Toni Garrido – Wikipédia, a enciclopédia livre

Toni Garrido
Toni Garrido
Garrido em 2022
Informação geral
Nome completo Antônio Bento da Silva Filho
Nascimento 7 de setembro de 1967 (56 anos)
Local de nascimento Rio de Janeiro, RJ
Brasil
Nacionalidade brasileiro
Gênero(s)
Ocupação(ões)
Instrumento(s)
Período em atividade 1986—presente
Gravadora(s)
Afiliação(ões)
Página oficial tonigarrido.com.br

Antônio Bento da Silva Filho, mais conhecido como Toni Garrido (Rio de Janeiro, 7 de setembro de 1967), é um cantor, compositor, multi-instrumentista, apresentador e ator brasileiro, vocalista da banda de reggae brasileira Cidade Negra.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de Teresa Silva e Antônio Bento da Silva, é filho adotivo de Ofélia, caçula de três irmãs, sua mãe biológica trabalhava de empregada doméstica na casa de Ofélia Garrido, mulher que vendo às dificuldades de Teresa, acabou criando Toninho (Toni). A família "Garrido" pertencia a classe média de Copacabana, sua mãe adotiva, dona Ofélia o matriculou numa escola onde deu a oportunidade de Toni estudar e correr atrás de seus sonhos. Toni começou a tocar violão e cantar durante encontros de jovens na igreja, e devido à aceitação e liberdade para se expressar, descobriu que queria trabalhar com música. Toni iniciou no mundo da música como vocalista da extinta Banda Bel, onde chegou a emplacar o sucesso "Romário", também em homenagem ao artilheiro. Em 1994, durante o período em que o então vocalista do Cidade Negra, Rás Bernardo, saiu do grupo, foi convocado para substituí-lo. A partir de sua entrada, o Cidade encaminhou para um perfil melodicamente mais pop e de igual maneira dançante, mas sem fugir ao universo do reggae. Conclusão: fez do Cd "Sobre Todas as Forças" campeão de vendas, atingindo 800 000 cópias, estourando músicas como "Aonde Você Mora", "Pensamento" e "Doutor".

Toni continuou se destacando a frente do grupo Cidade Negra e no disco "O Erê", lançado em 1996, emplacou o Cd Duplo de Platina, onde o público descobriu pérolas como a música "Firmamento", "Realidade Virtual" e "O Erê". Dois anos depois foi lançado o CD Quanto Mais Curtido Melhor e Toni começou a se dedicar também ao cinema, sua segunda paixão. Já em 1999 atuou como ator no filme de Cacá Diegues, "Orfeu", além de ter cantado na trilha. Outra canção que, claro merece destaque é "Solteiro no Rio de Janeiro", da trilha sonora do filme "Como ser Solteiro", sua primeira aparição solo. Em 2000, foi à Europa para o lançamento de "Dubs", o primeiro lançado no Brasil, um acontecimento histórico na nossa música que, juntamente com o álbum "Hits", vendeu mais de 300 mil cópias. No ano de 2002, comemorando 15 anos de carreira, lançaram o Acústico MTV, com participação de Gilberto Gil na releitura de "Extra" tendo duas inéditas, "Berlim" e "Girassol". Além disso, apresentou ao lado de Angélica o programa Fama na Rede Globo. Após esse período, além de cantor, ator e apresentador, ele também trabalha para aventurar-se na direção de um filme. Em 2007 Toni Garrido foi convidado a participar do CD e DVD Roupacústico II do sexteto carioca Roupa Nova. Toni fez dueto com o Roupa Nova na canção Sensual dividindo os vocais com Ricardo Feghali. Em julho de 2008 Toni Garrido deixou o Cidade Negra para se dedicar à carreira solo, retornando a banda entre o final de 2010 e o início de 2011.

Em 2018, ao lado do baixista de Nando Reis, Felipe Cambraia e do saxofonista George Israel (ex-Kid Abelha) criou o grupo Black Carlos, que toca canções nos estilos funk e soul da dupla Roberto e Erasmo Carlos.[1][2]

No mesmo ano, Toni iniciou a turnê do espetáculo "Noites de Orfeu", que segundo ele é a realização de um desejo antigo de contar a história da amizade e parceria entre Tom Jobim e Vinicius de Moraes que se conheceram para criar o musical "Orfeu da Conceição" que deu Origem ao filme "Orfeu Negro" e que inspirou o diretor "Cacá Diegues" a produzir o filme "Orfeu" no qual Toni foi protagonista. Com esse espetáculo, Toni surpreende o público cantando clássicos da Bossa Nova e a canção emblemática tema do filme que encanta o público até hoje nas rádios, uma composição de "Caetano Veloso", a música "Sou Você".

Em dezembro de 2018, Toni Garrido fez o registro da marca registrada "Cidade Negra" no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, em fevereiro de 2019, o guitarrista Da Ghama também fez o registro da banda e foi indeferido, uma vez que esse acabou sendo concedido para Toni Garrido, Da Ghama formou o projeto Originais Cidade formado com o baterista Lazão e o primeiro vocalista do Cidade Negra, Ras Bernardo, da formação original, apenas Bino Farias permanece com Toni Garrido.[3]

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Aniversário de 210 anos de Pelotas (2022)

Formado em Fisioterapia e Educação Física,[4] Toni é casado com a produtora de modas Regina Coelho e pai de duas filhas Isa e Vitoria.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Com o Cidade Negra[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio
Ao vivo
DVDs
Compilações

Carreira Solo[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio
Singles
  • 2020 A Bomba || Feat. Felipe Rasta e DJ Danny Dee

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Obra Papel
1998 Como Ser Solteiro Cantor na roda de capoeira
1999 Orfeu Orfeu da Conceição
2003 Xuxa Abracadabra Saci
Deus É Brasileiro São Pedro
2008 Fados Ele mesmo
2014 Sobrevivente Urbano Tony
2019 A Mulher do Meu Marido Antonio

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Obra Papel Emissora
2002 Fama Apresentador Rede Globo
2007 Caminhos do Coração Gustavo Gama RecordTV
200708 GAS Sound Apresentador Rede TV!
2010 Uma Rosa com Amor Frazão SBT
2012 Cheias de Charme Ele mesmo Rede Globo
2015 Totalmente Demais Sebastião Montanha (Montanha)
2018 Zorra Ele mesmo[5]
2019 SóTocaTop Apresentador[6]
2022 The Voice Mais Técnico
The Voice Kids Técnico (Fase Tira-Teima)[7]
2023 Tá Tudo Certo Toni Disney+
2023 The Voice Brasil Comentarista Convidado


Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]