Württemberg-Baden – Wikipédia, a enciclopédia livre



Württemberg-Baden
Württemberg-Baden

Estado sob administração americana na Alemanha


 

1945 – 1952
Flag Brasão
Bandeira Brasão
Localização de Nenhum
Localização de Nenhum
Localização de Württemberg-Baden (laranja escuro) no local de administração americana na Alemanha (laranja)
Continente Europa
Capital Stuttgart
Língua oficial Alemão
Governo Ocupação estrangeira
Presidente
 • 1945 - 1952 Reinhold Maier (único)
História
 • 1945 Declaração dos estados alemães subjugados pelos EUA
 • 1952 União com Württemberg-Hohenzollern e Baden

Württemberg-Baden ou, na sua forma em português, Vurtemberga-Bade é um estado extinto da República Federal da Alemanha. Ele foi criada em 1945 pelas forças de ocupação dos Estados Unidos, depois que os estados anteriores de Baden e Württemberg tinha sido dividido entre os EUA e zonas de ocupação francesas. Sua capital era Stuttgart. Em 1952, Württemberg-Baden fundiu com Württemberg-Hohenzollern e Baden para o presente estado de Baden-Württemberg.

História[editar | editar código-fonte]

Württemberg-Baden consistiu nas metades norte dos antigos estados de Württemberg e Baden. A fronteira sul desta parte da zona norte-administrada definido para que a Autobahn que liga Karlsruhe e Munique (hoje a A8) foi completamente contido dentro da zona americana. As três maiores subdivisões da zona americana (Greater Hesse, Baviera e Württemberg-Baden) foram declarados em 19 de setembro de 1945.[1]

Em 24 de Novembro de 1946, uma nova constituição foi promulgada e primeiro parlamento de Württemberg-Baden foi eleito. Em 23 de Maio de 1949, o Estado tornou-se um dos membros fundadores da República Federal da Alemanha.

Formação de Baden-Württemberg[editar | editar código-fonte]

A enquete foi realizada em 24 de setembro de 1950 em Württemberg-Baden, Württemberg-Hohenzollern e Baden sobre uma fusão dos três estados, seguido por um referendo popular em 16 de dezembro de 1951. Em ambas as ocasiões, os eleitores em Württemberg-Baden retornou uma clara maioria a favor de uma fusão. Todos os três estados foram fundidos e do estado alemão moderno de Baden-Württemberg foi fundado em 25 de abril de 1952.

Referências

  1. «Proclamação da zona Norte Americana». 19 de Setembro de 1945. Consultado em 27 de dezembro de 2013