Usuário(a):Salebot – Wikipédia, a enciclopédia livre

ATENÇÃO: BOT MALVADO

Este robô não respeita as três leis da robótica.

Vândalos: passem o caminho longe e não toquem nesta página!

Admins: não protejam esta página. Ela participa ativamente no combate ao vandalismo.

Bot
Eu sou um robô.

Salebot[1] é um bot, um programa totalmente automatizado, construído para limpar o vandalismo. Ele está em serviço desde setembro de 2008 e desfaz aproximadamente 200 modificações por dia (6 mil por mês). Desde então, ele já executou mais de 700 000 edições na Wikipédia em português.[2]

Eu luto ativamente contra o vandalismo.

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

Salebot Mk II

Salebot segue as modificações recentes via IRC (visíveis pelo canal avu-wp-pt). Quando uma modificação é feita por um IP ou um participante recentemente registrado, ele olha o diff e o compara com uma lista de expressões, cada uma acompanhada de um score. Se o total ultrapassa um determinado limiar, o bot desfaz a modificação.

O limiar varia de acordo com as alterações passadas do usuário e as edições desfeitas por outras pessoas.

O robô respeita a "1RR" (1-revert rule) dos bots da Wikipédia em inglês: ele não desfaz o mesmo IP no mesmo artigo duas vezes. O robô pode ignorar esta regra se um humano igualmente desfizer o IP, resultando num ciclo "bot, humano, bot, bot, bot, etc. ". O robô também ignora esta regra para algumas páginas sensíveis, como esta aqui. Não se pode esquecer que todo robô informático que é dotado de uma inteligência artificial pode ser programado e reprogramado por um humano. Dito isso, é o humano, de fato, quem desfaz as modificações.

Ele executa com a bot flag, mas não a utiliza para enviar suas mensagens de aviso, o que permite que suas modificações sejam visíveis na lista das mudanças recentes.

Apesar de possuírem papéis e modo de operação semelhantes, Salebot e o filtro de edições possuem potenciais diferentes. Uma breve explicação pode ser lida aqui.

Desde 2010, Aleph Bot (robô da classe Alpha), tem amparado Salebot no combate ao vandalismo automatizado.

Salebot está hospedado nos servidores da Digital Ocean[3] desde fevereiro de 2014. Ele é igualmente ativo na Wikipédia em francês.

Diversos usuários realizam a manutenção e garantem o bom funcionamento de Salebot. Agradecimentos especiais àqueles que se dedicam a responder na página de discussão do bot, aos programadores que o atualizam, e a vocês, vândalos, que se divertem escrevendo as maiores futilidades na Wikipédia e têm todas as suas edições desfeitas por uma máquina sem saber que perderam seu tempo. Vocês são mesmo do balacobaco!

Status[editar | editar código-fonte]

Botão de emergência[editar | editar código-fonte]

Sub páginas[editar | editar código-fonte]

Robôs especiais na Wikipédia lusófona[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Salebot na imprensa:[editar | editar código-fonte]

Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

Minha sombra é a última coisa que você verá.
Medalha Usuário de Ouro Conferida a ti, por teu trabalho e dedicação a Wikipédia.

Creio que o trabalho do Salebot é, sem duvida nenhuma um dos mais importantes trabalhos realizados aqui na wikipédia. Parabéns. Mário Henrique (discussão)

Machado Awards
PARABÉNS, Salebot! Você acaba de ser agraciado(a) com a medalha "Machado" de honra ao mérito. Isso lhe está sendo entregue por uma atitude grandiosa de sua parte digna de aplausos. Guarde-a com carinho e orgulho!
Não se esqueça de conferir seu nome na lista de ações exemplares e o motivo pelo qual está recebendo este valioso prêmio.
à Salebot e usuários responsáveis por ele. de Lucas Teles
Olá, mortal! Eu sou o ABOBORADO... Agora que você já sabe, será assombrado por mim toda a eternidade... -
Os Pensarantes
Medalhita Tricotares
dos Pensares

Chatonildobot Wikrikri

Medalha pelo combate ao vandalismo
Você Reverteu uma situação de total vandalismo, na página de grande popularidade entre o pessoal wiki http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Resident_Evil_5&curid=2405300&diff=32300315&oldid=32300313, sendo assim de seus totais créditos . lhe Envio a Medalha pelo combate ao vandalismo.

Boa Estadia

LukeVogels (discussão) 00h15min de 23 de setembro de 2012 (UTC) 

Obrigada por ter defendido a página Hipertensão arterial! Mesmo sendo um bot há alguém humano por trás de si. --Nini00 (discussão) 23h18min de 18 de outubro de 2012 (UTC)

... O que seria dos meus vigiados se você não existisse? He, he. Luiza Teles Lu 17h04min de 7 de fevereiro de 2013 (UTC)

Medalha pelo combate ao vandalismo
Boa Garoto!


Apesar de você ser um robô, agradeça ao seu dono por te programar pra fazer edições como essas Alysson Zero (Talk) 02h38min de 13 de março de 2014 (UTC)

A medalha original
eu sei que posso me de uma tentativa Luis andradejunior (discussão) 19h04min de 8 de agosto de 2014 (UTC)


Medalha do defensor da wiki
O vandalismo nunca para mas o bom e velho Salebot também não! Hume42 21h23min de 1 de fevereiro de 2017 (UTC)


Medalha pelo combate ao vandalismo
Dou-lhe esta medalha por seu trabalho antivandalismo, nessa metade do ano de 2020. Parabéns!
Juan90264 (Disc.) 18h58min de 15 de julho de 2020 (UTC)



Referências

  1. do francês, sale quer dizer sujo. Literalmente: robô sujo. Ele foi criado em 2007 pelo Gribeco e adaptado em 2008 para a Wikipédia lusófona pelo Kim richard.
  2. «Contribuições do utilizador - Salebot - Wikipedia». tools.wmflabs.org. 2012. Consultado em 1 de julho de 2012  (é preciso paciência para executar esta página)
  3. «Website da Digital Ocean». Consultado em 1 de outubro de 2014