Tomasz Makowski – Wikipédia, a enciclopédia livre

Tomasz Makowski
Tomasz Makowski
Nascimento 1970
Nacionalidade Polónia Polonesa
Ocupação Bibliotecário, historiador, Diretor-Geral da Biblioteca Nacional da Polónia

Tomasz Artur Makowski (IPA [ˈtɔmaʃ ˈartur maˈkɔfsci], nascido em 1970) – Diretor-Geral da Biblioteca Nacional da Polónia, presidente do Conselho Nacional de Bibliotecas, chefe do Comité para Espólio Bibliotecário Nacional e do Comité para Digitalização do Ministério da Cultura e do Património Nacional da Polónia.

Makowski trabalha na Biblioteca Nacional desde 1994. Antes de ser nomeado Diretor-Geral da biblioteca (2007), exerceu a função de Diretor-Adjunto de Investigação e a de chefe do Departamento das Colecções Especiais.

É membro do conselho das múltiplas organizações e instituições nacionais e internacionais, entre os quais da Biblioteca Europeia e do Registo da Memória do Mundo da UNESCO. Em 2005, organizou a primeira exposição monográfica sobre a Biblioteca Zamoyski. É doutorado em História Moderna pela Universidade do Cardeal Stefan Wyszyński em Varsóvia, onde lecciona como professor-adjunto. Escreveu três livros (1996, 1998, 2005) e vários artigos sobre os temas vinculados com a história de bibliotecas e com os estudos de manuscritos.

Collegamenti esterni[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Tomasz Makowski