Tibério Cláudio Narciso – Wikipédia, a enciclopédia livre

Tibério Cláudio Narciso (fl. 1 º século) foi um dos libertos, que formaram o núcleo da corte imperial do imperador Romano Cláudio. Ele é descrito como praepositus ab epistulis (encarregado das correspondências).

Supostamente, ele tinha grande influência sobre o imperador e acumulou uma grande fortuna. Ele é acusado de ter conspirado com a terceira esposa de Cláudio, Valéria Messalina para manipulá-lo a executar várias pessoas, embora isso não tenha sido comprovado. No entanto, as fontes admitem que Narciso, como Cláudio ex-escravo, foi extremamente leal ao imperador, e por isso tinha mais responsabilidade do que os outros membros da corte.

Em 43, durante os preparativos para a conquista da Britânia, ele controlou um motim, abordando as tropas, que, vendo um ex-escravo como comandante, clamaram:"Io Saturnalia!" (Saturnália foi um festival Romano, quando escravos e senhores trocavam de lugar durante o dia) e o motim terminou. Foi através de sua influência que o futuro imperador Vespasiano foi nomeado embaixador da Legio II Augusta na Germânia.

Quando Messalina tornou-se amante de Gaio, em 48, foi Narciso que a entregou a Cláudio. vendo o imperador hesitar, deu ele mesmo a ordem para a sua execução. Narciso pode ter temido que Britânico, filho de Cláudio com Messalina, guardaria rancor contra ele por isso. Quando chegou o hora em que o imperador deveria escolher a sua quarta esposa, Narciso sugeriu a Cláudio para casar novamente com - Élia Pecina, a segunda esposa dele.

Anthony Barret sugere que a intenção de Narciso foi incitar Cláudio a escolher Fausto Cornélio Sula Félix, marido da filha de Élia, como sucessor ao invés do hostil Britânico. Porém Claudio escolheu Agripina Menor com o propósito de consolidar a família júlio-claudiana, e assim seu filho Nero passou a ser o herdeiro natural. 

Na Literatura[editar | editar código-fonte]

Narciso é um personagem na novela Eu, Cláudio de Robert Graves.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • William Smith (1870), Dicionário do grego e Romano Biografia
  • H. H. Scullard (1982), a Partir do Gracchi para o Nero (quinta edição)
  • Anthony Barrett (1999), "Agripina"
  • Mateus Bunson: Enciclopédia do Império Romano. Infobase Publishing, 2009, ISBN 9781438110271, S. 381 (online copy, p. 381, no Google Livros)