Usuário:Ixocactus – Wikipédia, a enciclopédia livre


Esta forma de proceder se observa, não raramente, entre homens de classe média, ainda que diferentemente de como se manifesta entre camponeses. Seu medo da liberdade os leva a assumir mecanismos de defesa e, através de racionalizações, escondem o fundamental, enfatizam o acidental e negam a realidade concreta. Em face de um problema cuja análise remete à visualização da "situação-limite", cuja crítica lhes é incômoda, sua tendência é ficar na periferia dos problemas, rechaçando toda tentativa de adentramento no núcleo mesmo da questão. Chegam, inclusive, a irritar-se quando se lhes chama a atenção para algo fundamental que explica o acidental ou o secundário, aos quais estão dando significação primordial.
 
Paulo Freire, 2019. Pedagogia do Oprimido, 63ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p.133.



A publicação do Origin produziu uma mudança decisiva na relação entre ciência (biologia) e religião, particularmente na Inglaterra. Até o ano 1859, o criacionismo, a teologia natural, a morfologia criacionista idealística, e outras teorias explicativas, em que Deus desempenhava um importante papel, eram consideradas teorias científicas legítimas. Nas controvérsias, cientistas se opunham a cientistas. Depois de 1859, os argumentos religiosos desapareceram rapidamente dos enunciados dos cientistas, e, como Gillespie bem salientou, a controvérsia passou a ser uma controvérsia entre a religião organizada (as Igrejas) e os cientistas.
 
Ernst Mayr 1998. O desenvolvimento do pensamento biológico: diversidade, evolução e herança. Brasília: UnB, p. 577.


Informações confiáveis baseadas na ciência empoderam você para tomar as decisões certas na vida cotidiana. Mais do que argumentos para usar em discussões, talvez você possa encontrar a filantropia que gostaria de apoiar ou os políticos em que gostaria de votar para ajudar no avanço da sociedade e a fazer do mundo um lugar melhor.
 


Talvez se possa dizer que o delírio das mesas girantes é passado, e não é necessário ser relembrado a uma audiência como a presente - mesmo com essa concessão, nos esforcemos para que o assunto produza um resultado útil; façamos com que sirva como exemplo, para não cair em esquecimento. É tão recente e foi recebido pelo público de uma maneira tão estranha, a ponto de justificar uma referência a isto, como prova da ausência de educação na mentalidade geral.
 
Michael Faraday 1854. Lectures on Education. London: Savill and Edwards, 1854. p.54.



Sobre alguns aspectos deteriorados e bizarros da mentalidade de um grupo de intelectuais italianos e, portanto, da cultura nacional (desorganicidade, ausência de espirito critico sistemático, negligência no desenvolvimento da atividade científica, ausência de centralização cultural, debilidade e indulgência ética no campo da atividade científico-cultural, não adequadamente combatidos e rigorosamente condenados: irresponsabilidade, portanto, em face da formação da cultura nacional), aspectos que podem ser descritos sob o título geral de "lorianismo".
 
Antonio Gramsci 1949. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. 4ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982. p. 207.


Dez pensadores inspiradores

Robert P. Crease. 2019. The Workshop and the World: What Ten Thinkers Can Teach Us About Science and Authority. New York, W. W. Norton & Company.
A Wikipédia possui normas de conduta. Respeite os outros editores da Wikipédia, mesmo que não esteja de acordo com eles. Comporte-se de forma civilizada, evite fazer ataques pessoais e generalizações. Mantenha-se calmo durante as disputas, procure o consenso e evite guerras de edições.
Os princípios fundadores da Wikipédia


Hoje é sexta-feira, 29 de março de 2024

02:40 (UTC)

Agora são: Angola Angola (03:40) Brasil Brasil (00:40) Guiné-Bissau Guiné-Bissau (02:40) Moçambique Moçambique (04:40) Portugal Portugal (03:40) Timor-Leste Timor-Leste (11:40)
Todos estamos aqui para construir uma enciclopédia
Satisfação garantida!
Manifestante Wikipedista
Você está em um território Wikipedista rebelado. Aqui manda o povo e o administrador obedece.
Cuidado vândalos e ventrílocos! Este usuário é do tipo perseguidor: reverte o vandalismo e ainda procura nas "contribuições do usuário" por outros "desvios de regra".
Como é ser Wikipedista?
Línguas do usuário
pt-N Este utilizador tem como língua materna o português.
en-3 This user has advanced knowledge of English.
es-2 Este usuario tiene un conocimiento intermedio del español.
fr-1 Cet utilisateur dispose de connaissances de base en français.
it-1 Questo utente può contribuire con un livello elementare in italiano.
de-0 Dieser Benutzer beherrscht Deutsch nicht (oder versteht es nur mit beträchtlichen Schwierigkeiten).
zh-0 这位用户不懂或很难理解中文
sv-0 Den här användaren har inga kunskaper i svenska (eller förstår det bara med en stor svårighet).
ar-0 هذا المستخدم ليس لديه معرفة بالعربية (أو يفهمها بصعوبة بالغة).
ja-0 この利用者は日本語分かりません (または理解するのがかなり困難です)。
Utilizadores por língua
Cuidado, vândalos! Este usuário está armado com o Huggle.


Este usuário participa do
WikiProjeto AntiVandalismo.


Este usuário é um patrulheiro das mudanças recentes.
Este é um patrulheiro das páginas novas.
Este usuário frequenta o chat da Wikipédia Lusófona no IRC.
Frequente você também.
.
Este usuário está cansado da religião tentar usurpar o estado e deseja uma Separação Igreja-Estado mais forte.
Projeto Wikipédia na UniversidadeEste editor é um professor participante no projeto Wikipédia na Universidade.



Este editor é membro do Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil.


FERRAMENTAS ÚTEIS


ONDE ESTÃO OS HUMANOS NA ÁRVORE DA VIDA?



APENAS UM PÁLIDO PONTO AZUL. A TERRA VISTA PELA VOYAGER.



Sobre

Em sala de aula

Meu nome é Valério, nasci em Barbacena mas cresci em Barroso, pertim de São João Del Rei, Tiradentes, Dores de Campos e Prados. Conheço bem ou já morei em Piedade do Rio Grande, Cordeiro, Florestal, Viçosa, Lavras, Belo Horizonte, Piracicaba e Campinas. "Entrei na Wikipédia" depois de ouvir este podcast do Fronteiras da Ciência.

Minha carreira é acadêmica. Estudei na CEDAF, na UFV e na UNICAMP, onde não concluí um doutorado. Fui influenciado também por amigos e colegas que estudaram na UFLA, UFOP, ESALQ, UFSM, UFBA, UFSCAR, USP, UNB, UFRJ, UFMG e UNESP.

Gosto de editar qualquer assunto na Wikipédia, porque leitura e escrita são o trabalho e a diversão do professor. Tenho especial predileção pela biodiversidade, principalmente a ornitologia brasileira e as ervas-de-passarinho. Mas gosto também de história e geografia de Minas Gerais e da Bahia, de charlatões lunáticos, pseudociências, machismo, feminismo e algumas biografias. Só não gosto de propaganda.

Sou professor de ecologia na UESC, em Ilhéus, na Mata Atlântica do sul da Bahia, terra dos Ixocactus macrophyllus e I. clandestinus, do Acrobatornis fonsecai, do Merulaxis stresemanni, da Allophryne relicta, do Ophthalmolebias ilheusensis e dos Tupinambás, Aimorés, Camacãs, Geréns e Pataxós. Participo do Programa Caminhão com Ciência, que desde 2005 faz popularização da ciência em escolas do sul da Bahia.