Visão (revista) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Visão
Visão (revista)
Logotipo
Categoria Informação
Frequência Semanal
Circulação Total: 97 306[1]
Editora Trust in News
Primeira edição 25 de março de 1993 (31 anos)
Empresa Trust in News
País Portugal Portugal
Idioma Português
visao.sapo.pt

A Visão é uma revista semanal portuguesa de informação, lançada a 25 de Março de 1993. A publicação surgiu no seguimento da ligação da empresa suíça Edipresse à Projornal, sociedade de jornalistas portugueses que editou, até 1992, o semanário O Jornal.

Em 1999, a Edipresse e a Abril Controljornal associaram-se, tendo passado a VISÃO a integrar o grupo de publicações desta última. Posteriormente, a revista VISÃO foi editada pela Impresa Publishing, pertencente ao grupo Impresa, cujo presidente é Francisco Pinto Balsemão. A Edimpresa é uma das mais importantes editoras de revistas em Portugal, editora esta que se encontra em pleno crescimento. Dirigida por Pedro Camacho, a VISÃO foi o projecto jornalístico que sucedeu ao extinto semanário O Jornal e teve como primeiro director Carlos Cáceres Monteiro. Em 2 de Dezembro de 2010 tornou-se na primeira publicação jornalística a ser distribuída num tablet (iPad, no caso) com um formato totalmente revisto para este tipo de dispositivo. No dia em que foi lançada atingiu o 1.º lugar do topo das aplicações de notícias e no geral.

Em 2018 a revista foi vendida pela Impresa Publishing, devido a esta se encontrar em crise financeira, à Trust in News, empresa liderada por Luís Delgado.

A revista é, desde 2016, dirigida por Mafalda Anjos, tem uma periodicidade semanal e é lançada todas as quintas-feiras, em papel e digital.

Visao.sapo.pt[editar | editar código-fonte]

visao.sapo.pt/ é a extensão da revista Visão na Internet, que se rege pelo estatuto editorial da VISÃO, excepto no ponto 1: trata-se de uma publicação de informação geral em suporte electrónico que pretende dar através do texto, da imagem e de outras soluções multimédia, uma cobertura diária dos mais importantes e significativos acontecimentos nacionais e internacionais, em todos os domínios de interesse, aplicando o mesmo crivo informativo da revista.

Do ponto de vista editorial, a VISAO.sapo.pt depende da direcção da VISÃO.

A Visão.sapo.pt surge para levar o título Visão à Internet e aí se afirmar como um meio simultaneamente complementar e alternativo face às restantes publicações de informação geral em suporte digital, mantendo um fio noticioso sobre o que se está a passar no País e no Mundo, sem que isso signifique competir com os sites vocacionados para a informação dita em «tempo real».

Gama VISÃO[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Visão. «VISÃO ainda mais líder». 30 de abril de 2010. Consultado em 13 de dezembro de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]