USS Monitor – Wikipédia, a enciclopédia livre

USS Monitor
USS Monitor
USS Monitor no mar.
   Bandeira da marinha que serviu
Data de encomenda 4 de outubro de 1861
Construção Continental Iron Works & DeLamater Iron Works (principal)
Batimento de quilha 1861
Lançamento 30 de janeiro de 1862
Período de serviço 25 de fevereiro de 1862 a 31 de dezembro de 1862.
Estado Naufragado
Destino Perdido no mar em 31 de dezembro de 1862[1]
Características gerais
Tipo de navio Monitor encouraçado
Deslocamento 1.003 ton
Comprimento 52m
Boca 12.65m
Calado 3.2m
Propulsão Motor a vapor de alavanca oscilatória, 1 hélice
Velocidade 8 nós (9.2mph; 15kmp/h)
Armamento 2 canhões Dahlgren de 280mm (11pol)
Tripulação 59 oficiais e marinheiros

O USS Monitor foi um navio de guerra encouraçado a vapor, comissionado pela Marinha dos Estados Unidos em 1861 e completado em 1862. A embarcação é mais famosa pela participação na primeira batalha entre navios encouraçados de guerra da história, na Batalha de Hampton Roads em 9 de março de 1862, em que o Monitor enfrentou o encouraçado CSS Virginia dos Estados Confederados da América. Além disso foi notada também por conter uma série de inovações, incluindo uma torre giratória, o que levou a mudanças futuras na construção naval. E foi o primeiro de uma longa linha de Classe Monitor de navios de guerra estadunidenses.

O encouraçados eram apenas uma inovação recente, que começaram com as baterias flutuantes de encouraçados da Guerra da Crimeia, com o encouraçado francês La Gloire. Posteriormente os projetos de navios comuns e de guerra mudaram radicalmente.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

No início da Guerra da Secessão, o Congresso Americano havia solicitado à marinha propostas de navios encouraçados para fazer frente ao antigo navio dos Estados da União o Merrimack, que os Confederados estavam construindo. E entre 16 projetos entregues estava o do Monitor de John Ericsson, o navio que Ericsson propunha tinha borda livre baixa e o casco era feito de duas metades, uma sobre a outra. A inferior continha as máquinas, fornalhas, alojamentos para a tripulação e o paiol de carvão; a parte superior, maior, situava-se sobre à inferior, formando uma grande balsa blindada com 457mm de borda livre, que deixava uma pouca área a ser atingida em caso de combate. Nas laterais possuía uma couraça laminada.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  • Coleção Armas de Guerra vol.6 - Navios de Guerra 1520-1899 / Abril Coleções, São Paulo: Abril de 2010. ISBN 9788579711428.
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos navais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.