirigido a crianças dos 8 aos 11 anos de idade. Estes livros estão sendo desenvolvidos dentro do projecto Wikilivros da Wikimedia. Actualmente, este projecto encontra-se em desenvolvimento em Inglês, Dinamarquês, Finlandês, Francês, Alemão, Italiano, Japonês, Espanhol e Português, mas é esperado que chegue a uma dúzia de línguas. O Wikijúnior foi criado com o apoio da Beck Foundation.

O projeto está desenvolvendo actualmente três séries de livros:

O Mundo Natural
Biologia/Geografia. Esta série inclui livros como: "Grandes Gatos" e "Dinossauros".
O Mundo Dos Crescidos
Cultura/Historia/Vida Em Sociedade. Estas séries incluem títulos como : "América do Sul", "Línguas", "Reis e Rainhas de Inglaterra" e "Civilizaçõe Antigas".
Um Mundo de Descoberta e Inovação
Matematica/Ciência/Tecnologia. Estas séries incluem títulos como: "O Sistema Solar", "Como Funciona..." e "Os Elementos".

A história do projecto[editar | editar código-fonte]

A Beck Foundation abordou a Wikimedia no sentido de criar wikilivros para jovens, oferecendo uma concessão principal para o esforço inicial. O conceito foi aprovado pelo Board of Trustees da Fundação Wikimedia em 16 de Outubro de 2004. O Wikijunior arrancou em 24 de Outubro desse mesmo ano no site Meta-wiki da Wikimedia por um membro do staff, Danny Wool.

O desenvolvimento do conteúdo actual começou em 7 de Novembro de 2004 no Wikilivros (em inglês), um mês depois da iniciativa inicial.

A concessão da Beck Foundation era unicamente suportar o projecto com espaço do usuário e não publicar nem distribuir os livros. As negociações para obter uma concessão adicional para a criação de uma versão da cópia decorriam até à data de Julho de 2006. [1] (em inglês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikilivros
Wikilivros
O Wikilivros tem um livro chamado Wikijúnior