Tucídides – Wikipédia, a enciclopédia livre

Tucídides
Tucídides
Busto de Tucídides
Nome completo Θουκυδίδης (Thukydídēs)
Nascimento 460 a.C.
Atenas
Morte 400 a.C.
Atenas
Nacionalidade grego

Tucídides, em grego Θουκυδίδης, transl. Thukydídēs, (Atenas, ca. 460 a.C. — Atenas, ca. 400 a.C.) foi um historiador da Grécia Antiga e general.

Escreveu a História da Guerra do Peloponeso, da qual foi testemunha e participante,[nota 1][1] em que, em oito volumes, conta a guerra entre Esparta e Atenas ocorrida no século V a.C. Preocupado com a imparcialidade, ele relata os fatos com concisão e procura explicar-lhes as causas. Tucídides escreveu essa obra pois pensava a Guerra do Peloponeso como um acontecimento de grande relevância para a história da Grécia, mais do que qualquer outra guerra anterior. Esta sua obra é vista no mundo inteiro como um clássico, e representa a primeira obra de seu estilo.

A obra de Tucídides foi revalorizada no ocidente devido à tradução da História da Guerra do Peloponeso para o inglês, por Thomas Hobbes.[2]

Tucídides também foi um dos primeiros a notar que as pessoas que sobreviviam às epidemias de peste em Atenas eram poupadas durante os surtos posteriores da mesma doença, conhecimento importante que num futuro remoto seria a base da vacinação. Portanto, considera-se que por conta de sua imparcialidade analítica Tucídides foi um dos pais da ciência histórica e sua imparcialidade o levou a negar a influência de deuses em suas análises.

Pelo foco no problema da guerra e devido à análise dos conflitos entre as Pólis da Grécia Antiga, a corrente de pensamento teórico realista das Relações Internacionais, no século XX, passou a considerar Tucídides como o "avô" do próprio realismo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O que se sabe certamente sobre Tucídides é o que o mesmo escreve em sua narrativa. Era ateniano e seu pai se chamava Olorus. Tinha mais de 30 anos quando foi eleito estratego (general) em 424 a.C e possuía propriedade em Trácia, como minas de ouro.

Esteve em Atenas e contraiu a doença na epidemia da Peste de Atenas. Tempos depois, recebeu comando da frota na região de Trácia, porém falhou em impedir a captura de Anfípoles pelo general espartano Brásidas e, por isso, foi exilado por 20 anos.[3]

A data e razão exatas de sua morte não são precisas, mas provavelmente morreu não muito depois de 404 a.C, pelo término brusco de sua narrativa.[4]

Notas

  1. Desde o início da guerra do Peloponeso recolheu dados para escrever sobre o assunto, que então agitava toda a Grécia. Viveu a maior parte de sua vida na Trácia, relatando os fatos da guerra e viajando algumas vezes para se documentar com mais segurança.

Referências

  1. Enciclopédia Barsa - Vol. 15, pgs. 225-226. "Encyclopædia Britannica Consultoria Comercial Ltda". São Paulo (1994).
  2. «Online Library of Liberty - Thucydides». Consultado em 23 de junho de 2009 
  3. «Tucídides: História da Guerra do Peloponeso» (PDF). Consultado em 3 de junho de 2023 
  4. Gomme, Arnold (21 de abril de 2023). «Thucydides». Encyclopedia Britannica. Consultado em 3 de junho de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.