Valentin de Boulogne – Wikipédia, a enciclopédia livre

Valentin de Boulogne
Valentin de Boulogne
Деталь картины «Вечеря» Валантена де Булонь
Nascimento Jean Valentin
3 de janeiro de 1591
Coulommiers
Morte 19 de agosto de 1632
Roma
Cidadania Reino da França
Ocupação pintor
Obras destacadas Judith
Movimento estético Caravagismo, tenebrismo

Valentin de Boulogne, também conhecido como Jean de Boulogne (Coulommiers, 1591 - Roma, 1632), foi um pintor francês da época barroca.

Valentim nasceu em Coulommiers. Supõe-se que terá partido para Roma em 1612, embora a primeira menção específica a s em Itália esteja no Stati d'anime de 1620, quando vivia na paróquia de Santa Maria del Popolo.

Em Itália recebeu a influência de Michelangelo Merisi da Caravaggio e Bartolomeo Manfredi, e estudou com Simon Vouet. Fez parte de um grupo de pintores nórdicos chamado «Bentvögel», que tinha por lema: «Por Baco, pelo tabaco e por Vénus». Deste modo entrou em contacto com os ambientes populares da Cidade Eterna, que representou nos seus quadros de costumes. Morreu em Roma.

Obra[editar | editar código-fonte]

Considera-se Valentin de Boulogne como o mais destacado caravagista francês. Assumiu o claro-escuro próprio de Caravaggio, embora colocando-o de forma ordenada e geométrica, interessando-se pelos efeitos táteis e pela beleza dos modelos. Os temas dos seus quadros são as cenas do quotidiano e as pinturas religiosas. Entre as suas obras encontram-se:

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Walter, Ingo F. (editor), Los maestros de la pintura occidental, Taschen, 2005, ISBN 3-8228-4744-5

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Valentin de Boulogne