Transporte combinado acompanhado – Wikipédia, a enciclopédia livre

O transporte combinado acompanhado é o termo oficial empregue pela União Europeia para definir o transporte de um camião completo - composto pelo tractor, o remoque e o condutor -, ou o de automóvel e os seus passageiros, num outro meio de transporte, seja ele combóio, barco, etc. [1]

Este sistema é uma das formas do transporte combinado que se pode resumir como sendo o transporte por mais de um sistema de transporte, logo que utiliza vários meios de transporte.

Estrada-combóio[editar | editar código-fonte]

O transporte combinado acompanhado quando relacionado com o combóio é conhecido pelo termo estrada-combóio. Este sistema já é utilizado há vários anos e basta percorrer os sítios web das companhias de caminho de ferro para se aperceber das inúmeras ofertas para turistas em período de férias [2]. Mas muito mais importante que estas ofertas periódicas há, na Europa, as ofertas de países de montanha como a Áustria, a França, a Itália e a Suíça.

Suíça[editar | editar código-fonte]

A Suíça para limitar o transito de camiões nas estradas de montanha, tomou há vários anos a iniciativa de construir dois túneis ferroviários que são o Túnel de base de Lötschberg e o Túnel de base de São Gotardo com o fim de transferirem o tráfico de mercadorias da estrada para a combóio. Actualmente há dois serviços com uma dezena de viagens nos dois sentidos e por dia, entre:

Traçado do túnel do Gotardo

França[editar | editar código-fonte]

A frança, que designa este sistema como trains-autos, tem a fr:Autoroute ferroviaire alpine que liga a  França e a  Itália pelo Túnel ferroviário do Fréjus [3].

Imagens[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. «Transporte combinado acompanhado» (em francês)  - Jul. 2012
  2. a b «Train-autos du Simplon» (em francês)  Arquivado em 14 de março de 2012, no Wayback Machine. - Jul. 2012
  3. Revue de l'AFAC, n° 426, année 1994, page 10 (source : Direction des ouvrages d'art de la SNCF)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Liens externes[editar | editar código-fonte]