Torre CN – Wikipédia, a enciclopédia livre

Torre CN

A Torre CN, em Toronto.

A Torre CN foi a estrutura mais alta do mundo de 1976 a 2010

História
Arquiteto
John Andrews Architect
WZMH Architects
Período de construção
Abertura
Status
Completa
Uso
observação, telecomunicações e restaurante.
Arquitetura
Material
Altura
Telhado : 457.2 m
Pisos
147 (equivalente)
Elevador
6
Administração
Proprietário
Canada Lands Company (en)
Website
Localização
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

A Torre CN, localizada em Toronto, Ontario, Canadá é uma torre turística e de comunicações que tem 553,33 metros (1 815 pés)[1] de altura, sendo a terceira maior torre do mundo. Ultrapassou a Torre Ostankino em 1975 quando sua construção foi concluída e foi declarada a estrutura mais alta do mundo. Em 12 de setembro de 2007 após ser detentora do título por 32 anos, a Torre CN foi ultrapassada em altura pelo edifício, na época ainda em construção, Burj Khalifa.[2] Ela é o principal cartão postal de Toronto, atraindo mais de dois milhões de visitantes anualmente.

CN se refere originalmente a Canadian National, a companhia ferroviária que construiu a torre. Privatizada em 1995, a nova administração da companhia decidiu se desfazer de qualquer propriedade que não estivesse relacionada com o setor ferroviário. Com isto, a posse da Torre CN foi transferida para a Canada Lands Company, uma companhia do governo canadense. A torre já era popularmente conhecida como CN Tower, e o governo, que queria remover o nome da empresa ferroviária da torre, mas para manter o acrônimo intacto, mudou seu nome para Canada's National Tower.

História[editar | editar código-fonte]

Vista da Torre CN à noite.

O conceito de construção da Torre CN foi proposto em 1968 pela Canadian National Railway para resolver constantes problemas de comunicações que aconteciam devido à construção de prédios e arranha-céus cada vez mais altos no centro da cidade, e para mostrar a força da indústria canadense, e a da CN em particular. O plano evoluiu nos anos seguintes, até que em 1972 o projeto tornou-se oficial. A torre faria parte do Metro Centre, uma grande estação Ferroviária em construção fora da cidade. Nas equipes que participaram estavam a John Andrews Architects em associação com a WZMH Architects; Webb, Zerafa, Menkes, Housden como Arquitetos auxiliares; e a Fundação de Construção Civil e Canron (Eastern Structural Division).

Na época, Toronto era uma "cidade explosiva", no final dos anos 1960 e início dos anos 1970 tinha-se notado a construção de inúmeros grandes prédios no centro. A radiodifusão no centro da cidade ficou muito difícil, devido às reflexões fora dos edifícios. A única solução seria instalar as antenas acima dos edifícios, exigindo uma torre de 300 metros (984 pés) de altura. Além disso, naquela época a maioria das comunicações de dados ocorreu por transmissão de microondas, cujas antenas foram colocadas nos telhados de grandes edifícios. Com um novo arranha-céu construído a cada ano no centro econômico da cidade, os links de microondas já não eram possíveis. A Torre CN é destinada ao aluguel de suas antenas para transmissão de sinais, cobrindo praticamente qualquer construção na grande Toronto. A Torre CN pode ser vista de lugares tão distantes como a Gamble Street, em Richmond Hill, Ontário, a aproximadamente 30 quilômetros ao norte, e de vários pontos da costa sul do Lago Ontário, a 48 quilômetros ao sul.

Construção[editar | editar código-fonte]

Suportes sendo levantados em agosto 1974.

A construção da Torre CN iniciou no dia 10 de fevereiro de 1973 com massivas escavações para a fundação da base da torre. Quando foi completada, 56 000 toneladas de sujeira e terra foram removidos de 15 metros de profundidade, e a base incorporou 7 000 metros cúbicos de concreto com 450 toneladas de barras de ferro e 36 toneladas de cabos de aço construídos para uma espessura de 6,7 metros. Esta parte da construção foi bastante rápida, com apenas quatro meses necessários entre o início da construção da base até ser concluído para iniciar a construção vertical.

O centro de Toronto visto da Torre CN.

Foi utilizado um concreto especial de alta qualidade misturado com água, se tornando um molde maciço, sendo usado como elemento para a construção da base da torre. Enquanto o concreto ia endurecendo, a estrutura ia se elevando, a base do concreto ia diminuindo e a torre ia sendo suportada por macacos hidráulicos. Com essa técnica, a torre subia 6 metros por dia. O concreto foi derramado continuamente por uma equipe de 1 532 pessoas até 22 de fevereiro de 1974, durante o qual ela já havia se tornado a estrutura mais alta do Canadá, ultrapassando a recém-construída Inco Superstack que usou métodos semelhantes em sua realização. No total, a torre contém 40 500 metros cúbicos de concreto. Um desafio existente foram os esforços necessários para que a torre não se inclinasse, ou sofresse torção. Além de construir com alta precisão do prumo, instrumentos ópticos foram utilizados, fazendo as medidas a cada duas horas. O resultado foi uma torre com um desvio apenas de 29 mm do prumo.

Perspectiva do piso de vidro.

Em agosto do mesmo ano, a construção do nível principal começou. Utilizando 45 macacos hidráulicos anexados a cabos strung de uma coroa temporária de aço ancorada ao topo da torre, doze gigantes braçadeiras carregadas de aço e madeira foram levantadas lentamente, levando cerca de uma semana para chegarem até a sua posição final. Esses materiais não foram utilizados apenas para criar as braçadeiras que suportaram o nível principal, mas também como uma base para a construção do próprio nível principal. O Sky Pod foi construído em concreto derramado em uma moldura de madeira e, em seguida, reforçado com uma grande compressão siderúrgica em seu exterior.

A antena foi projetada para ser levantada originalmente por um guindaste, mas durante a construção do helicóptero Sikorsky S-64 Skycrane, o exército dos Estados Unidos disponibilizou sua venda a operadores civis. O helicóptero, chamado de "Olga", foi utilizado pela primeira vez para posicionar a grua no observatório. Depois, foi utilizado para colocar as 39 seções da antena localizadas no topo, sendo que a seção mais pesada possuía 8 toneladas. O uso do helicóptero adiantou em várias semanas a construção, de seis meses para três semanas e meia. A torre foi concluída em 2 de abril de 1975, após 26 meses de construção, obtendo oficialmente o recorde de altura da Torre Ostankino em Moscou, e elevando a massa total para 118 000 toneladas.

Uso[editar | editar código-fonte]

A Torre CN vista do interior do estádio Rogers Centre.

A Torre CN é e continua sendo usada como torre de comunicações para diferentes mídias, e por numerosas companhias.

Transmissão de televisão[editar | editar código-fonte]

Indicativo Canal físico Canal virtual Afiliação Emissora
CFTO-DT 8 9.1 CTV CTV Toronto
CICA-DT 19 19.1 TVOntario TVOntario
CBLT-DT 20 5.1 CBC Television CBC Television
CBLFT-DT 25 25.1 Radio-Canada Radio-Canada
CIII-DT 41 41.1 Global Global
CITY-DT 44 57.1 Citytv Citytv
CFMT-DT 47 47.1 Rogers Communications Omni.1

Rádio[editar | editar código-fonte]

Não há antenas de transmissão AM na Torre CN.[3] As antenas FM estão situadas a 421 metros de altura.

Frequência Indicativo[4] ERP (kW) Rede Nome Notas
91,1 MHz CJRT 40 Independente; Pública JAZZ.FM91 Jazz
94,1 MHz CBL 38 Canadian Broadcasting Corporation CBC Music Não-comercial; Clássica; jazz
97,3 MHz CHBM 28,9 Stingray Group boom 97.3 Hits clássicos
98,1 MHz CHFI 44 Rogers Sports & Media 98.1 CHFI
99,9 MHz CKFM 40 Bell Media Virgin Radio 99.9FM
100,7 MHz CHIN 4 CHIN Radio/TV International CHIN Radio Primariamente em Italiano e Português
102,1 MHz CFNY 35 Corus Entertainment 102.1 the Edge
104,5 MHz CHUM 40 Bell Media 104.5 CHUM FM
107,1 MHz CILQ 40 Corus Entertainment Classic Rock Q 107

Redes de Pager e Celular[editar | editar código-fonte]

Comunicações[editar | editar código-fonte]

Aparições na Mídia[editar | editar código-fonte]

  • Police Academy 3: Back in Training
  • Strange Brew
  • The Sentinel
  • Resident Evil: Apocalypse
  • Exit Wounds
  • Canadian Bacon
  • Highpoint (1982)
  • Nos programas Super Dave Osborne e
  • Kenny vs Spenny
  • VIEWS (Drake Album)
Centro financeiro de Toronto à noite com a Torre CN ao fundo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «CN Tower web site». Consultado em 26 de setembro de 2007. Cópia arquivada em 23 de julho de 2007 
  2. «CBC News Story» 
  3. «AM Query & AM List Results». Federal Communications Commission - Audio Division. 9 de abril de 2008. Consultado em 9 de abril de 2008 
  4. «AM Query & AM List Results». Federal Communications Commission - Audio Division. 9 de abril de 2008. Consultado em 9 de abril de 2008 
  5. «Toronto ARES Channels». 26 de outubro de 2005. Consultado em 3 de agosto de 2006 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Torre CN
Precedido por
Torre Ostankino
Maior estrutura livre de cabos do mundo
553,33 m (1,815 ft 5 in)

1976-2007
Sucedido por
Burj Dubai