Universidade Católica de Lovaina (KU Leuven) – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para a universidade da Valônia, de língua francesa, veja Universidade Católica de Lovaina (UCLouvain).
Universidade Católica de Lovaina
Katholieke Universiteit Leuven
Latim:Universitas Catholica Lovaniensis
Lema Sedes Sapientiae
Fundação 1425, 1834, 1968
Tipo de instituição privada, confessional
Faculdades 15
Localização Lovaina, Brabante Flamengo, Bélgica
Funcionários técnico-administrativos 11.544
Reitor(a) Luc Sels
Docentes 1.561
Total de estudantes 57.181
Doutorado 5.170
Página oficial www.kuleuven.be
O Castelo de Arenberg é parte da Universidade.

A Universidade Católica de Lovaina (em neerlandês: Katholieke Universiteit Leuven, KU Leuven) é uma universidade belga, localizada na cidade de Lovaina, na região da Flandres. A KU Leuven é, atualmente, a maior universidade da região Países Baixos. A institução foi fundada em 1970 a partir da cisão da Universidade Católica de Lovaina, decorrente da crise de 1968, conhecida como affaire de Louvain. Trata-se de uma universidade majoritariamente de língua neerlandesa.

A KU Leuven está sempre entre as 100 melhores universidades do mundo, segundo cinco importantes tabelas de classificação. A partir de 2019, ocupa o 48.º lugar globalmente, de acordo com o Times Higher Education; 80.º, segundo o QS World University Rankings; 56.º no US News Global University Rank; 93.º, segundo o Ranking Acadêmico das Universidades do Mundo. Por quatro anos consecutivos, desde 2016, a Thomson Reuters classificou a KU Leuven como a universidade mais inovadora da Europa, com seus pesquisadores registrando mais patentes do que qualquer outra universidade na Europa. Suas patentes também são as mais citadas por acadêmicos externos. Vários de seus programas estão entre os 100 melhores do mundo, de acordo com o QS World University Rankings por Assunto.


Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.