Trident Studios – Wikipédia, a enciclopédia livre

O prédio original da Trident Studios na St Anne's Court, Soho, Londres, 2018, com a placa azul de David Bowie

Trident Studios (atualmente, Sound Studio) é um estúdio de gravação localizado em St Anne's Court, 17 no distrito de Soho, em Londres, Inglaterra. Tornou-se famoso por ter sido muito utilizado nas décadas de 70 e 80 por vários cantores e conjuntos musicais ligados ao rock'n'roll, pop e jazz.

História[editar | editar código-fonte]

O Trident Studios foi construído em 1967 pelos irmãos Norman and Barry Sheffield. Era um estúdio moderno, com tecnologia de última geração para a época. Em um tempo em que as gravações eram realizadas em quatro canais, ele possuia estúdio com oito canais.

Em março de 1968 o conjunto Manfred Mann grava a música My Name's Jack que tornou-se grande sucesso e passou a impulsionar a reputação do Trident como estúdio de gravação.

O Trident Studios foi o primeiro estúdio a utilizar o moderno sistema de redução de ruídos Dolby na Inglaterra. Outro avanço dos irmãos Sheffield foi o uso do "Ampex eight-track machine", gravador de oito canais, assim que ele saiu da fábrica. Enquanto os outros estúdios ainda estavam testando a eficiência da máquina, eles a colocaram imediatamente para utilizar, mais tarde afirmando que "se ela foi fabricada, então era boa para uso".

O Trident Studios foi vendido pelos irmãos Sheffield em dezembro de 1981 e agora chama-se The Sound Studio [1].

Atualmente, ele possui um "tour" turístico denominado "Magical History Tour" para o público interessado. Neste passeio, pode-se visitar o local e ouvir 35 minutos de músicas famosas que foram gravadas por lá e ouvir o guia contar a história de como algumas delas foram realizadas. As paredes do estúdio são decoradas com motivos que lembram momentos antológicos vividos dentro dele. Isso mantém a "magia" do local e preserva viva a história da música comtemporânea.

Gravações célebres[editar | editar código-fonte]

Artistas[editar | editar código-fonte]

A lista dos artistas que passaram pelo Trident Studios é extensa e inclui: Billy Preston, Mary Hopkin, James Taylor, todos os Beatles em carreira solo, Elton John, Marc Bolan/T.Rex, Carly Simon, Frank Zappa, Rolling Stones, Free, Plastic Ono Band, Lindisfarne , Dusty Springfield, Mahavishnu Orchestra, Jeff Beck/Rod Stewart, Queen, Lou Reed, Rick Wakeman, David Bowie, Harry Nilsson, Genesis, James Taylor, Free, entre outros.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]