Usuário(a) Discussão:Darwinius – Wikipédia, a enciclopédia livre

Introdução à Wikipédia

Aqui estão algumas páginas que podem ajudar:

Material de apoio
Dúvidas
  • Se tiver dúvidas ou perguntas sobre o projeto, entre preferencialmente em contato com o instrutor ou embaixador de curso associado a seu curso. Para isso, deixe uma mensagem na página de discussão de seu instrutor ou embaixador de curso na própria Wikipédia.

Bem-vindo(a), Darwinius!

Seu trabalho é importante. Sou colaborador da Wikipédia. Espero que também goste de colaborar com esta enciclopédia, que dá a qualquer pessoa a possibilidade de ter livre acesso ao somatório de todo o conhecimento humano. Ajude-nos a melhorar e acrescentar informações. Obrigado por suas contribuições. Espero que goste daqui e decida ficar.

Aqui estão algumas páginas que podem ajudar:

Se precisar de ajuda, pergunte em minha página de discussão ou na página para tirar dúvidas. Sua página de testes está à disposição para que você possa testar a sintaxe do software usado na Wikipédia. Pode também se inscrever no programa de tutoria e ser acompanhado(a) por um(a) editor(a) mais experiente. Por favor assine suas mensagens nas páginas de discussão usando quatro tiles (~~~~) ou o botão presente no alto da janela de edição; isso irá inserir automaticamente seu nome de usuário e a data. Darwin Ahoy! 01h33min de 23 de agosto de 2017 (UTC)[responder]

Pedido de ajuda

Boa noite, amigo. Primeiramente, desculpe incomodá-lo, necessito de uma ajuda e você é um usuário experiente por aqui. Saberia me informar como posso abrir uma reclamação contra um editor que me ofendeu gratuitamente? O caso foi o seguinte: O editor havia revertido um tópico devidamente referenciado e não apresentou justificativa. Eu desfiz a reversão, e ele desfez novamente, inserindo no comentário que eu era "o maior vândalo no projeto", mesmo eu não criando artigos no projeto "política" há algum tempo. E, mesmo quando atuava em artigos do projeto, nunca fui acusado de vandalismo, basta ver meu histórico. Enfim, pode me auxiliar? Jadolfo (discussão) 03h00min de 29 de setembro de 2017 (UTC)[responder]

Caro Jadolfo, desculpe intrometer, mas o editor se referia ao fantoche e não a você, do qual foi explicado na PDU dele. Sds. Instambul (discussão) 03h04min de 29 de setembro de 2017 (UTC)[responder]
Ele escreveu tal comentário após reverter a reversão que eu havia feito, e foi bem claro ao dizer que o tópico foi "reinserido pelo maior vândalo do projeto atualmente". Este tipo de ofensa gratuita não tem cabimento. Sou um usuários bastante ativo na Wiki, com dezenas de artigos criados, principalmente na área de cinema. Já fui muito mais ativo, participava dos debates, das votações, mas resolvi ficar "apenas" nos artigos exatamente pelo comportamento de certas pessoas. Não preciso passar por esse tipo de ofensa, principalmente ofensas públicas, que ficam gravadas para que todos vejam. Jadolfo (discussão) 03h10min de 29 de setembro de 2017 (UTC)[responder]
Papo furado.[1] Por sorte, o Darwinius acompanha o caso de perto. Sem tempo a perder com isso. ƝonSecta 03h12min de 29 de setembro de 2017 (UTC)[responder]
@Jadolfo: Só estou repassando a explicação que o editor deu (inclusive mostrou-lhe o diff na PDU). Sds. Instambul (discussão) 03h13min de 29 de setembro de 2017 (UTC)[responder]
Ele citou quem fez a reinserção, e essa pessoa fui eu. Só quero saber como fazer uma reclamação formal pois me expôs para toda a comunidade. Mas vejo que o corporativismo impera por aqui. Vontade de largar de vez esse negócio. Jadolfo (discussão) 00h08min de 1 de outubro de 2017 (UTC)[responder]

Notícias e atividades do Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia no Brasil

Esta é a lista de atividades recentes do Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia no Brasil.

Atividades de agosto-setembro

Difusão

Museu Paulista, São Paulo

Retrato de Dona Leopoldina de Habsburgo e Seus Filhos, Acervo do Museu Paulista da USP

O Grupo de Usuários participa do projeto de abertura do acervo do Museu Paulista, da Universidade de São Paulo. A iniciativa conta também com a participação da equipe técnica do museu e do NeuroMat. Na etapa piloto foram carregadas 149 imagens, das quais 117 já estão em uso em Wikipédias. O projeto está associado a um programa de educação da Faculdade Cásper Líbero, que está em andamento, com o propósito de melhorar o conteúdo relacionado ao acervo do museu e produzir versões faladas dos quadros.

Wikidata Lab I: como automatizar infocaixas

O grupo de usuários realizou um treinamento para compartilhar recursos e capacidades para a integração do Wikidata com outros projetos Wikimedia, em especial a Wikipédia. Nesse caso específico, foram realizadas atividades para desenvolver capacidades para automatizar infocaixas.

Editatona Linguagem e Literatura I

Editatona Linguagem e Literatura I, na UNICAMP

O Grupo de Usuários realizou na UNICAMP a maratona de edição Linguagem e Literatura I, além de ter realizado uma palestra sobre a conexão entre Wikipédia e universidade.

Editatona Mulher e Mídia II

O Grupo de Usuários realizou na Faculdade Cásper Líbero a maratona de edição Mulher e Mídia II.

Palestras

Atividades futuras

O Grupo de Usuários promove o Wikidata Lab II: como preparar listas automáticas, em São Paulo, em 16 de novembro, a partir das 9h30. Inscreva-se!

Educação

Encontro no Instituto Anisio Teixeira

Oficina no Instituto Anisio Teixeira

O Grupo de Usuários coordenou um treinamento para professores no Instituto Anisio Teixeira, em Salvador, em setembro. A atividade faz parte de uma série de programas para apoiar a formação de professores na Bahia, em especial a partir da compreensão e do uso dos projetos Wikimedia.

Programa de educação sobre cultura e política

O Grupo de Usuários lidera um programa de educação sobre cultura e política, a partir do acervo do Museu Paulista.

Programa de educação sobre física

O Grupo de Usuários apoia um programa sobre física, vinculado ao ProFIS da UNICAMP.

Desenvolvimento de novas funcionalidades do P&E Dashboard

O Grupo de Usuários desenvolveu novas funcionalidades do P&E Dashboard, a ferramenta de gestão e controle de programas educacionais e eventos, produzida pela WMF. A comunidade lusófona foi a primeira a adotar as novas funcionalidades, principalmente de identificação de novatos associados a programas educacionais e outros.

Mídia

Imprensa

  1. Uso da Wikipédia em sala de aula é tema de oficina no IAT, Plataforma Anísio Teixeira
  2. Museu do Ipiranga, quase virtual, Carta Capital

Wikimedia Blog

  1. "Vitor Mazuco and the fandom that drives his Wikipedia editing". Tradução livre: Vitor Mazuco e a paixão de fã que dirige suas edições na Wikipédia.

Boletim de GLAM

  1. "Edit-a-thons to spread mathematics and neuroscience". Tradução livre: Editatonas para difundir a matemática e a neurociência.

Posts recentes no site

Mensagem entregue por Teles, usando o recurso de mensagem em massa. 00h47min de 16 de outubro de 2017 (UTC)[responder]

Structured Commons newsletter, October 25, 2017

Welcome to the newsletter for Structured Data on Wikimedia Commons! You can update your subscription to the newsletter. Do inform others who you think will want to be involved in the project!

Community updates
Things to do / input and feedback requests
Presentations / Press / Events
Audience at Structured Commons design discussion, Wikimania 2017
Team updates
The Structured Commons team at Wikimania 2017

Two new people have been hired for the Structured Data on Commons team. We are now complete! :-)

  • Ramsey Isler is the new Product Manager of the Multimedia team.
  • Pamela Drouin was hired as User Interface Designer. She works at the Multimedia team as well, and her work will focus on the Structured Commons project.
Partners and allies
  • We are still welcoming (more) staff from GLAMs (Galleries, Libraries, Archives and Museums) to become part of our long-term focus group (phabricator task T174134). You will be kept in the loop of the project, and receive regular small surveys and requests for feedback. Get in touch with Sandra if you're interested - your input in helping to shape this project is highly valued!
Research

Design research is ongoing.

  • Jonathan Morgan and Niharika Ved have held interviews with various GLAM staff about their batch upload workflows and will finish and report on these in this quarter. (phabricator task T159495)
  • At this moment, there is also an online survey for GLAM staff, Wikimedians in Residence, and GLAM volunteers who upload media collections to Wikimedia Commons. The results will be used to understand how we can improve this experience. (phabricator task T175188)
  • Upcoming: interviews with Wikimedia volunteers who curate media on Commons (including tool developers), talking about activities and workflows. (phabricator task T175185)
Development

In Autumn 2017, the Structured Commons development team works on the following major tasks (see also the quarterly goals for the team):

  • Getting Multi-Content Revisions sufficiently ready, so that the Multimedia and Search Platform teams can start using it to test and prototype things.
  • Determine metrics and metrics baseline for Commons (phabricator task T174519).
  • The multimedia team at WMF is gaining expertise in Wikibase, and unblocking further development for Structured Commons, by completing the MediaInfo extension for Wikibase.
Stay up to date!

Warmly, your community liaison, SandraF (WMF) (discussão)

Message sent by MediaWiki message delivery - 14h26min de 25 de outubro de 2017 (UTC)[responder]

Pedido de bloqueio

Gostaria que fosse pedido um bloqueio contra o usuário Mister Sanderson, observe que ele propôs diversos artigos que eu criei para eliminação ao mesmo tempo, inviável tentar melhorar tantos artigos ao mesmo tempo, isso claramente é um ato de assédio.--Raimundo57br (discussão) 19h28min de 4 de novembro de 2017 (UTC)[responder]

Wikipédia:Wikipedia Asian Month/MassMessage

O Mês Asiático da Wikipédia (Wikipedia Asian Month) é um edit-a-thon online multi-idioma que visa a estabelecer uma melhor relação entre as comunidades asiáticas da Wikipédia. O evento será realizado ao longo do mês de novembro de 2017 e tem como propósito, na Wikipédia em português, aumentar a qualidade e a quantidade de artigos relativos a países e territórios asiáticos. Na última edição, milhares de artigos foram contribuídos em dezenas de idiomas diferentes.

Como símbolo da amizade entre as comunidades asiáticas da Wikipédia, cada participante que criar pelo menos quatro (4) artigos que cumpram os critérios receberá um cartão-postal da Wikipédia especialmente fotografado por outros países participantes.

Os wikipedistas que criarem o maior número de artigos em cada Wikipédia serão honrados com o título Embaixador Asiático da Wikipédia.

Mais informaçõesEstados e territóriosParticiparPerguntas & respostasTire suas dúvidas

Você está recebendo essa mensagem pois considero seu apoio como participante fundamental para o sucesso deste edit-a-thon. Cada editor(a) receberá um cartão-postal após ter 4 de seus artigos criados validados. O editores que forem eleitos Embaixador Asiático da Wikipédia receberão um cartão-postal extra e um certificado digitalizado. Conto com sua participação! --MediaWiki message delivery (discussão) 22h15min de 5 de novembro de 2017 (UTC)[responder]

Miquelina Maria Possante Sardinha Quintal

Olá Darwinius. Eu não havia percebido que o artigo Miquelina Maria Possante Sardinha Quintal faz parte do esforço CLEPUL/Formação CLEPUL e encaminhei o artigo para eliminação semi-rápida. O que você sugere para não desanimarmos o editor. Boas edições --HTPF (discussão) 12h08min de 1 de março de 2018 (UTC)@DarwIn:[responder]

Pedido de ajuda/proteção de artigo

Caro Darwin: infelizmente o vândalo malcriado do costume reapareceu e está continuamente a alterar a versão neutral do artigo de Maria Pia de Saxe-Coburgo e Bragança. Visto que ele está a usar um IP dinâmico, não me está a ser possível reverter constantemente as suas edições e comentários impróprios que as acompanham (com recurso já a insultos). Pode ajudar protegendo o artigo na versão neutral que eu reverti? Vou entretanto pedir ajuda a outros administradores, porque aquele usuário propagandista está imparável. Nunca vi uma pessoa morta incomodar tanto os vivos! Um abraço! Anjo Sozinho (discussão) 16h50min de 26 de junho de 2018 (UTC)[responder]

Ragnar Lodbrok

Alguma pesquisa de fontes - não pesquisa inédita - sobre o Ragnar Lodbrok:

Wiki Takes Santana de Parnaíba - Commons

Olá Darwin, bom dia. Carreguei cerca de 200 imagens no Commons do fotógrafo Willian Amadio que estão aguardando a liberação do OTRS. A licença foi aplicada em uma imagem File:Santana de Parnaíba - Samba de Bumbo.jpg . Todas as demais estão na Category:Wiki Takes Santana de Parnaíba . Se você puder ajudar eu agradeço. A sua inscrição em Wikipédia:GLAM/Santana de Parnaíba é bem vinda. Boas edições. --HTPF (discussão) 13h13min de 16 de agosto de 2019 (UTC)[responder]

Convite para participação no Wikipedia Asian Month

O Mês Asiático da Wikipédia (Wikipedia Asian Month) é um edit-a-thon online multi-idioma que visa a estabelecer uma melhor relação entre as comunidades asiáticas da Wikipédia. O evento será realizado ao longo do mês de novembro de 2019 e tem como propósito, na Wikipédia em português, aumentar a qualidade e a quantidade de artigos relativos a países e territórios asiáticos. Na última edição, milhares de artigos foram contribuídos em dezenas de idiomas diferentes.

Como símbolo da amizade entre as comunidades asiáticas da Wikipédia, cada participante que criar pelo menos quatro (4) artigos que cumpram os critérios receberá um cartão-postal da Wikipédia especialmente fotografado por outros países participantes.

Os wikipedistas que criarem o maior número de artigos em cada Wikipédia serão honrados com o título Embaixador Asiático da Wikipédia.

Mais informaçõesEstados e territóriosParticiparPerguntas & respostasTire suas dúvidas

Você está recebendo essa mensagem pois considero seu apoio como participante fundamental para o sucesso deste edit-a-thon. Cada editor(a) receberá um cartão-postal após ter 4 de seus artigos criados validados. O editores que forem eleitos Embaixador Asiático da Wikipédia receberão um cartão-postal extra e um certificado digitalizado. Conto com sua participação! --MediaWiki message delivery (discussão) 19h48min de 10 de novembro de 2019 (UTC)[responder]

Recordo-me que encerrei uma discussão de eliminação criada por você. Pois bem, e se eu alegar que, após quase quatro amos, reli o artigo e me arrependi em não ter opinado pela eliminação, deixando o encerramento para um terceiro.

O artigo está estruturado como pesquisa inédita e praticamente nada mudou desde a discussão anterior.

Estarei disposto a propor a eliminação novamente, mas antes queria saber se possui a mesma opinião após esses anos. Saudações. Edmond Dantès d'un message? 13h40min de 19 de janeiro de 2020 (UTC)[responder]

Duarte Pio e as clássicas propagandas associadas (e vandalismos)

Caro Darwin, como está? Faz tempo que não nos comunicamos - é bom sinal, tal não foi necessário embora seja sempre um gosto comunicar consigo. Venho pedir-lhe ajuda, visto ter sido o colega/usuário moderador que mais acompanhou de perto a disputa sobre a questão dinástica portuguesa, sobre os vandalismos (reversões e propagandas subliminares) que o usuário Dux Praxis (à semelhança de outros que nós bem conhecemos, no passado) insiste em voltar a veicular em artigos como Duarte Pio de Bragança, Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, entre outros, sempre e só em favor de tal personalidade e sempre e só com recurso aos títulos de fantasia, etc. Além do dito usuário continuar a reverter sucessivamente um parágrafo (publicado e revisto por si desde Janeiro de 2016) e demais informação neutral e consensual (violando as regras da comunidade), este ainda me acusa de ser eu a fazê-lo e tenta forçar a comunidade por via das mentiras clássicas e com recurso à insistência (vencer pelo cansaço) que já conhecemos antes na disputa sobre esta matéria. Peço ajuda para que voltemos a ter a versão neutral publicada e para que estas propagandas veiculadas pelos partidários Miguelistas não tenham lugar aqui. Fico a aguardar ajuda e feedback. Obrigado e boas contribuições! Anjo Sozinho (discussão) 23h58min de 31 de março de 2020 (UTC)[responder]

Restauro

Olá! Dado que você participou anteriormente da discussão Wikipédia:Esplanada/geral/Restauro de históricos (8ago2017), sobre facilitar restauro de artigos eliminados via EC, concluo que você tem interesse no tema "Restauro". Assim sendo, creio ser do seu interesse também essa nova proposta, que visa facilitar/incentivar restauro de artigos eliminados via ESR: Wikipédia:Esplanada/propostas/WP:ESR - Incentivar RESTAURO! (24ago2020) .--Mister Sanderson (discussão) 11h21min de 24 de agosto de 2020 (UTC)[responder]

Remoção de flag de Bot inactivo