Usuário Discussão:Lauro Chieza de Carvalho – Wikipédia, a enciclopédia livre

Línguas do usuário
pt-N Este utilizador tem como língua materna o português.
en-3 This user has advanced knowledge of English.
de-3 Dieser Benutzer beherrscht Deutsch auf hohem Niveau.
Utilizadores por língua



Há pressa?


**Clique para adicionar uma nova mensagem para Lauro Chieza de Carvalho**






Há tempo?


Parece longo, mas antes de postar sua mensagem, peço que reflita calmamente sobre as ponderações apresentadas abaixo.
O que é a Wikipédia?

Para muitos uma fonte de pesquisa que carece de credibilidade. E ainda o é. Mas não é apenas isso. Trata-se de uma enciclopédia, uma tentativa de reunir todos os conhecimentos humanos. Entretanto, diferentemente das enciclopédias impressas e de seus inúmeros volumes, a Wikipédia pode virtualmente abrigar todo o conhecimento humano, que é certamente gigantesco. Mais do que isso, o ambiente virtual proporciona a dinamização do conhecimento aqui abrigado, pois o conhecimento humano não é uma rocha definitiva, mas sim um rio cheio de meandros e em constante evolução, a percorrer um infindável leito.

Como e por quem a Wikipédia é construída? Basicamente pela reunião dos conhecimentos doados por todas as pessoas que estejam dispostas a construí-la. Qualquer pessoa pode se tornar voluntária e doar seu conhecimento. Isso contudo implica em vantagens e desvantagens:

  • Qualquer pessoa pode doar seu conhecimento e tempo. Por consequência direta, você é importante para a comunidade.
  • Quanto mais pessoas voluntárias, mais conhecimento a Wikipédia pode acumular, e mais dinâmica e atualizada essa se tornará.
  • A wikipédia não visa ao lucro, e a origem do conhecimento não está limitada a um certo grupo ou empresa - o que contribui significativamente para a imparcialidade.
  • Quanto maior o número de voluntários, maior será também a comunidade instalada, a qualidade do projeto, e por consequência o espírito de colaboração.
  • Com o aumento da cominidade, erros grosseiros podem vir a ser inseridos por usuários leigos - mas podem também igualmente ser, e geralmente são, rapidamente mitigados.
  • Dados o número de membros e política democrática da Wikipédia, são as decisões em comunidade norteiam o caminho da Wikipédia - e esse nem sempre corresponde, por lógica, ao caminho mais curto ou mais rápido a levar para o derradeiro objetivo.
  • Quanto maior o número de voluntários "cidadãos do mundo", menor são as chances de deturpações ou polarização do assunto - assim evitando-se a prevalência de concepções localizadas que levam à disseminação parcial dos conhecimentos ou à manipulação desses em prol de ideologias particulares.
  • Em qual sociedade não há "delinquentes"? Como qualquer pessoa pode contribuir, as imprecisões e mesmo erros grosseiros intencionais (vandalismo) podem certamente se abrigar na Wikipédia caso esses passem desapercebidos pela comunidade comprometida. Encontrou algum? Que tal corrigi-los? Pensando em ser vândalo? Saiba que a Wikipéida também conta com "policiais" comprometidos e dedicados.
  • O acesso livre à Wikipédia a torna pouco confiável? Sim, é verdade. Mas antes a menor confiabilidade do que a discriminação! E mais: alguém aqui falou que a Wikipédia é a dona da verdade? Definitivamente não. Para isso a comunidade wikipediana desenvolveu um sistema de fontes e referências.

Verifique sempre as referências. Para os mais desconfiados ou para aqueles que querem realmente fazer uma pesquisa mais precisa, a Wikipédia também é excelente. Como? Bem, a Wikipédia também funciona como um motor de busca "nível II". Trata-se de uma "evolução" dos motores "nível I". Todos os usuários da internet já usaram alguma vez um motor de busca "nível I" tal como o google, bing, altavista, etc.. De forma bem similar, uma vez que a informação procurada seja encontrada na Wikipédia - nessa apresentada de forma certamente muito mais descritiva que um mero conjunto de ligações para páginas eletrônicas - haverá igualmente, junto à essa, uma seção de referências e uma de ligações eletrônicas onde encontrar-se-ão listadas as fontes secundárias. Procedendo de forma similar à que faria no caso "nível I", acesse e verifique estas fontes, utilize seu bom-senso e avalie se as infomações são credíveis e fiáveis. Caso afirmativo, são essas fontes secundárias que são as suas verdadeiras fontes de pesquisa.

Evite (ao menos por enquanto) utilizar a Wikipédia como fonte primária. Entenda a Wikipedia como uma fonte de contextualização e não como fonte minuciosamente precisa de informação.

Verifique também a página de discussão. Junto à aba "artigo" há sempre uma segunda aba conectando a uma página reservada a discussões atreladas ao assunto e ao conteúdo do artigo conforme até então apresentado. Informações importantes podem também de lá ser inferidas, sobretudo quando o assunto é polêmico.

Vale a pena? Será que faz sentido continuar um projeto "não-confiável"? Talvez não seja óbvio, mas certamente sim. Nem mesmo uma enciclopédia impressa está livre de erros. Nem mesmo o trabalho dos especializados está livre de erros. Nenhum trabalho humano está livre de erros. Há contudo um grande número de editores dedicados que buscam incessantemente dar à Wikipédia o máximo de confiabilidade possível. Não abrindo mão do bom-senso e colocando-o acima de tudo, certamente você saberá aproveitar ao máximo o valioso trabalho desses editores, bem como tudo de bom que a Wikipédia inegavelmente tem a oferecer.

Um laço de amizade nada mais é que um laço de confiança. Será que vale a pena? Confiança, não se compra, se constrói; passo a passo, segundo a segundo, todos os dias. E requer muito zelo para se mantê-la. Mas, ao final, certamente ninguém diz que não valeu nela investir!

Participe! Caso seja novato ou ainda não tenha recebido as boas-vindas, bem-vindo à comunidade. Estamos à disposição para ajudá-lo, e certamente também precisamos de sua ajuda!





Bem-vindo(a) à página de DISCUSSÃO do wikipedista Lauro Chieza de Carvalho !
SEJA VOCÊ UM USUÁRIO NOVATO OU VETERANO, É SEMPRE BOM SABER:

A Wikipédia é uma enciclopédia em mais de 250 línguas que surgiu em 2001 e é fruto do trabalho voluntário de milhares de colaboradores como você.
Erros comuns na Wikipédia

Seja audaz: Não tenha receio de cometer erros: isso é normal. Todas as modificações que fizer serão seguidas pelos usuários mais experientes que poderão corrigir seus eventuais erros. Não se ofenda com essas intervenções, nem com as chamadas de atenção que por ventura venha a receber. Destinam-se apenas a ajudá-lo a compreender o modo de funcionamento da Wikipédia. Siga o conselho dos editores mais experientes e, sempre que não entender alguma coisa, não hesite em perguntar.

Princípios fundadores

Os editores trabalham em harmonia, respeitando as diferenças e administrando divergências através do diálogo construtivo. Nas suas edições, tenha em mente que a Wikipédia é uma enciclopédia, pelo que é necessário manter um ponto de vista neutro e fornecer informação que possa ser verificada e confirmada. Para além disso, todo o conteúdo deve estar em conformidade com a nossa licença de utilização livre (GFDL). Um eficaz programa de tutoria (clique nas palavras em azul: são ligações para outras páginas) poderá ajudá-lo a ambientar-se e a conhecer os editores mais experientes. Dê particular atenção à construção da sua página de usuário, falando um pouco sobre si e sobre os seus interesses particulares. Ainda que se trate de um trabalho complexo, feito por milhares de usuários, sua filosofia pode ser resumida em poucas palavras: "Não hesite em melhorá-la!"

Normas de conduta
Esta é sua página de discussão. Para deixar uma mensagem a um wikipedista, escreva na página de discussão dele. No decorrer de uma discussão, assine no fim de suas mensagens, com a ajuda dos quatro tiles (~~~~) ou do botão presente no alto da janela de edição. No entanto, não o faça nos artigos quando os editar. Todas as modificações são registradas no histórico do mesmo.
Leituras recomendadas
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprenda a editar passo-a-passo.
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros a evitar.
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação usuais
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde tirar suas dúvidas.
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer suas experiências
Welcome to the Portuguese edition of Wikipedia. If you have trouble understanding Portuguese, please consider using Babel so we are aware of your difficulties.





MENSAGENS


Arquivo: 2009 · 2010 · 2011 · 2012 · 2013 · 2014 · 2015 · 2016 · 2017 · 2018 · 2019 · 2020+2021


** 2023 **


**Clique para adicionar uma nova mensagem**