Times New Roman – Wikipédia, a enciclopédia livre

Times New Roman
(Família de fontes)
Exemplo da Times New Roman
Exemplo da Times New Roman
Classificação serifa transaccional
Ano 1931
Designer Stanley Morison
Starling Burgess
Victor Lardent
Empresa Monotype
Cliente The Times of London
Optimizada para monitor e impressão
Formatos TrueType, OpenType, PostScript
Estilos roman, italic, bold, bold italic, condensed, condensed italic, bold condensed
Similares Georgia
Lista de famílias tipográficas

A Times New Roman é uma família tipográfica serifada criada em 1931 para uso do jornal inglês The Times of London[1][2]. Hoje é considerada o tipo de fonte mais conhecido e utilizado ao redor do mundo (em parte por ter sido adotado, ao longo dos anos, como fonte padrão em diversos processadores de texto). Seu nome faz referência ao jornal (Times) e também a uma releitura das antigas tipografias clássicas (new roman).

Os desenhos originais foram feitos por Victor Lardent, sob a supervisão de Stanley Morison, no próprio jornal The Times. A fonte então passou por um extenso período de aperfeiçoamento e revisão no escritório da Monotype, uma empresa especializada no desenho de tipos.

A relação com a Microsoft[editar | editar código-fonte]

Uma versão da Times New Roman foi produzida pela Monotype para a Microsoft e foi distribuída em todas as cópias do Microsoft Windows desde a versão 3.1. Era utilizada como fonte padrão em muitos aplicativos de software, especialmente navegadores e processadores de texto. A Microsoft, no entanto, procura substituir a Times New Roman com uma nova fonte sem serifa, a Calibri, que acompanha o Microsoft Office 2007 [3].

Exemplo de Times New Roman

O parágrafo seguinte está escrito em Times New Roman, caso esteja instalada no seu computador, senão é utilizada o tipo de letra monospace.

Design é um termo da língua inglesa que se refere a um determinado esforço criativo, seja bidimensional ou tridimensional, segundo o qual se projetam objetos ou meios de comunicação diversos para o uso humano. A tradução em português é portanto "projeto" e não "desenho", da qual é um falso cognato. Por este fato, ela é às vezes erroneamente traduzida como "desenho", mas não se refere diretamente ao ato de desenhar. Devido à influência da literatura inglesa e à baixa qualidade de algumas traduções, é comum encontrar nos países de língua portuguesa a palavra original, de forma que o profissional que trabalha na área de design (i.e. o projetista) é comumente chamado de designer.

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
abcdefghijklmnopqrstuvwxyz
1234567890

Exemplos de caracteres
IPA: /ɪgˈzɑːmpəl əv aɪpiːˈeɪ tɹɑːnˈskɹɪpʃən/.
Caracteres árabes: العربية.
Caracteres hebraicos: עברית.
Caracteres cirílicos: Кирилица.
Caracteres gregos: Ελληνικά.

Referências

  1. Tupixel_Blog
  2. Tipografia
  3. The end of an era for Times New Roman? Arquivado em 29 de outubro de 2006, no Wayback Machine. - Andrew Whitacre, Fadtastic.net, accessed May 27, 2006
Ícone de esboço Este artigo sobre tipografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.