Usuário Discussão:Castelobranco – Wikipédia, a enciclopédia livre

Mensagem Deixar mensagem
Para responder a uma discussão clique em editar, localizado à direita do título do tópico. Não esqueça de assinar sua mensagem no final (utilizando ~~~~)!
Arquivo Arquivo de discussões
2008
nov/dez
2009
jan/fev - mar/abr - mai/jun - jul/ago - set/out - nov/dez
2010
jan/fev - mar/abr - mai/jun - jul/ago - set/out - nov/dez
2011
jan/fev - mar/abr - mai/jun - jul/ago - set/out - nov/dez
2012
jan/fev - mar/abr - mai/jun - jul/ago - set/out - nov/dez
2013
jan/fev - mar/abr - mai/jun - jul/ago - set/out - nov/dez
2014
jan/fev - mar/abr- mai/jun - jul/ago - set/out - nov/dez
2015
jan/fev - mar/abr- mai/jun - jul/ago - set/out - nov/dez
2016
jan/fev - mar/abr- mai/jun - jul/ago - set/out - nov/dez
2017
jan/fev - mar/abr- mai/jun - jul/ago - set/out - nov/dez
2018
jan/fev - mar/abr- mai/jun - jul/ago - set/out - nov/dez
2019
jan/fev - mar/abr- mai/jun - jul/ago - set/out - nov/dez
2020
jan-dez
2021
jan-dez
2022
jan-dez
2023
jan-dez
Discussões atuais

Calendário de eventos de dezembro do Wiki Movimento Brasil[editar código-fonte]

Participe dos eventos que preparamos para o mês de dezembro

O Wiki Movimento Brasil convida todos e todas a participarem dos eventos que organizamos para dezembro! Confira abaixo o nosso calendário de eventos do mês, com horários em UTC-3 (horário de Brasília). Aproveite para nos seguir nas redes sociais (@wmnobrasil) e acompanhar todas as atividades!

  • 04/12: Addressing the Lusophone technological wishlist proposals

Começa no dia 4 de dezembro de 2023 e vai até 1 de março de 2024, o projeto do WMB com o Outreachy que tem o objetivo de resolver e implementar as propostas da Lista de desejos tecnológicos na Lusofonia. O projeto contará com uma pessoa da Uganda.

  • 04/12: Assist Capacity Exchange Development

Começa no dia 4 de dezembro de 2023 e vai até 1 de março de 2024, o projeto do WMB com o Outreachy que tem o objetivo de auxiliar as atividades de desenvolvimento da plataforma do Capacity Exchange. O projeto será realizado com uma pessoa da Nigéria.

  • 04/12: WikiCRIOLA - Oficina Wiki

A wikimedista Diana Santos Souza ministrará uma oficina presencial no Rio sobre conceitos e recursos básicos da Wiki. O evento faz parte da formação do WikiCRIOLA, projeto de aprimoramento das habilidades no uso de novas tecnologias para construção de meios para equidade racial.

  • 11/12 18h: WikiConecta: Oficina de edição básica na Wikipédia

A oficina via Zoom será ministrada pela gestora de Educação e Difusão Científica do WMB, Amanda Chevtchouk Jurno, e a Assistente de Projetos do WMB, Juliana Cunha.

Atenção: Você recebeu esta mensagem, pois faz parte da lista de usuários que concordaram em receber notícias sobre o Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia no Brasil. Caso não queira mais receber nossas comunicações, escreva para [email protected] ou deixe um recado na minha página de discussão.

Indicação de eliminação rápida para a página 1817 no Brasil[editar código-fonte]

Olá, Castelobranco. A página 1817 no Brasil que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

A página será eliminada por um administrador ou eliminador, desde que esteja em conformidade com a política de eliminação. Se a página já tiver sido eliminada e caso acredite ter havido uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro. Para esclarecer alguma dúvida sobre o assunto, deixe uma nota em minha página de discussão.

Kascyo talk 03h13min de 9 de dezembro de 2023 (UTC)[responder]

Referências[editar código-fonte]

Olá @Castelobranco. Vi que você está corrigindo artigos colocando a predefinição Referências entre duas chaves no lugar de entre dois iguais (=). Como você localiza esse erro nos artigos, tem alguma ferramenta? Cadubtsdiga 20h07min de 30 de dezembro de 2023 (UTC)[responder]

Oi, @Cadubts! Na verdade eu estou procurando artigos que não tenham a seção {{Referências}}, o que compromete a Verificabilidade. Em alguns, o problema é que estava formatado errado, como esse que você viu. Mas na maioria eu preciso incluir a seção mesmo.
Eu uso a lista do WP:CHECK, você conhece esse projeto? É o erro 003, que eu não consegui corrigir automaticamente, porque há várias situações distintas. Para correções mais simples e repetitivas, eu uso um robô, o @CasteloBot. CasteloBrancomsg 20h23min de 30 de dezembro de 2023 (UTC)[responder]
Obrigado @Castelobranco. Não conheço o projeto. Acessei a página WP:CHECK e vi que várias ferramentas. Eu ainda hoje ativei o gadget WP:APC que ainda vou entender como funciona. Mas não localizei a lista de erros onde está o erro 003 que você mencionou. Achei aqui. Habilitei o gadget via dispositivo móvel. Mas essa semana vou ver pelo Desktop. Me interessei nesses recursos, mas vou fazendo só aquilo que entender bem. Se você me der alguma dica sobre o uso eu agradeceria. Pelo menos as páginas onde estão as orientações. OBS: Não sou programador:D Cadubtsdiga 03h51min de 31 de dezembro de 2023 (UTC)[responder]
Tem  trabalho pra caramba nesse projeto. Mão na massa! Cadubtsdiga 19h01min de 31 de dezembro de 2023 (UTC)[responder]

Calendário de eventos de fevereiro do Wiki Movimento Brasil[editar código-fonte]

Em fevereiro, as atividades do Wiki Movimento Brasil estão de volta!

O Wiki Movimento Brasil convida todos e todas a participarem dos eventos que organizamos para fevereiro! Confira abaixo o nosso calendário de eventos do mês, com horários em UTC-3 (horário de Brasília). Aproveite para nos seguir nas redes sociais (@wmnobrasil) e acompanhar todas as atividades!

  • 01/02: Lançamento do Wiki Loves Cultura Popular Brasil 2024

Começam no 01 de fevereiro as inscrições para a etapa nacional do concurso fotográfico Wiki Loves Cultura Popular. A iniciativa visa incentivar a documentação do patrimônio imaterial brasileiro por meio da fotografia, vídeos e áudios.

  • 01/02 a 31/03: Wiki Loves Cultura Popular Brasil 2024

Durante os meses de fevereiro e março, registre manifestações de cultura popular brasileira no Wikimedia Commons e concorra a prêmios! O Wiki Loves Cultura Popular Brasil 2024 irá premiar fotos, vídeos e áudios para dar visibilidade ao nosso patrimônio imaterial.

  • 16/02: Reunião aberta WMB

Participe da sessão aberta com discussões sobre arrecadação de fundos no Brasil de 2024, com Sandra Hust, da Wikimedia Foundation (WMF); e sobre cultura imaterial no contexto do início do Wiki Loves Cultura Popular, com Maryclea Maués, do Departamento de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN do Pará. O encontro ocorrerá pelo Google Meet.

  • 22/02 a 24/02: Reunião Anual Coalizão Direitos na Rede

O WMB participa da Reunião Anual de 2024 da Coalizão Direitos na Rede que acontecerá de 22 a 24 de fevereiro, em São Paulo. O objetivo principal do encontro de 2024 é discutir questões de políticas internas, modelo e futuro da coalizão.

Você recebeu esta mensagem, pois está inscrito(a) na lista de interesse do WMB. Caso não queira mais receber essas comunicações, deixe uma mensagem em minha página de discussão ou envie um e-mail para [email protected].

Até lá! FDias (WMB)

Calendário de eventos de março do Wiki Movimento Brasil[editar código-fonte]

O Wiki Movimento Brasil convida todos e todas a participarem dos eventos que organizamos para março! Confira abaixo o nosso calendário de eventos do mês, com horários em UTC-3 (horário de Brasília). Aproveite para nos seguir nas redes sociais (@wmnobrasil) e acompanhar todas as atividades!

Campanha comemorativa do mês março de melhoria do conteúdo sobre mulheres e sua história nas Wikipédias em português e espanhol, bem como no Wikimedia Commons. A campanha faz parte da iniciativa global Celebremos as mulheres! Inscreva-se na campanha aqui.

  • 02/03 14h: Capacitação Obelepédia

O Wiki Movimento Brasil mais uma vez vai apoiar a Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL). Esta será a segunda edição da OBL que contará com o apoio do WMB. Durante o período do evento, o WMB ministrará tutorias para os participantes da olimpíada, além de auxiliar na criação e gerenciamento do Outreach Dashboard. A primeira oficina está marcada para 02 de março.

  • 06/03: Open Data Day Belém 2024: Dados Abertos para o Avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O wikimedista Túllio Franca participará do Open Data Day (ODD), evento presencial que ocorrerá no Campus Belém do IFPA. ODD é uma celebração anual global de dados abertos, organizada por grupos de vários países, em parceria com a Open Knowledge Foundation (OKFN).

  • 06/03 14h: Editatona Wiki no Dia Mundial da Audição

Durante o encontro presencial na FOB-USP, haverá a “Editatona Wiki no Dia Mundial da Audição: Promoção da Saúde Auditiva para Todos”, no contexto da campanha Wiki4WorldHearingDay2024.

  • 07/03 16h: Leveraging Wikidata to improve OBO Foundry Ontologies

O Wikimedista Tiago Lubiana apresentará sobre Leveraging Wikidata to improve OBO Foundry ontologies no Congresso Anual da Sociedade Internacional de Biocuradoria.

  • 12/03 17h: Painel WMAR: Archivos en Vigilia

O Wiki Movimento Brasil está apoiando a campanha "Archivos en Vigilia" realizada pela Wikimedia Argentina com o Archivo Histórico UNLP (Universidade de La Plata) para defender a abertura de arquivos, especialmente relacionados à Memória e à Democracia. Para lançar a campanha, teremos um painel sobre “arquivos de memória e o processo de invisibilização”.

  • 15/03: Arte+Feminismo: Capacitação UERJ

Neste encontro, equipe do WMB apresentará tutoriais básicos de edição nos projetos Wikimedia para o programa Laboratório de História e Teoria da Arte, parte da disciplina ministrada pela professora Fernanda Pequeno no curso de Graduação em História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), numa atividade conjunta com a campanha Arte+Feminismo.

  • 16 a 23/03: Atividades online da Campanha "Atenção! Mulheres fazendo história"

Durante a campanha, serão realizadas ações locais, oficinas regionais, maratonas de edição e cursos específicos relacionados com o tema. Para participar nas diferentes atividades, basta se inscrever na página da campanha.

O nosso primeiro treinamento técnico de 2023 será organizado em conjunto com a Open Knowledge Brasil (OKBR) e fornecerá aprendizado sobre a ferramenta Querido Diário.

Atenção à mudança nas oficinas! Agora reuniremos educadores interessados nos usos das plataformas Wikimedia em sala de aula a cada dois meses, nas penúltimas quintas-feiras.

  • 21/03 17h: Live Cultura Popular em Foco

Sonia Rampim, do Iphan, vai conversar com nossa equipe sobre o patrimônio imaterial como algo que integra o cotidiano e deve ser representado pelo olhar das próprias comunidades. A live será no Instagram do WMB.

  • 28/03: Lançamento do Wikiconcurso Cada Livro, seu Público

O Wikiconcurso Cada Livro, Seu Público encoraja participantes a contribuir com conteúdos sobre livros, obras literárias e histórias orais nas plataformas Wikimedianos projetos Wikimedia.

Contribua com imagens que registram as manifestações culturais populares brasileiras e concorra a prêmios até dia 31/03. Mais sobre o concurso fotográfico aqui.

Você recebeu esta mensagem, pois está inscrito(a) na lista de interesse do WMB. Caso não queira mais receber essas comunicações, deixe uma mensagem em minha página de discussão ou envie um e-mail para [email protected].

Até lá!

Olá Castelobranco! O artigo Ricardo Augusto, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida, pois: não cita as fontes empregadas na sua elaboração; esteve marcado como tal por mais de um ano; e não possui equivalentes em outros idiomas que facilitem o conserto.

Por favor, tenha em mente que: Citação: Wikipédia:Verificabilidade escreveu: «A Wikipédia não publica pesquisa inédita; todo seu conteúdo é determinado pela informação previamente publicada ao invés de se basear apenas nas opiniões, crenças e experiências de seus editores. Mesmo se você tem certeza de que algo é verdadeiro, isto deve ser verificável através das fontes da informação antes de você adicioná-lo. [As] pessoas lendo e editando a enciclopédia [devem poder] checar se a informação provém [ou não] de uma fonte confiável. Se determinada informação num artigo não for baseada em fontes reputadas, confiáveis e independentes, a Wikipédia não deverá incluir essa informação.»

Procure adicionar referências ao artigo, para que atenda à Política de Verificabilidade e não se enquadre mais em WP:ESR-SIW. De preferência após referenciar, mas mesmo se apenas não concordar, você pode editar o artigo, retirar o aviso dele, e gravá-lo, não se esquecendo de justificar, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a eliminação ― remover o aviso sem justificar poderá ser revertido. Se ninguém discordar de que seja eliminado, após passados 7 dias o artigo será eliminado. Caso você esteja lendo essa mensagem somente após a eliminação ter ocorrido, saiba que Citação: Wikipédia:Política de eliminação escreveu: «As páginas podem ser restauradas, isto é, a eliminação de páginas pode ser revertida.», devendo, nesse caso, o pedido ser feito em Wikipédia:Pedidos/Restauro.

Para deixar de receber este tipo de aviso, basta incluir seu nome nesta lista. YANGUASdiz!-fiz 15h46min de 17 de março de 2024 (UTC)[responder]

Sugestão de tarefa para o CasteloBot[editar código-fonte]

Olá, reparei na edição do CasteloBot em https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Minist%C3%A9rio_da_Defesa_(Israel)&diff=prev&oldid=67190745 e sugiro, se não der muito trabalho e caso esteja no escopo do bot (em caso negativo talvez exista outro bot dedicado a isso), que o bot altere também o nome Categoria:Articles containing Hebrew-language text para a equivalente Categoria:!Artigos com texto em hebraico. No caso desta categoria não são muitas páginas mas podem surgir mais de futuro. Também existem outras em Categoria:!Categorias não traduzidas. É só uma sugestão. Boas edições! Naluna (discussão) 15h47min de 22 de março de 2024 (UTC)[responder]

Calendário de eventos de abril do Wiki Movimento Brasil[editar código-fonte]

Confira os eventos programados para o mês de abril!

O Wiki Movimento Brasil convida todos e todas a participarem dos eventos que organizamos para abril! Confira abaixo o nosso calendário de eventos do mês, com horários em UTC-3 (horário de Brasília). Aproveite para nos seguir nas redes sociais (@wmnobrasil) e acompanhar todas as atividades!

Cada Livro Seu Público (#CadaLivroSeuPúblico) é uma campanha para aumentar a qualidade do conteúdo sobre livros, obras literárias e histórias orais na Wikipédia, Wikidata, Wikimedia Commons, Wikibooks e Wikisource, organizada no Brasil pela Biblioteca da ECA e pelo GLAM Bibliotecas da USP. Inscreva-se aqui.

No contexto da campanha #CadaLivroSeuPúblico, o WMB está organizando uma série de Wiki Encontros presenciais de edição! Especialmente no dia 06 de abril (sábado), haverá eventos presenciais de edição em diferentes cidades brasileiras, a maioria em bibliotecas (confira a agenda aqui). Quem estiver nesses municípios e quiser participar, basta se inscrever aqui.

  • 10/04: Laboratório Mulheres indígenas na Wikipédia: Capacitação UFF

A oficina integra as atividades no âmbito da parceria de wiki-educação do Wiki Movimento Brasil com o programa Ensino da História dos Índios, da disciplina ministrada pela professora Dra. Elisa Garcia na Universidade Federal Fluminense (UFF). O objetivo é promover maior visibilidade sobre a história étnica e de gênero relacionada aos povos indígenas no Brasil.

  • 12/04: Arte+Feminismo: Capacitação UERJ

Este é o segundo evento da Editatona Laboratório de História e Teoria da Arte, UERJ. O evento ocorre no contexto da parceria entre o Wiki Movimento Brasil e a plataforma Art+Feminism com a disciplina de "Laboratório de História e Teoria da Arte", ministrada pela Professora Dra. Fernanda Pequeno.

Ao longo de três meses, edite verbetes sobre o Mato Grosso e concorra a prêmios! Saiba mais na página do concurso.

  • 15/04 15:30: Editatona Cada Livro Seu Público Biblioteca do Goethe-Institut Rio de Janeiro

Durante a campanha #CadaLivroSeuPúblico, serão realizadas atividades presenciais de edição na Wikipédia. Os participantes terão a oportunidade de editar verbetes da campanha, listados na página, enquanto se conectam com pessoas interessadas em fazer parte dessa comunidade.

  • 19/03: I Oficina Wikiconcurso Wiki Loves Mato Grosso

Participe das oficinas de edição para aprimorar suas formas de contribuição com a Wikipédia em português no contexto do Wiki Loves Mato Grosso. As oficinas são recomendadas principalmente para novas pessoas usuárias, mas sendo livre para quem quiser aprimorar sua edição.

  • 24/04 13:00: Editatona Cada Livro Seu Público Museu de Astronomia e Ciências Afins

O evento de edição na Wikipédia é organizado pela campanha #CadaLivroSeuPúblico. A atividade consiste em editar sobre livros e autores na Wikipédia listados na página do wikiconcurso, com especial atenção à literatura científica.

  • 26/04: II Oficina Wikiconcurso Wiki Loves Mato Grosso

As oficinas de edição são um espaço livre para participantes do Wikiconcurso Wiki Loves Mato Grosso tirarem dúvidas sobre o concurso e aprenderem a editar a Wikipédia em português. Aproveite o espaço para conhecer outras pessoas editoras e fortalecer a rede wiki!

  • 26/04 15:00: Editatona Cada Livro Seu Público Biblioteca da Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz

A campanha #CadaLivroSeuPúblico envolve a realização de atividades presenciais e maratonas de edição, com especial atenção à literatura científica. Além de contribuir para aumentar a qualidade do conteúdo sobre livros e histórias orais nas plataformas Wikimedia, as edições contam para a premiação do wikiconcurso.

Você recebeu esta mensagem, pois está inscrito(a) na lista de interesse do WMB. Caso não queira mais receber essas comunicações, sinta-se à vontade para remover seu nome de usuário(a) desta lista.