Voivodia da Rutênia – Wikipédia, a enciclopédia livre

Województwo ruskie
Voivodia da Rutênia
Brasão da voivodia da Rutênia
Brasão da voivodia da Rutênia
Latim Palatinatus russiae
Duração 13661772
Província Pequena Polônia
Capital Lwów
Sejmik Sądowa Wisznia
Área 55 200 km²
Condados 13
Senadores 14

A voivodia da Rutênia (latim: Palatinatus russiae, polonês: województwo ruskie) foi uma unidade de divisão administrativa e governo local do Reino da Polônia de 1366 até as partições da Polônia em 1772. Juntamente com a voivodia de Bełz, formou a província da Pequena Polônia com sua capital na cidade de Cracóvia, parte da região histórica da Pequena Polônia. Esta região, posteriormente, constituiu a grande parte da província austríaca da Galícia e atualmente está dividida entre a Polônia, a Ucrânia e a Bielorrússia.

História[editar | editar código-fonte]

Arpades e os seis outros chefes tribais dos magiares

Povoada desde os tempos pré-históricos, a região que constitui hoje o centro-leste da Europa (parte sudeste da Polônia, oeste da Ucrânia) foi invadida, nos tempos pré-romanos, por várias tribos, incluindo os celtas, godos e vândalos (cultura Przeworsk). Depois da queda do Império Romano, do qual a maior parte do leste da Polônia fez parte (toda a área abaixo dos rios San e Dniestre), a região foi invadida pelos húngaros, eslavos e ávaros. Posteriormente tornou-se parte do Estado da Grã Morávia. Após a invasão do Grande Império da Morávia por tribos húngaras, por volta de 899, os lendianos da área declararam sua submissão ao Império Húngaro. A região então tornou-se um local de disputas entre a Polônia, a Rússia de Quieve e a Hungria.

Originariamente ela referia-se a um certo território entre os rios Bug Ocidental e Wieprz. Seu nome polonês era Ziemia czerwieńska, ou "Czerwień Land" devido o nome de Cherven, uma cidade que existia na área. (Hoje em dia há diversas cidades com este nome, nenhuma delas tem relação com a Rutênia Vermelha).

Esta área foi mencionada pela primeira vez em 981, quando o grão-príncipe Vladimir I anexou a região à Polõnia. Em 1018 ela retornou para a 1031 Rutênia. Por aproximadamente 150 anos ela existiu como principado independente da Rutênia ou reino de Halych-Volínia, antes de ser conquistada por Casimiro III da Polônia em 1349. Desde esses tempos a região é chamada de Ruś Czerwona, traduzida por "Rutênia Vermelha" ("Czerwień" significa a cor vermelha na língua eslava ou da vila polonesa de Czermno), empregada para designar o território acima do rio Dniestre, e posteriormente transferida gradualmente para Przemyśl. Desde os tempos de Władyslaw Jagiełło, a voivodia de Przemyśl era chamada de voivodia da Rutênia ("województwo ruskie"). Ela consistia de cinco terras: Lwów, Sanok, Aliche, Przemyśl e Chełm. Este território foi controlado pela Áustria por quase 120 anos, e brevemente pela República Popular da Ucrânia Ocidental entre os anos de 1918 e 1919. Desde o início da partição Austríaca do sul da Polônia, durante o século XIX e início do século XX, até o retorno do controle Polonês em 1919, esta região era amplamente referida como Galícia.

Governo municipal[editar | editar código-fonte]

Sede do governo da voivodia (wojewoda):

Conselho regional para todas as terras da Rutênia (sejmik generalny):

Sedes do Conselho regional (sejmik poselski i deputacki):

Divisão administrativa[editar | editar código-fonte]

Voivodas[editar | editar código-fonte]

Voivodias e regiões vizinhas[editar | editar código-fonte]