Warwickshire – Wikipédia, a enciclopédia livre

Warwickshire
  Condado  
Horizonte de Warwickshire
Horizonte de Warwickshire
Símbolos
Bandeira de Warwickshire
Bandeira
Selo de Warwickshire
Selo
Localização
Localização de Warwickshire
Localização de Warwickshire
Região Midlands Ocidental
Categoria Condado Cerimonial e Não-metropolitano
Sede Administrativa Warwick
Distritos 1. North Warwickshire

2. Nuneaton and Bedworth
3. Rugby
4. Stratford-on-Avon
5. Warwick

Características geográficas
Área total 1,975 km²
População total ( (est. 2011)) (39ª posição) 546,500 hab.
Densidade 276,7 hab./km²
 • População do Concelho 533,900
(23ªposição)
 • Etnias 95,6% brancos;
2,8% sul-asiáticos.
Outras informações
NUTS UKG13
Código ONS 44
Sítio http://www.warwickshire.gov.uk

Warwickshire é um condado no centro da Inglaterra e sua capital é Warwick. As abreviaturas comummente utilizadas para nome do condado são Warks ou Warwicks.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Warwickshire limita ao noroeste com o condado de West Midlands (formado durante a reorganização governamental regional de 1974) e Staffordshire ao noreste, Northamptonshire ao sudooeste e Worcestershire ao oeste.

Suas maiores cidades, segundo o censo de 2004 são: Nuneaton (77.500 hab.), Rugby (62.700 hab.), a estação balneária de Leamington (45.300 hab.) e Bedworth (32.500 hab.).

A maioria da população vive no norte e no centro do condado. O norte é tradicionalmente industrial, com cidades tais como Nuneaton, Bedworth e Rugby cujas indústrias incluem (ou incluíam) a mineria, a produção de cimento e têxtil e de construção.

Ao centro e oeste de Warwickshire se encontram as prósperas cidades de Leamington Spa, Warwick, Kenilworth e Stratford-upon-Avon. A sul do condado é principalmente rural, está escassamente povoado e não têm cidades de dimensiones relevantes.

A margem meridional de Warwickshire inclui uma pequena zona dos Cotswolds e o pico mais alto é Ebrington Hill, de 261 m.

Historicamente, boa parte de Warwickshire ocidental, inclusive a zona que forma agora parte de Birmingham e as West Midlands, esteve coberto pelo antigo bosque de Arden.

História[editar | editar código-fonte]

Castelo de Kenilworth

Warwickshire foi uma divisão do reino de Mercia a princípios de século XI. A primeira referência do condado aparece no ano de 1011 com o nome de Waeinewiscscr.

Durante a Idade Média, Warwickshire esteve dominado por Coventry que, nese tempo, era uma das cidades mais importantes da Inglaterra devido a suas transações têxteis.

Warwickshire teve um papel destacado durante a Guerra civil inglesa, com a batalha de Edgehill e outras escaramuças que tiveram lugar no condado.

Durante a Revolução Industrial, Warwickshire se converteu em um dos condados mais industrializados, com as cidades de Birmingham e Coventry e seus arredores.

As mudanças administrativas de 1974 separaram Birmingham e Coventry do condado, deixando as fronteiras atuais de Warwickshire.

Principais cidades[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Lista de monumentos classificados de Grau I em Warwickshire
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Inglaterra é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.