Utilitário – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros significados, veja Utilitário (desambiguação).

Utilitários são programas utilizados para suprir deficiências dos sistemas operacionais.[1] Pode-se incluir nos utilitários programas para: compactação de dados, aumento de desempenho de máquinas, overclock, limpeza de discos rígidos, acesso à internet, partilha de conexões, etc.

O programa utilitário contrasta com o programa de aplicação, que permite aos usuários realizar tarefas como: criação de documentos de texto, jogar, ouvir música, ou navegar na web. Ao invés de prover esse tipo de funcionalidade voltada para o usuário, o programa utilitário normalmente está relacionado ao modo de funcionamento de uma infraestrutura computacional (incluindo hardware, sistema operacional, armazenamento de dados e programa de aplicação). Devido a esse foco, os utilitários geralmente são mais técnicos do que os programas aplicativos, e por isso costumam ser usados por pessoas com níveis mais avançados de conhecimento sobre computação.

A maior parte dos sistemas operacionais já incluem muitos utilitários pré-instalados.

Utilitários em Mainframes[editar | editar código-fonte]

Utilitário também é a designação atribuída a programas que suprem algumas funcionalidades básicas das aplicações em instalações Mainframe. Alguns deles são utilizados para o estudo de JCL (Job Control Language). Podemos incluir nos utilitários programas para: classificar arquivos - SORT, alocar e/ou remover arquivo IEFBR14, acessar arquivos sequenciais ICEGENER, etc.

Categorias de Utilitários[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Parsons, June Jamrich; Oja, Dan (2013). New Perspectives on Computer Concepts 2014: Comprehensive. [S.l.]: Course Technology. p. 129 
Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.