Thomas Bayes – Wikipédia, a enciclopédia livre

Thomas Bayes
Thomas Bayes
Nascimento ca 1701
Londres, Inglaterra
Morte 7 de abril de 1761 (60 anos)
Tunbridge Wells, Kent, Inglaterra
Sepultamento Bunhill Fields
Nacionalidade britânico
Cidadania Reino da Grã-Bretanha
Alma mater
Ocupação matemático, estatístico, clérigo, filósofo
Prêmios
Religião presbiterianismo
Assinatura

Thomas Bayes (pronuncia-se: ˈbeɪz) (ca. 17017 de abril de 1761) foi um pastor presbiteriano e matemático inglês (pertencente à minoria calvinista em Inglaterra), conhecido por ter formulado o caso especial do teorema de Bayes. Bayes foi eleito membro da Royal Society em 1742.

Bayes nasceu em Londres e morreu em Tunbridge Wells, Kent. Foi enterrado no Bunhill Fields em Londres, onde jazem muitos não-conformistas (não anglicanos).

Biografia[editar | editar código-fonte]

Thomas Bayes era filho de um ministro presbiteriano de Londres, chamado Joshua Bayes[1] e nasceu provavelmente em Hertfordshire.[1] Em 1719 foi inscrito na Universidade de Edimburgo para estudar lógica e teologia. Voltou para casa por volta de 1722 para ajudar o pai na capela dos não-conformistas em Londres, antes de se mudar para Tunbridge Wells, Kent por volta de 1734. Lá tornou-se ministro da capela Mount Sion, ou Monte Sião em português, até 1752.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Oxford Dictionary of National Biography, article on Bayes by A. W. F. Edwards.
  2. «The Reverend Thomas Bayes FRS- A Biography» (PDF). Institute of Mathematical Statistics. Consultado em 18 de julho de 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre pastores, reverendos ou missionários cristãos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.