Uruguaios – Wikipédia, a enciclopédia livre

Uruguaios
Bandeira do Uruguai
Mapa da diáspora uruguaia ao redor do mundo.
População total

c. 5 000 000 (2011)

Regiões com população significativa
Uruguai
 Argentina ~110 000
 Estados Unidos ~60 000
Espanha ~50 000
 Austrália ~10 000
 México ~5 000
 Brasil ???
Línguas
Espanhol
Religiões
Cristianismo (católico e protestante), Judaísmo
Grupos étnicos relacionados
Portugueses, Espanhóis, Europa, Italianos, Uruguai, Indígenas

Uruguaios é a definição para o povo nascido na República Oriental do Uruguai,[1] assim como um indivíduo nascido em outro país mas com ascendência uruguaia ou até mesmo uma pessoa nascida em outro país, mas que passou pelo processo de "Naturalização", portanto, é essencial que a definição seja dada apenas quando a circunstância tiver alguma ligação com o país.[2]

Sua composição étnica, tal como sua formação cultural surge de uma forma geral a partir da mistura de indígenas e europeus, de origem latina. Principalmente, portugueses, italianos, espanhóis e em menor proporção de outros europeus como croatas, gregos e judeus provenientes de diversas partes da Europa.[3][4]

Imigração e Emigração[editar | editar código-fonte]

O Uruguai atravessa uma realidade de crise demográfica há mais de 20 anos. Desde a década de 90, a taxa de natalidade do país é baixíssima e de pessoas saindo de seu país cada vez maior. Embora a maior taxa de uruguaios saindo do país foi durante a ditadura dos anos 70, quando quase 200 mil celestiais deixaram o Uruguai (e aí está a maior parte dos ancestrais dos descendentes de uruguaios pelo mundo). Isso fez com que o governo recorresse a diversas políticas de melhoras sociais e financeiras do território como todo e uma espécie de política de portas abertas para com os imigrantes, sendo muito mais tolerável a entrada dos mesmos em território uruguaio. A maioria desses imigrantes é composta por argentinos, brasileiros, equatorianos, colombianos, paraguaios e bolivianos. Em menores quantidades, chineses e espanhóis.

Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

O país que possui a maior população imigrante foi e ainda é o principal destino do povo uruguaio que vai embora de seu país. Há atualmente cerca de 60 mil uruguaios e descendentes dos mesmos espalhados pelo território estadunidense. Durante os anos 90, 45% dos imigrantes que entraram nos Estados Unidos eram uruguaios, numa época em que os americanos atravessavam um grave problema de segregação étnica, principalmente na Califórnia. Hoje em dia, representam uma pequena parcela dos imigrantes que habitam os Estados Unidos.

Regiões[editar | editar código-fonte]

Áreas em que uruguaios e ascendentes de uruguaios estão mais concentrados nos Estados Unidos:

  1. Long Island
  2. New York
  3. New Jersey
  4. Washington
  5. Miami
  6. Tallahassee
  7. Denver

Espanha[editar | editar código-fonte]

O segundo principal destino dos uruguaios é a "pátria mãe" Espanha. O número de uruguaios indo para a Espanha vem sendo decrescente, tal ação desestimulada em função da crise econômica. Registra-se cerca de 50 mil uruguaios e descendentes morando na Espanha, sendo a maioria ilegalizada. Só em Madrid, vivem cerca de 25 mil. Há dois bairros pobres na capital espanhola, chamados Celeste e Fondue Azul. São unicamente compostos por uruguaios e descendentes de uruguaios que moram na cidade.

Regiões[editar | editar código-fonte]

Áreas onde há maior concentração de uruguaios (local ou descendentes)

  1. Madrid
  2. Zaragoza
  3. Bétis
  4. Barcelona

Brasil[editar | editar código-fonte]

Com a exceção do sul, o número de uruguaios morando no Brasil não é expressivo. A proximidade com o Rio Grande do Sul e o Mercosul facilitam a transição de uruguaios nessa região. Como o governo não fornece ao IBGE o número de populações de imigrantes de outros países caso esse seja inexpressivo, não tem-se ideia de quantos uruguaios vivem no Brasil. As maiores concentrações uruguaias se encontram nas regiões de fronteira, onde os nativos celestes focam no comércio em sua grande parte. O povo uruguaio corresponde a 65% dos turistas que visitam o Rio Grande do Sul.

Regiões[editar | editar código-fonte]

Áreas onde há maior concentração de uruguaios (local ou descendentes)

  1. Uruguaiana (RS)
  2. Porto Alegre (RS)
  3. Santa Maria (RS)
  4. Canoas (RS)
  5. Chapecó (SC)
  6. Pelotas (RS)

Portugal[editar | editar código-fonte]

O número de uruguaios em Portugal é tampouco expressivo. Cerca de 5 mil uruguaios e descendentes vivem em Portugal, sendo a maioria desses original da grande emigração dos anos 70, na época da ditadura.

Regiões[editar | editar código-fonte]

Áreas onde há maior concentração de uruguaios (local ou descendentes)

  1. Lisboa
  2. Estoril
  3. Cascais
  4. Porto

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://oglobo.globo.com/blogs/lafora/posts/2012/01/16/uruguaios-mais-sexo-no-verao-426697.asp
  2. http://pt.wiktionary.org/wiki/uruguaios
  3. «Cópia arquivada» (PDF). Consultado em 23 de janeiro de 2012. Arquivado do original (PDF) em 10 de fevereiro de 2012 
  4. «El discutido legado indígena en la sangre de los uruguayos». EL PAIS (em inglês). 12 de abril de 2007. Consultado em 14 de abril de 2023 
Ícone de esboço Este artigo sobre o Uruguai é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.