Universidade de Osaka – Wikipédia, a enciclopédia livre

Universidade de Osaka
Universidade de Osaka
Fundação 1 de maio de 1931
Tipo de instituição Universidade Pública, academic publisher, universidade
Localização Osaka
Japão
34° 49' 9" N 135° 31' 36" E
Mapa
Presidente Shōjirō Nishio
Total de estudantes 23 123
Campus Suita
Website oficial

A Universidade de Osaka (大阪大学, Osaka Daigaku, abreviado como 阪大, Handai) é uma instituição nacional de ensino superior localizada em Osaka, Japão. A Handai foi fundada em 1868 como uma das universidades imperiais e está entre as mais antigas do país.

A Universidade de Osaka é reconhecida pela excelência em ensino e pesquisa, principalmente nas áreas de ciências básicas, tecnologia e medicina. Está diretamente relaciona a um prêmio Nobel de Física concedido ao Professor Hideki Yukawa e foi o local onde Akio Morita, fundador da Sony, completou seus estudos. Os robos desenvolvidos nesta universidade são frequentemente destaque em revistas tecno-científicas.[1]

Atualmente, rankings nacionais e internacionais classificam a universidade de Osaka como uma das melhores do país e da Ásia.

Em 1º de outubro de 2007 foi oficializada a junção da Universidade de Estudos Estrangeiros de Osaka, localizada na cidade de Minoo, com a Universidade de Osaka.[2]

Ex-alunos, representantes da universidade[editar | editar código-fonte]

Os vencedores do Prêmio Nobel, Hideki Yukawa e Akira Yoshino, receberam seus doutorados na Universidade de Osaka. Os ex-alunos incluem ganhadores do Prêmio Crafford, Prêmio Wolf, Prêmio Albert Lasker, Prêmio Robert Koch e muito mais.

Referências

  1. «IEEE Spectrum». Consultado em 4 de agosto de 2010 
  2. «Common traits between Osaka University and Osaka University of Foreign Studies». Consultado em 4 de agosto de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.