Timbaland – Wikipédia, a enciclopédia livre

Timbaland
Timbaland
Timbaland em 2019
Nome completo Timothy Zachery Mosley
Outros nomes Timbo
DJ Timmy Tim
Nascimento 10 de março de 1972 (52 anos)
Nacionalidade norte-americano
Gênero literário
Carreira musical
Período musical 1993presente
Instrumento(s) rapping, sampler, teclado, percussão, beatbox, vocal
Gravadora(s)
Afiliações
Página oficial
timbaland.com

Timothy Zachery Mosley, mais conhecido como Timbaland (Virginia Beach, 10 de março de 1972), é um compositor, rapper e produtor musical norte-americano cujo estilo ajudou a diferenciar o R&B do hip-hop, assim como o dance pop. Em parceria com Magoo, ele é membro da dupla de Hip-hop Timbaland & Magoo. Seu auge foi no período de 2006 a 2008, em que esteve presente na produção de vários hits do período, como Say It Right, 4 Minutes, e The Way I Are.

Carreira como produtor[editar | editar código-fonte]

Timbaland foi considerado similar a produtores como Brian Eno, Phil Spector ou Norman Whitfield que ajudaram a diferenciar um estilo de um gênero da música de um outro estilo muito parecido.[1][2] As canções que ele produz incluem arranjos não usuais, sons e instrumentos, ao lado de um senso comercial de espaço e ritmo. Assim como Spector e Whitfield, a produção de Timbaland às vezes ultrapassa a barreira dos créditos e cria uma participação na canção, fazendo com que ele se torne uma das "estrelas" da canção. Muitas pessoas o consideram um dos melhores produtores de rap, hip hop e R&B Com o compositor Steve "Static Major" Garrett e a amiga de infância Missy Elliott, Timbaland ajudou a criar algumas das canções de maior sucesso na música pop e urbana moderna, incluindo singles para Missy Elliott, Aaliyah, Jay-Z, Justin Timberlake, Lil Wayne, D.O.E., Sebastian, Keri Hilson, OneRepublic, Ludacris, Nelly Furtado, Madonna, Björk, Beyoncé, The Game, The Hives, 50 Cent, Rihanna, The Pussycat Dolls, Bobby Valentino, Darion Brown, Jennifer Lopez, Nicole Scherzinger, Petey Pablo, Katy Perry, Flo Rida, The Dey, Rod, Dima Bilan, NLT, Ashlee Simpson, Haylie Duff e Demi Lovato. Timbaland chegou a propor para Britney Spears que produzisse músicas para seu álbum Blackout, mas Britney recusou suas propostas.

Entre seus próximos projetos, Timbaland produziu algumas canções em conjunto com Justin Timberlake para o álbum de Madonna, Hard Candy, lançado em 29 de abril de 2008 além de participar do primeiro single do mesmo, "4 Minutes". Também está produzindo junto a Missy Elliott o quinto álbum de estúdio de Nelly Furtado, ainda sem data de lançamento. Em 2008, Timbaland também produziu a música "Believe", interpretada pelo russo Dima Bilan, que ganhou o programa de televisão europeu Eurovisão (ou Eurovision, em inglês). Timbaland também produziu o novo álbum de Ashlee Simpson chamado de Bittersweet World. Gravou uma música com o Fall Out Boy, chamada "One & Only". Em 2011, Timbaland produziu três faixas do álbum Unbroken da cantora Demi Lovato, fazendo também uma participação vocal em uma delas, ao lado de Missy Elliot, chamada "All Night Long". Participou também da produção de cinco canções do álbum póstumo Xscape, do cantor Michael Jackson, lançado em 2014.

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Scott Storch[editar | editar código-fonte]

Timbaland se refere a Scott Storch no primeiro single de seu segundo álbum de estúdio, "Give It To Me" cantando: "Eu ganho meio milhão por minhas batidas, você só recebe uns trocados/Nunca verei o dia em que eu não farei todos levantarem as mãos/Eu sou respeitado na Califórnia por todo o caminho até o Japão/Eu sou o verdadeiro produtor e você é só o pianista/Suas canções não chegam ao topo das paradas, apesar de que eu já as escutei, e eu também não sou fã delas." Timbaland confirmou que estava falando sobre Storch em uma entrevista para a MTV. Ele disse que queria ir atrás daqueles que "falam demais" e "falam besteiras" em seu novo álbum Timbaland Presents Shock Value.[3]

Storch respondeu com a faixa "Built Like That" em 26 de Fevereiro de 2007, co-produzida com Nu Jerzey Devil, com participação do rapper Nox e está em seu primeiro álbum solo, Piano Man. Na faixa, Storch declara que ele tem inteira responsabilidade pela canção hit de 2002 de Justin Timberlake, "Cry Me a River", pela qual ele recebeu apenas crédito de pianista e compositor, enquanto a produção foi creditada somente a Timbaland. Ele também declara que o parceiro de produção de Timbaland, Danja, foi o único responsável pelo sucesso dos últimos hits de Timbaland com Nelly Furtado e Justin Timberlake, e o culpado pelo fracasso do primeiro selo criado por Timbaland, Beat Club.[4]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Timbaland

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Timbaland