Weimar – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros significados, veja Weimar (desambiguação).
Weimar

Prefeitura
Brasão Mapa
Brasão de Weimar
Weimar está localizado em: Alemanha
Weimar
Mapa da Alemanha, posição de Weimar acentuada
Administração
País  Alemanha
Estado Turíngia
Distrito Distrito Urbano
Prefeito Peter Kleine
Partido no poder no
Estatística
Coordenadas geográficas 50° 59' N 11° 59' E
Área 84,26 km²
Altitude 209 m
População 64 355 (2016) (2006-12-31)
Densidade populacional 764 hab./km²
Outras Informações
Placa de veículo WE
Código postal 99401-99428
Código telefônico 03643, Taubach: 036453
Website sítio oficial

Weimar (ou, na sua forma portuguesa, Veimar) é uma cidade alemã e património da humanidade de acordo com a UNESCO. É uma cidade independente (Kreisfreie Stadt) ou distrito urbano (Stadtkreis), ou seja, possui estatuto de distrito (kreis).[1]

É particularmente conhecida pelos grandes nomes da cultura alemã que aqui viveram nos tempos do romantismo e o Sturm und Drang: Goethe e Schiller, entre outros, mas também, mais tarde Nietzsche, este último quando já atormentado pela loucura. No edifício do teatro, situado no Theaterplatz ("Praça do Teatro") foi proclamada a República de Weimar. A cidade também é conhecida por sua importância na história da Alemanha.

Goethe escreveu sobre esta cidade dizendo que "Weimar não é uma cidade com um parque, mas um parque com uma cidade" e de facto o Park der Ilm é mais do que um parque, mas uma oportunidade de conjugação entre uma cidade em grande movimento com a ocupação de tempos livres num espaço natural pacato, demarcando-se pela sua beleza extraordinária do ponto de vista paisagístico e da sua própria dimensão. É no centro do parque que se encontra a casa de férias de Goethe, actualmente um dos muitos núcleos museológicos que a cidade procura preservar e rentabilizar.

Weimar encontra-se actualmente marcada pela presença da universidade da Bauhaus, que desde a sua fundação em 1919 por Walter Gropius mantém uma profunda relação com a cidade, transformando-se num centro não só turístico, mas também estudantil, com muita animação nocturna.

Esta cidade acolhe diversas festas de onde se destaca a Zwiebelfest ("Festa de Cebola") e o Weimarer Weihnacht ("Natal de Weimar"), que constituem pontos-chave de comércio de rua atraindo milhares de pessoas para um ambiente de festa que envolve as ruas do centro da cidade.

A seis quilómetros de distância situa-se o campo de concentração nazista de Buchenwald. Criado em 1937, recebeu entre julho de 1938 e abril de 1945 cerca de 240 mil prisioneiros, incluindo 168 prisioneiros de guerra aliados.[2]

Património Mundial[editar | editar código-fonte]

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Weimar é geminada com:

Personalidades[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Thüringer Landesamt für Statistik – Bevölkerung nach Gemeinden, erfüllenden Gemeinden und Verwaltungsgemeinschaften» (em alemão). statistik.thueringen.de. Consultado em 14 de fevereiro de 2013 
  2. Bartel, Walter: Buchenwald—Mahnung und Verpflichtung: Dokumente und Berichte (Buchenwald: Avisos e nossa obrigação [para com as gerações futuras]—Documentos e relatórios), Kongress-Verlag, 1960. p. 87, linha 8. (em alemão)
  3. «Miasta partnerskie - Zamość». Urząd Miasta Zamość (em Polish). Consultado em 26 de julho de 2013 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Weimar
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Alemanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Imagem: Weimar Clássica A cidade de Weimar inclui o sítio "Weimar Clássica", Património Mundial da UNESCO.