Webometrics Ranking of World Universities – Wikipédia, a enciclopédia livre

Webometrics Ranking of World Universities, também chamado de Ranking Web of World universities, é um sistema de classificação de universidades em todo o mundo com base em um indicador composto que leva em conta tanto o volume do conteúdo da instituição na web (número de páginas e arquivos) quanto a visibilidade e o impacto destas publicações online de acordo com o número de inlinks externos (citações do site) que receberam. A classificação é publicada pelo Laboratório Cybermetrics, grupo de pesquisa do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), localizado em Madrid, Espanha.

O objetivo da lista é melhorar a presença das universidades e instituições de pesquisa na web e promover a publicação em acesso aberto dos resultados científicos.[1] A classificação começou em 2004 e é atualizada a cada janeiro e julho. Hoje ela fornece indicadores da web para mais de 12.000 universidades em todo o planeta.

Mesmo a Internet sendo considerada como uma das principais ferramentas de comunicação científica, raramente a redemetria é usada para medir a performance científica e acadêmica das universidades. Portanto, os dados do ranking devem ser usados somente para demonstrar o nivel de comprometimento das universidades com as publicações em linha.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «In The Know: Webometrics Ranking of World Universities». Philippine Daily Inquirer. 6 de setembro de 2011. Consultado em 19 de janeiro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.