Tsultrim Gyatso – Wikipédia, a enciclopédia livre

Tsultrim Gyatso
Nascimento 25 de abril de 1816
Litang
Morte 30 de setembro de 1837
Lassa
Ocupação político, escritor
Religião budismo tibetano, Rimê

Tsultrim Gyatso (Litang, 29 de março de 1816Lassa, 30 de setembro de 1837) foi o 10º Dalai Lama do Tibete. Viveu entre 1816 e 1837.

Vida[editar | editar código-fonte]

Tsultrim Gyatso nasceu em 1816, em uma família modesta de Chamdo, no leste do Tibete.

Naquela época, o Tibete estava passando por um período político e social particularmente opaco, no contexto de um governo fraco e corrupto e inúmeras potências estrangeiras nos arredores tentando se infiltrar no reino das montanhas, mas o VII Panchen Lama, Palden Tenpai Nyima, querendo encontrar uma solução entrou em jogo e pela primeira vez ele usou a Urna Dourada, um artefato antigo que foi reconhecido como tendo imensos poderes, para identificar o novo Dalai Lama. Forneceu muitos sinais pelos quais, em 1820, permitiu aos lamas encontrar a reencarnação do Buda da Compaixão no filho de Chamdo , que foi entronizado na Potala em 1822, embora a família de origem permanecesse sem herdeiros. Dado o grande poder demonstrado, a urna dourada foi consultada várias vezes no futuro para a identificação dos novos Dalai Lamas.

Tendo se tornado monge, teve o tutor principal no VII Panchen Lama. Em 1826, ingressou no Mosteiro de Drepung, onde aprendeu perfeitamente o Sutra e o Tantrismo, e foi iniciado nos principais textos do budismo tibetano que estudou constantemente ao longo de sua vida. Em 1831, logo que foi completamente investido no cargo por seu tutor Panchen Lama, renovou o Palácio Potala e, aos dezenove anos, recebeu a ordenação plena do Gelong, novamente do Grande Erudito.[1]

Ele morreu em setembro de 1837, aos vinte e um anos.

Referências

  1. «The Tenth Dalai Lama, Tsultrim Gyatso». The Treasury of Lives (em inglês). Consultado em 30 de março de 2022 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Tsultrim Gyatso

Precedido por
Lungtok Gyatso
Dalai Lama
1816 - 1837
Sucedido por
Khendrup Gyatso
Ícone de esboço Este artigo sobre budismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa religiosa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.