W3C – Wikipédia, a enciclopédia livre

World Wide Web Consortium
(W3C)
W3C
Lema "Leading the Web to Its Full Potential"
Fundação outubro de 1994
Sede Cambridge, Massachusetts,  Estados Unidos
Membros 450 organizações[1]
Diretor Tim Berners-Lee
Empregados 62
Sítio oficial w3.org

O World Wide Web Consortium (W3C) é a principal organização de padronização da World Wide Web. Consiste em um consórcio internacional com 450 membros,[1] agrega empresas, órgãos governamentais e organizações independentes com a finalidade de estabelecer padrões para a criação e a interpretação de conteúdos para a Web.

Foi fundado por Tim Berners-Lee em 1994[2] para levar a Web ao seu potencial máximo, por meio do desenvolvimento de protocolos comuns e fóruns abertos que promovam a sua evolução e assegurem a sua interoperabilidade. Sites desenvolvidos segundo esses padrões podem ser acessados e visualizados por qualquer pessoa ou tecnologia, independente dos hardware ou software utilizados, como celulares (em Portugal, telemóveis) e PDAs, de maneira rápida e compatível com os novos padrões e tecnologias que possam surgir com a evolução da internet.

Organização[editar | editar código-fonte]

Para alcançar seus objetivos, o W3C possui diversos comitês que estudam as tecnologias existentes para a apresentação de conteúdo na Internet e criam padrões de recomendação para utilizar essas tecnologias. Com a padronização, os programas conseguem acessar facilmente os códigos e entender onde deve ser aplicado cada conhecimento expresso no documento.

Escritório no Brasil[editar | editar código-fonte]

O escritório Brasil da W3C iniciou suas operações em 1 de novembro de 2007.[3]

Formatos recomendados[editar | editar código-fonte]

Os formatos comuns aprovados pela W3C são: SVG (desenho vetorial), PNG, HTML, XHTML, XML etc. O PNG usa RGBA, ou seja: Vermelho, Verde, Azul e Alpha, e não tem perda de qualidade como o JPG, que usa RGB e não suporta transparência.

Padrões seus como HTML, XHTML e CSS são muito populares, contudo, em muitos casos são usados de forma errônea devido ao desconhecimento da especificação.

É um dever de todo desenvolvedor Web respeitar e seguir os padrões de acessibilidade do W3C, pois de outro modo poderá impor barreiras tecnológicas a diversas pessoas, desestimulando e até mesmo impedindo o acesso a suas páginas.

Padrões W3C[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b W3C (2019). «World Wide Web Consortium – current Members». Consultado em 24 de agosto de 2019 
  2. W3C.br (2012). «Sobre o Consórcio World Wide Web - História». Consultado em 18 de outubro de 2012 
  3. Escritórios do W3C W3C Escritório Brasil

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.