UAE Team Emirates – Wikipédia, a enciclopédia livre

UAE Team Emirates
Informações
Estatuto
equipa pro (-)
UCI Trade Team I (d) (-)
UCI ProTeam (d) (-)
UCI WorldTeam (a partir de )
Códigos UCI
desconhecido (de a ), LAM (de a ), PAN (), LAM (de a ) e UAD (a partir de )
Disciplina
Países
Fundação
1990 (1990)
Temporadas
33Visualizar e editar dados no Wikidata
Orçamento
7 500 000 € ()
Pessoas chave
Director geral
Brent Copeland (d) (-)
Carlo Saronni (d) ()
Joxean Fernández « Matxín » (d) (a partir de )
Director(s) desportivo(s)
Designações anteriores
Diana-Colnago-Animex
Colnago-Lampre-Sopran
Lampre-Colnago-Animex
Lampre-Polti
-
Lampre-Panaria
Panaria-Vinavil
-
Lampre-Daikin
-
Lampre
Lampre-Caffita
-
Lampre-Fondital
Lampre
Lampre-NGC
Lampre-Farnese Vini
-
Lampre-ISD
-
Lampre-Merida
-
UAE Abu Dhabi
a partir de
UAE Team Emirates
Equipamento
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
equipamento

UAE Team Emirates (código UCI: UAD) é um equipa ciclista profissional dos Emirados Árabes Unidos de categoria UCI Pro Team (máxima categoria de equipas ciclistas). Participa do UCI World Tour bem como de algumas corridas do Circuito Continental principalmente as do UCI Europe Tour.

Yevgueni Petrov portando o maillot do Lampre durante o Giro 2006
Carro da equipa

A partir do ano 2017 a equipa passa a chamar-se UAE Abu Dhabi após assegurar o respaldo de Abu Dabi para assegurar os fundos suficientes para ter a equipa na máxima categoria. Durante meses prévios, a equipa tinha-se enfrentado a um futuro incerto após que a companhia chinesa TJ Sport se retirou de um acordo de patrocínio, o que significa que a licença World Tour da equipa foi catalogada como "em revisão" quando a UCI emitiu licenças a outras equipas em novembro.[1] No entanto, o futuro da equipa agora tem sido assegurado por um patrocinador desde Abu Dabi, conseguindo o aval da UCI com uma licença de nível superior UCI Pro Team para 2017. Isso significa uma mudança de nome a Emirados Árabes Unidos Abu Dhabi, baixo país de registro nos Emirados Árabes Unidos.[2]

História da equipa[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

A equipa funda-se em 1990 baixo o patrocinador «Diana». «Colnago» toma o relevo a Diana em 1991, e finalmente «Lampre» desde 1993. Tem tido vários copatrocinadores durante este tempo, como Daikin ou Fondital.

Durante os anos 1997-1998 a equipa desapareceu temporariamente com o que por causa desse paro deixa de ser a equipa profissional com mais longevidade.

Com o desaparecimento da Saeco no final de 2004, a equipa recebeu a boa parte de dita formação para sua estreia no UCI Pro Tour de 2005. Assim, recalcaram na equipa Damiano Cunego e Gilberto Simoni, entre outros.

2007[editar | editar código-fonte]

Em 2007 conseguiu um total de 31 vitórias. Alessandro Ballan ganhou na primavera a Volta à Flandres, uma clássica considerada como um dos cinco monumentos do ciclismo. No Giro d'Italia a equipa conseguiu duas vitórias de etapas, a conseguir uma a cada um Daniele Bennati e Marzio Bruseghin.

No Tour de France Bennati conseguiu duas vitórias de etapa. Pouco depois Ballan ganhou a Vattenfall Cyclassics de Hamburgo.

Na Volta a Espanha, Bennati completou uma grande temporada conseguindo três vitórias de etapa, conseguindo assim vitórias nas três grandes voltas.

A temporada concluiu com a vitória de Damiano Cunego no Giro de Lombardia, impondo-se pela segunda vez em sua carreira na clássica das folhas caídas, também monumento do ciclismo e considerada como a última grande corrida da temporada.

2008[editar | editar código-fonte]

Em 2008, a equipa teve um início de ano convulso, devido a um controle antidopagem do CONI realizado por surpresa na noite de 28 de janeiro, quando a equipa estava a realizar a sua concentração de pre-temporada habitual em San Vincenzo, uma localidade costeira da Toscana italiana. Depois de uma jornada de treinamento de 215 km, sete ciclistas decidiram à última hora sair a jantar a um restaurante (o qual podia implicar sanções ao não se ter notificado o seu paradeiro anteriormente), voltando às 23:00 ao hotel de concentração. Finalmente todos os ciclistas da equipa solicitados passaram o controle antidopagem, que se prolongou até às 03:30 da madrugada. O controle resultou controvertido como realizou-se fora do horário reconhecido pela AMA (de 7:00 a 22:00); enquanto a AMA considera que realizar controles fora dessas horas em pretemporada não contribui vantagem alguma para detectar dopagem,[3] o promotor antidopagem do CONI Ettore Torri opinava que sim. Alessandro Ballan pediu ir à sede do CONI para aclarar o sucedido.[4] Patxi Vila denunciou que os inspectores não ter-se-iam identificado, o qual não cumpria o regulamento,[5] e os ciclistas receberam o apoio da Associação de Ciclistas Profissionais Italianos (ACCPI).[6] Vila deu positivo por testosterona num controle antidopagem realizado pouco depois, a 3 de março.[7]

Na primavera Damiano Cunego ganhou uma etapa da Volta ao País Basco,[8] e dois dias após dito triunfo (ao dia seguinte de que terminasse a ronda basca) ganhou a Klasika Primavera, ao se impor ao sprint a Alejandro Valverde. Cunego completou a sua boa primeira parte da temporada ganhando a prestigiosa clássica Amstel Gold Race, a primeira das três clássicas das Ardenas.[9]

Marzio Bruseghin foi 3º na classificação geral do Giro d'Italia, pelo que subiu ao pódio de Milão,[10] numa rodada italiana na que também ganhou uma etapa.[11] Cunego, pontal do Lampre, tinha renunciado a correr nesse ano o Giro para poder preparar melhor o Tour de France,[12] ainda que obteve uns resultados discretos na prova francesa.

Na Volta a Espanha, Ballan ganhou a etapa com final no alto da Rabassa.[13] Cunego, por sua vez, não pôde estar entre os favoritos da geral.

No Mundial disputado em Varese, Ballan proclamou-se Campeão do Mundo de ciclismo em Estrada, conquistando a medalha de ouro e o maillot arco-íris, vestindo as cores da selecção italiana; Cunego foi segundo, conseguindo assim um histórico doblete para Itália, e também para o Lampre, equipa no que militam ambos.[14]

Damiano Cunego ganhou em outubro o Giro de Lombardia, a última das grandes carreiras da temporada ciclista, obtendo assim uma vitória mais para sua equipa e ganhando dita clássica por terceira vez.[15] Cunego finalizou segundo na classificação do UCI Pro Tour desse ano.

2010: Problemas extra desportivos[editar | editar código-fonte]

Problemas económicos[editar | editar código-fonte]

Depois de problemas para especificar a sua licença UCI Pro Tour a começos do ano, por alguns assuntos nos avais da equipa, a UCI outorgou uma licença provisória até 31 de março de 2010, data em que revisar-se-ia a situação da equipa de novo, e tomar-se-ia uma decisão. Finalmente, a UCI concedeu à Lampre-Farnese a licença Pro Tour definitiva a 1 de abril de 2010.

Investigação por dopagem a alguns corredores[editar | editar código-fonte]

Depois de uma investigação aberta pela polícia italiana em março de 2010 contra a dopagem em Itália, registaram-se os domicílios de Alessandro Petacchi e Lorenzo Bernucci, encontrando-se "limpo" o do primeiro, e achando algumas substâncias no do segundo, que alegou que eram utilizados pela sua irmã. Bernucci foi afastado da equipa, enquanto continuava-se com a investigação. e encontravam alguns corredores da equipa atual, e outros que tinham deixado o Lampre neste ano, como Ballan ou Santambrogio, ambos na BMC Racing Team. Os dois corredores foram afastados da equipa inicialmente, à espera da investigação, mas devido à falta de provas, ambos corredores voltaram à atividade normal na sua equipa, ao igual que as suspeitas sobre os corredores atualmente no Lampre-Farnese parecem ir diluindo-se.

Veículos de serviço na Volta a Espanha de 2010

Vitórias no Tour, Volta e provas UCI Pro Tour[editar | editar código-fonte]

Lampre obteve vitórias de etapa tanto no Tour de France como na Volta a Espanha. Dois na rodada francesa, obtidas por Alessandro Petacchi além do maillot verde (classificação por pontos) e uma etapa na rodada espanhola conquistada por Petacchi também. Ademais Damiano Cunego assinou um segundo posto de etapa no Giro d'Italia e um terceiro posto de etapa no Tour.

Ademais, conseguiram vários triunfos em carreiras UCI Pro Tour, como uma etapa na Volta ao País Basco, obtida por Gavazzi, uma etapa e a classificação geral do Volta à Romandia, depois da desclassificação de Valverde conseguida pelo jovem Simon Špilak, em Dauphiné Libéré com Grega Bole, na Volta à Suíça com Petacchi, ou na Volta à Polónia com Lorenzetto.

2011[editar | editar código-fonte]

Nesse ano entrou como segundo patrocinador a empresa ucraniana ISD[16] com o que entraram numerosos ciclistas desse país (ao igual que passou com a ISD-Neri). Ademais, um dos seus copatrocinadores, AMPO, que já "ajudou" para que se gerisse o contrato de Andrey Kashechkin a passada temporada,[17] exigiu o contrato de Aitor Pérez Arrieta.[18]

2012[editar | editar código-fonte]

Depois de um excelente papel no Giro d'Italia de 2011 por parte de Michele Scarponi, no que conseguiu ser 2º por trás de Alberto Contador e posteriormente depois da desclassificação deste, sendo declarado ganhador, a equipa iniciava 2012 com o objectivo de ganhar o Giro, depois de um bom papel de Alessandro Petacchi em Tour Down Under, onde fez 2º e 3º em várias etapas. Na Settimana Coppi e Bartali, a jovem pérola da equipa, Diego Ulissi fez um "doblete" ganhando a 3ª e a 4ª etapa, ademais Damiano Cunego ganhou a 2ª etapa do Giro del Trentino, e em maio, ia estrear-se Alessandro Petacchi, ganhando a 1ª e a 3ª etapa da Volta a Baviera.

2014[editar | editar código-fonte]

Os seus principais corredores em 2014 são, como no ano passado, Damiano Cunego ganhador de um Giro d'Italia, e os novos corredores para esta temporada, o campeão do mundo em estrada de 2013, o português Rui Costa e o norte-americano Chris Horner, ganhador da Volta a Espanha 2013.

2016[editar | editar código-fonte]

O patrocinador principal até ao ano de 2016 foi a empresa Lampre, dedicada à indústria do aço,[19] que deu o nome à equipa desde a sua criação. Ao longo da história o nome completo da esquadra tem ido mudando em função dos copatrocinadores, sendo as últimas temporadas a empresa metalúrgica ucraniana ISD. Desde 2013 até 2016 o copatrocinador foi o fabricante de bicicletas Merida de Taiwan, chamando-se a equipa Lampre-Merida.[20]

Corredor melhor classificado nas Grandes Voltas[editar | editar código-fonte]

Ano Giro d'Italia Tour de France Volta a Espanha
1990 20.º

Polónia Zenon Jaskuła

- -
1991 16.º

Itália Gianluca Bortolami

- -
1992 7.º

Rússia Pável Tonkov

- -
1993 5.º

Rússia Pável Tonkov

73.º

Itália Gianluca Bortolami

46.º

Polónia Zbigniew Spruch

1994 4.º

Rússia Pável Tonkov

6.º

Itália Roberto Conti

-
1995 6.º

Rússia Pável Tonkov

81.º

Itália Davide Perona

-
1996 1.º

Rússia Pável Tonkov

36.º

Suíça Oscar Camenzind

-
1997 Não é uma equipa profissional
1998 Não é uma equipa profissional
1999 11.º

Suíça Oscar Camenzind

50.º

Itália Mariano Piccoli

22.º

Itália Massimo Codol

2000 3.º

Itália Gilberto Simoni

- 22.º

Suíça Oscar Camenzind

2001 1.º

Itália Gilberto Simoni

52.º

Itália Marco Pinotti

36.º

Itália Gilberto Simoni

2002 4.º

Espanha Juanma Gárate

3.º

Lituânia Raimondas Rumsas

31.º

Itália Simone Bertoletti

2003 6.º

Lituânia Raimondas Rumsas

- 52.º

Espanha Patxi Vila

2004 7.º

Itália Wladimir Belli

- 23.º

Espanha Juanma Gárate

2005 2.º

Itália Gilberto Simoni

13.º

Itália Eddy Mazzoleni

23.º

Polónia Sylvester Szmyd

2006 4.º

Itália Damiano Cunego

11.º

Itália Damiano Cunego

14.º

Polónia Sylvester Szmyd

2007 5.º

Itália Damiano Cunego

18.º

Eslovénia Tadej Valjavec

25.º

Polónia Sylvester Szmyd

2008 3.º

Itália Marzio Bruseghin

25.º

Polónia Sylvester Szmyd

10.º

Itália Marzio Bruseghin

2009 7.º

Itália Marzio Bruseghin

51.º

Suíça David Loosli

8.º

Itália Paolo Tiralongo

2010 11.º

Itália Damiano Cunego

27.º

Itália Damiano Cunego

16.º

Cazaquistão Andrey Kashechkin

2011 1.º

Itália Michele Scarponi

6.º

Itália Damiano Cunego

54.º

Polónia Przemysław Niemiec

2012 4.º

Itália Michele Scarponi

24.º

Itália Michele Scarponi

15.º

Polónia Przemysław Niemiec

2013 4.º

Itália Michele Scarponi

21.º

Colômbia José Serpa

15.º

Itália Michele Scarponi

2014 19.º

Itália Damiano Cunego

17.º

Estados Unidos Chris Horner

26.º

Polónia Przemysław Niemiec

2015 40.º

Polónia Przemysław Niemiec

30.º

Espanha Rubén Plaza

21.º

Portugal Nelson Oliveira

2016 21.º

Itália Diego Ulissi

8.º

África do Sul Louis Meintjes

40.º

África do Sul Louis Meintjes

2017 11.º

Eslovénia Jan Polanc

8.º

África do Sul Louis Meintjes

12.º

África do Sul Louis Meintjes

2018 24.º

Itália Valerio Conti

8.º

República da Irlanda Daniel Martin

23.º

Itália Fabio Aru

2019 14.º

Eslovénia Jan Polanc

14.º

Itália Fabio Aru

3.º

Eslovénia Tadej Pogačar

Material ciclista[editar | editar código-fonte]

A equipa utiliza bicicletas Colnago.

Sede[editar | editar código-fonte]

A sede da equipa encontra-se em Usmate Velate (Província de Monza e Brianza, Itália).

Classificações UCI[editar | editar código-fonte]

A União Ciclista Internacional elaborava o Ranking UCI de classificação dos ciclistas e equipas profissionais.

Até ao ano de 1996, a data de sua extinção temporária, a classificação da equipa e de seu ciclista mais destacado foi a seguinte:[21][22]

Ano Classificação por equipas Melhor corredor na classificação individual Posição
1990 ?? ?? ??
1991 ?? ?? ??
1992 ?? ?? ??
1993 ?? ?? ??
1994 ?? ?? ??
1995 Itália Maurizio Fondriest 13º
1996 Rússia Pavel Tonkov 24º

A partir de 1999, data na que a equipa reapareceu, e até 2004 a UCI estabeleceu uma classificação por equipas divididas em três categorias (primeira, segunda e terceira). A classificação da equipa foi a seguinte:[21][22]

Ano Categoria Classificação por equipas Melhor corredor na classificação individual Posição
1999 Primeira 17º Suíça Oscar Camenzind 13º
2000 Primeira Itália Gilberto Simoni 12º
2001 Primeira 17º Itália Gilberto Simoni
2002 Primeira 18º Lituânia Raimondas Rumsas 40º
2003 Primeira 18º Itália Francesco Casagrande 13º
2004 Primeira 19º Espanha Igor Astarloa 62º

A partir de 2005 a UCI instaurou o circuito profissional de máxima categoria, o UCI Pro Tour, onde a equipa está desde que se criou dita categoria. As classificações da equipa são as seguintes:[23][21]

Ano Classificação por equipas Melhor corredor na classificação individual Posição
2005 16º Itália Gilberto Simoni 12º
2006 Itália Alessandro Ballan
2007 10º Itália Damiano Cunego
2008 17º Itália Damiano Cunego

Depois de discrepâncias entre a UCI e as Grandes Voltas, em 2009 teve-se que refundar o UCI Pro Tour numa nova estrutura chamada UCI World Ranking, formada por carreiras do UCI World Calendar; e a partir do ano 2011 unindo na denominação comum do UCI World Tour. A equipa seguiu sendo de categoria UCI Pro Tour.[24][25][21]

Ano Classificação por equipas Melhor corredor na classificação individual Posição
2009 13º Itália Damiano Cunego 12º
2010 14º Itália Alessandro Petacchi 24º
2011 Itália Michele Scarponi
2012 14º Itália Damiano Cunego 21º
2013 14º Itália Michele Scarponi 16º
2014 14º Portugal Rui Costa
2015 12º Portugal Rui Costa
2016 15º Portugal Rui Costa 19º
2017 12º Itália Diego Ulissi 16º
2018 12º Noruega Alexander Kristoff 27º
2019 Noruega Alexander Kristoff

Palmarés[editar | editar código-fonte]

Para anos anteriores, veja-se Palmarés da UAE Team Emirates

Palmarés 2022[editar | editar código-fonte]

UCI WorldTour[editar | editar código-fonte]

Datas Corridas Vencedor
23 de fevereiro Emirados Árabes Unidos 4.ª etapa do UAE Tour Eslovénia Tadej Pogačar
26 de fevereiro Emirados Árabes Unidos 7.ª etapa do UAE Tour Eslovénia Tadej Pogačar
26 de fevereiro Emirados Árabes Unidos UAE Tour Eslovénia Tadej Pogačar
5 de março Itália Strade Bianche Eslovénia Tadej Pogačar
10 de março França 5.ª etapa da Paris-Nice Estados Unidos Brandon McNulty
10 de março Itália 4.ª etapa da Tirreno-Adriático Eslovénia Tadej Pogačar
12 de março Itália 6.ª etapa da Tirreno-Adriático Eslovénia Tadej Pogačar
13 de março Itália Tirreno-Adriático Eslovénia Tadej Pogačar
24 de março Espanha 4.ª etapa da Volta à Catalunha Portugal João Almeida
28 de maio Itália 20.ª etapa do Giro d'Italia Itália Alessandro Covi

UCI ProSeries[editar | editar código-fonte]

Datas Corridas Vencedor
10 de fevereiro Omã 1.ª etapa do Tour de Omã Colômbia Fernando Gaviria
15 de fevereiro Omã 6.ª etapa do Tour de Omã Colômbia Fernando Gaviria
17 de fevereiro Espanha 2.ª etapa da Volta à Andaluzia Itália Alessandro Covi
26 de fevereiro França Faun-Ardèche Classic Estados Unidos Brandon McNulty
2 de março Itália Troféu Laigueglia Eslovénia Jan Polanc
18 de março Bélgica Bredene Koksijde Classic Alemanha Pascal Ackermann
27 de março Itália GP Industria & Artigianato di Larciano Itália Diego Ulissi
29 de maio França 4.ª etapa da Boucles de la Mayenne Colômbia Juan Sebastián Molano

Circuitos Continentais da UCI[editar | editar código-fonte]

Datas Circuito Corridas Vencedor
26 de janeiro UCI Europe Tour de 2022 Espanha Troféu Calvià Estados Unidos Brandon McNulty
12 de fevereiro UCI Europe Tour de 2022 Espanha Volta a Múrcia Itália Alessandro Covi
1 de março UCI Europe Tour de 2022 Bélgica Le Samyn Itália Matteo Trentin
20 de março UCI Europe Tour de 2022 Itália Per sempre Alfredo Suíça Marc Hirschi

Campeonatos nacionais[editar | editar código-fonte]

Datas Corridas Vencedor
5 de março Emirados Árabes Unidos Campeonato dos Emirados Árabes Unidos Contrarrelógio (CRI) Emirados Árabes Unidos Yousef Mirza Bani Hammad
12 de março Emirados Árabes Unidos Campeonato dos Emirados Árabes Unidos em Estrada Emirados Árabes Unidos Yousef Mirza Bani Hammad

Plantel[editar | editar código-fonte]

Para anos anteriores, ver Elencos da UAE Team Emirates

Elenco de 2022[editar | editar código-fonte]

Corredor[26] Nascimento Nacionalidade Equipa de 2021
Pascal Ackermann 17/01/1994  Alemanha Bora-Hansgrohe
João Almeida 05/08/1998 Portugal Portugal Deceuninck-Quick Step
Andrés Camilo Ardila 02/06/1999  Colômbia UAE Team Emirates
Juan Ayuso 16/09/2002 Espanha UAE Team Emirates
George Bennett 07/04/1990  Nova Zelândia Team Jumbo-Visma
Mikkel Bjerg 03/11/1998  Dinamarca UAE Team Emirates
Alexys Brunel 10/10/1998  França Groupama-FDJ
Rui Costa 05/10/1986 Portugal Portugal UAE Team Emirates
Alessandro Covi 29/09/1998  Itália UAE Team Emirates
Finn Fisher-Black 21/12/2001  Nova Zelândia UAE Team Emirates
Davide Formolo 25/10/1992  Itália UAE Team Emirates
Fernando Gaviria 19/08/1994  Colômbia UAE Team Emirates
Ryan Gibbons 13/08/1994 África do Sul UAE Team Emirates
Felix Groß 04/09/1998  Alemanha UAE Team Emirates (stagiaire)
Marc Hirschi 24/08/1998  Suíça UAE Team Emirates
Álvaro Hodeg 16/09/1996  Colômbia Deceuninck-Quick Step
Vegard Stake Laengen 07/02/1989  Noruega UAE Team Emirates
Rafał Majka 12/09/1989  Polónia UAE Team Emirates
Brandon McNulty 02/04/1998  Estados Unidos UAE Team Emirates
Yousef Mirza Bani Hammad 08/10/1988  Emirados Árabes Unidos UAE Team Emirates
Juan Sebastián Molano 04/11/1994  Colômbia UAE Team Emirates
Ivo Oliveira 05/09/1996 Portugal Portugal UAE Team Emirates
Rui Oliveira 05/09/1996 Portugal Portugal UAE Team Emirates
Tadej Pogačar 21/09/1998  Eslovênia UAE Team Emirates
Jan Polanc 06/05/1992  Eslovênia UAE Team Emirates
Maximiliano Richeze 07/03/1983  Argentina UAE Team Emirates
Marc Soler 22/11/1993 Espanha Movistar Team
Joel Suter 25/10/1998  Suíça Bingoal Pauwels Sauces WB
Matteo Trentin 02/08/1989  Itália UAE Team Emirates
Oliviero Troia 01/09/1994  Itália UAE Team Emirates
Diego Ulissi 15/07/1989  Itália UAE Team Emirates

Referências

  1. «Former Lampre-Merida team granted World Tour licence after securing Abu Dhabi backing»  (em inglês)
  2. «UCI awards final World Tour licence to UAE Abu Dhabi» (em inglês) 
  3. Controles à meia-noite, em elpais.com
  4. Ballan requests CONI hearing, em cyclingnews.com
  5. ESCLARECIMENTO, em patxivila.com
  6. ACCPI supports Lampre after late night controls
  7. «Patxi Vila, positivo por testosterona | Ciclismo | desportos | elmundo.es» 
  8. https://web.archive.org/web/20080723231032/http://es.eurosport.yahoo.com/11042008/47/vuelta-pais-vasco-cunego-gana-contador-refuerza-liderato.html
  9. «Cunego vontade em Cauberg a Amstel Gold Race :: Lostxirrindularis.com :: Tua comunidade de ciclismo, com notícias de ciclismo, foros, classificações, contratos» 
  10. «Alberto Contador campeão do Giro d'Italia de 2008 - Marca.com» 
  11. «Bruseghin ganha a 10a. etapa do Giro por adiante de Contador - Yahoo! Eurosport». Cópia arquivada em 15 de outubro de 2008 
  12. «Cunego renúncia ao Giro d'Italia para tentar o "assalto" a Tour de France | terra» 
  13. «O ciclista italiano Alessandro Ballan dá-se um banho de glória na Rabassa e viste-se de ouro - Yahoo! Eurosport» 
  14. «O italiano Ballan vontade o Mundial» 
  15. «Cunego vontade seu terceiro Giro de Lombardia / Profissionais / Notícias do ciclismo / BICI CICLISMO» 
  16. Lampre e ISD unem suas forças marca.com
  17. «Kashechkin pode ser chave na relação de Lampre e Ampo». Consultado em 27 de maio de 2019. Arquivado do original em 17 de março de 2016 
  18. Aitor Pérez Arrieta estreiaará com Lampre-ISD no Tour Down Under
  19. Página oficial da empresa Lampre Perfil da empresa
  20. Team Lampre-Merida, uma realidade a partir de 2013 bicicilismo.com
  21. a b c d memoire-du-cyclisme.net (ed.). «Classificações FICP, UCI, UCI Pro Tour e UCI World Ranking (de 1986 a 2009)» (em francês). Consultado em 26 de outubro de 2009 
  22. a b UCI (ed.). «UCI Rankings» (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2010. Arquivado do original em 19 de agosto de 2011 
  23. UCI Pro Tour (ed.). «Results & Rankings archives» (em inglês). Consultado em 4 de novembro de 2009. Arquivado do original em 29 de janeiro de 2010 
  24. UCI (ed.). «2009 UCI World Ranking» (em inglês). Consultado em 4 de novembro de 2009. Cópia arquivada em 5 de outubro de 2009 
  25. UCI (ed.). «UCI World Ranking - 2010» (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2010. Cópia arquivada em 21 de outubro de 2013 
  26. Modelo UAE Team Emirates 2022

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre UAE Team Emirates