Universidade de St. Andrews – Wikipédia, a enciclopédia livre

Universidade de St. Andrews
University of St Andrews
Latim:Universitas Sancti Andreae apud Scotos
Universidade de St. Andrews
Lema Αἰὲν ἀριστεύειν
Nomes anteriores University o St Andras
Fundação 1410–1413
Tipo de instituição Pública
Localização St. Andrews, Escócia, Reino Unido
Funcionários técnico-administrativos 1506
Chanceler Menzies Campbell
Reitor(a) Srđa Popović
Diretor(a) Sally Mapstone
Docentes 1094
Total de estudantes 10330 (2016/17)
Graduação 8250 (2016/17)
Pós-graduação 2080 (2016/17)
Afiliações EUA
Orçamento anual £245,3 milhões
Página oficial www.st-andrews.ac.uk

A Universidade de St. Andrews (em escocês gaélico Oilthigh Chill Rìmhinn, em inglês University of St Andrews) está situada na cidade de St. Andrews, no condado de Fife, e é a universidade mais antiga da Escócia e uma das mais antigas do Reino Unido. Foi fundada no século XV, entre 1410 e 1413, e na atualidade segue como sendo uma das universidades de maior prestígio do país. A Universidade de St. Andrews tornou-se especialmente conhecida fora do Reino Unido durante os anos 2001-2005, durante os quais o Guilherme, Príncipe de Gales cursou ali seus estudos de geografia. É uma universidade pública com aproximadamente 8 400 estudantes.

História[editar | editar código-fonte]

A Universidade de St. Andrews foi fundada em 1410 no priorado da Catedral de St. Andrews e recebeu uma bula pontifícia do Papa de Avinhão Benedicto XIII em 1413. Pronta, a universidade passou a apresentar um crescimento importante: se estabeleceu uma faculdade de pedagogia em 1418, a St Salvator's College em 1450, St Leonard's College em 1511, e a St Mary's College em 1537. Algumas destas instituições e edifícios ainda existem hoje em dia, como a St Salvator's Chapel, situada no St Salvator's Quadrangle, que atualmente albergam vários departamentos da universidade. No momento da sua fundação, a universidade tinha um caráter religioso, e grande parte das disciplinas era ministrada pelos próprios agostinianos da catedral.

Universidade de St. Andrews

A Universidade manteve nos séculos seguintes sua importância e sua influência na Escócia; entretanto, durante o século XIX o número de alunos reduziu consideravelmente, até chegar a menos de 150 na década de 1870. Para solucionar em parte este problema, a universidade fundou uma faculdade em Dundee, que se converteria em um centro pioneiro em pesquisas médicas e científicas. Mais tarde, esta Faculdade tornou-se independente convertendo-se na Universidade de Dundee. Durante o século XX, especialmente na segunda metade do século, a universidade recuperou o número de matrículas e o prestígio perdido não só na Escócia mas também em todo o Reino Unido e em outras partes do mundo, especialmente nos Estados Unidos. Atualmente a Universidade de St. Andrews acolhe cerca de 9 000 pessoas, entre professores e estudantes.

Faculdades e departamentos[editar | editar código-fonte]

A Universidade de St. Andrews conta atualmente com as seguintes faculdades, subdivididas por sua vez em departamentos:

Além disso, a Universidade abriga a "Academia Real Escocesa de Música e Drama" (Royal Scottish Academy of Music and Drama).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]