Transvaal – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: "Transvaal" redireciona para este artigo. Para a antiga República do Transvaal, veja República Sul-Africana.
Bandeira do Transvaal
Localização (em vermelho) na África do Sul

Transvaal[1][2] (pronúncia em africanse: [ˈtrɐns.fɑːl]) é como se chama a região da África do Sul situada acima do rio Vaal, no nordeste do país. Transvaal também foi o nome de uma província da África do Sul situada nessa região que existiu entre 1910 e 1994, com capital em Pretória.

História[editar | editar código-fonte]

No século XIX, Transvaal designava os territórios que se constituíram em uma república bôer denominada Zuid-Afrikaansche Republiek (República sul-africana), informalmente referida como República do Transvaal. Esses territórios ocupavam toda a parte norte da África do Sul, situados a montante do rio Vaal até ao rio Limpopo.

Anexado pelos britânicos em 1902, o Transvaal tornou-se, em 1910, uma das quatro províncias sul-africanas.

Em 1910, as repúblicas bôeres se juntaram à Colônia do Cabo para formar a União Sul Africana. Meio século mais tarde, em 1961, a União deixou de ser parte da Commonwealth of Nations e tornou-se a República da África do Sul. O PWV (Pretória - Witwatersrand - Vereeniging), conurbação no Transvaal, tornou-se potência econômica da África do Sul, posição que mantém até hoje a província de Gauteng.

A província já não mais existe. Em 1994, o território do Transvaal foi dividido em quatro novas províncias: Gauteng, Noroeste, Limpopo e Mpumalanga.

Ali se encontra Witwatersrand, o complexo industrial mais importante da África do Sul.

Referências

  1. «transvaaliano». Dicionário Michaelis 
  2. «Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa». Academia Brasileira de Letras. Consultado em 4 de novembro de 2016