Adar Sheni – Wikipédia, a enciclopédia livre

Adar Sheni (em hebraico: אדר ב), Adar Bet[1], Veadar (da expressão hebraica "e Adar") ou Adar II é, no calendário lunissolar judaico, um mês de 29 dias que vem após o mês intercalar de Adar Rishon (em hebraico: אדר א, Adar Alef ou Adar I) nos anos embolísticos.

O ano judaico deve ser periodicamente ajustado ao ciclo solar devido à determinação da Torá de que o mês de Nissan deve cair sempre na primavera (de Israel-hemisfério norte)[2] ou, mais precisamente, de acordo com a determinação dos rabinos da época do Talmud - o equinócio da primavera tem que estar dentro do mês de Nissan. O ciclo de ajustes é de dezenove anos[2]. Para este ajuste, é preciso determinar a diferença de dias entre um ano solar (aproximadamente 365 dias e 6 horas) e o período de 12 meses lunares (aproximadamente 354 dias e 9 horas): ele equivale aproximadamente a 10 dias e 21 horas, por isso, a cada 2 ou 3 anos é necessário acrescentar um mês de 30 dias após Shevat: Adar I.

A maioria designa erroneamente Adar II como o mês intercalar quando, na realidade, o mês intercalar exato é Adar I.[3]

As celebrações observadas (ex.: Purim, Bar Mitzvah etc) em Adar (nos anos comuns) são, nos anos embolísticos, em Adar II.

Período[editar | editar código-fonte]

Durante os anos 5761–5860 do calendário judaico, Adar I e Adar II ocorrem entre os seguintes períodos do calendário gregoriano:

1–30 de Adar I e 1–29 de Adar II
Duração dos anos Início de Adar I e Adar II Término de Adar I e Adar II
383 dias 31 de janeiro–10 de fevereiro (Adar I) e 2 de março–12 de março (Adar II) 1 de março–11 de março (Adar I) e 30 de março–9 de abril (Adar II)
384 dias 2 de fevereiro–10 de fevereiro (Adar I) e 4 de março–12 de março (Adar II) 3 de março–11 de março (Adar I) e 1 de abril–9 de abril (Adar II)
385 dias 1 de fevereiro–11 de fevereiro (Adar I) e 3 de março–13 de março (Adar II) 2 de março–12 de março (Adar I) e 31 de março–10 de abril (Adar II)

Os dias da semana no início de Adar I e Adar II[editar | editar código-fonte]

Segundo a Torá, o mês de Nissan deve sempre começar na primavera (em Israel - hemisfério norte) e, de acordo com a tradição talmúdica, Rosh Hashaná não pode começar em um domingo, quarta-feira ou sexta-feira, Yom Kippur não pode cair em uma sexta-feira ou domingo, e Purim não pode ocorrer em uma segunda-feira ou sábado. Por esses motivos, a cada ano, Adar I e Adar II começam nos seguintes dias da semana:

  • segunda-feira, quarta-feira, quinta-feira ou sábado (Adar I)
  • segunda-feira, quarta-feira, sexta-feira ou sábado (Adar II)


Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 28 de novembro de 2013. Arquivado do original em 3 de março de 2016 
  2. a b John Jackson, Chronological Antiquities: Or, The Antiquities and Chronology of the Most Ancient Kingdoms, from the Creation of the World, for the Space of Five Thousand Years. In Three Volumes (1752) p.23
  3. The Hebrew Month of Adar I - Chabad.org Consultado em 23 de fevereiro de 2023.