Uso do solo – Wikipédia, a enciclopédia livre

Distribuição global do uso du solo.

O uso do solo pode ser entendido como sendo a forma pela qual o espaço geográfico está sendo ocupado pelo ser humano e suas atividades nele.[1][2]

Práticas de gestão do território e formas de uso do solo tem grande impacto sobre os ecossistemas e os recursos naturais incluindo a água e o solo. A informação sobre o uso da terra pode ser usada para desenvolver soluções para a gestão de problemas relacionados a recursos naturais como por exemplo qualidade da água. O levantamento do uso da terra é de grande importância, na medida em que a ocupação desordenada do solo causa a deterioração do meio ambiente. Os processos de erosão intensos, as inundações, os assoreamentos de reservatórios e cursos d'água são conseqüências do mau uso do solo.

As mudanças de uso do solo estão diretamente relacionadas a questões de mudança do clima. Por exemplo, as queimadas afetam o clima. Por outro lado, as práticas de reflorestamento podem contribuir para o aumento de estoque de carbono.

Geralmente onde não há adequado planejamento do uso do solo ou sua execução não segue o planejado, ocorre degradação exacerbada do solo e dos demais recursos naturais. Como consequência muitas vezes há miséria em regiões onde houve esgotamento dos recursos naturais.

Levantamento[editar | editar código-fonte]

O levantamento do uso do solo é importante para a compreensão dos padrões de organização do espaço. As medidas para o planejamento deste uso tem sido, até recentemente, baseadas em informações fragmentadas sobre os efeitos da ocupação do solo no meio ambiente.

Os primeiros trabalhos de levantamento do uso do solo foram feitos em trabalhos de campo. A partir da década de 1950, iniciou-se o uso de mapeamento detalhado utilizando fotografias aéreas. Recentemente, técnicas de sensoriamento remoto tem sido usadas no levantamento deste uso.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Uso do Solo». Universidade de São Paulo. Consultado em 10 de abril de 2016 
  2. Nunes, Adélia (2004). «Uso do Solo em Portugal Continental: Aspectos Gerais da Sua Evolução». Universidade de Coimbra. Cadernos de Geografia (21/23): 91-103 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]