The World at One – Wikipédia, a enciclopédia livre

The World at One
Outros nomes WATO
Formato Notícias, atualidades
Duração 45 minutos
País Reino Unido
Idioma(s) Inglês
Emissora original
Apresentador(es)
Editor(es) Owenna Griffiths
Estúdios remotos Broadcasting House
Transmissão original 4 de outubro de 1965
Website www.bbc.co.uk/programmes/b006qptc
Podcast www.bbc.co.uk/programmes/b006qptc/episodes/downloads

The World at One, ou WATO ("what-oh"), é o programa de notícias e atualidades da BBC Radio 4, que é transmitido das 13:00 a 13:45 de segunda a sexta-feira. O programa se descreve como "o principal programa político da Grã-Bretanha".

A partir de 7 de novembro de 2011, o programa foi estendido para 45 minutos (de 30 minutos). Um programa de quinze minutos atualmente preenche a lacuna até às duas da tarde.

História[editar | editar código-fonte]

O programa começou em 4 de outubro de 1965 no BBC Home Service. O lançamento do The World at One foi parte de uma mudança mais ampla na cobertura de notícias e assuntos atuais da BBC: mais jornalistas estavam chegando da Fleet Street e substituindo uma cultura mais calma e colegiada.[1]

O programa atraiu críticas, pois parecia misturar notícias e assuntos atuais e quebrar a distinção feita entre reportagem e interpretação. David Hendy, em Life on Air: A History of Radio Four, disse que essa mudança foi mais uma mudança estética do que na estrutura organizacional subjacente.[1] Em sua história de notícias de rádio e atualidades, "Public Issue Radio", Hugh Chignell apontou que The World at One foi uma inovação de grande sucesso, mas também profundamente controversa. Forneceu uma abordagem bem-sucedida de notícias e atualidades, que seria plagiada por outros, mas ao mesmo tempo horrorizou a ala mais reithiana da BBC que reagiu na década de 1970, criando programas de assuntos atuais sobre assuntos únicos (Analysis e File on Four) em reação ao jornalismo vulgar do The World at One. Essa vulgaridade foi personificada por seu primeiro apresentador, William Hardcastle, ex-editor do Daily Mail e também correspondente da Reuters em Washington.[1] Hardcastle não queria fazer o programa todos os dias, então Andrew Boyle sugeriu que ele compartilhasse o trabalho com William Davis, outro apresentador cuja carreira não dependesse totalmente da BBC.

O programa foi um sucesso desde o início. Mais de dois milhões de telespectadores estavam em sintonia no final de 1965 e chegariam a quatro milhões em 1975.[1]

Em 1998, o então gestor da Radio 4, James Boyle, reduziu a duração do programa de 40 para 30 minutos, como parte de uma série de mudanças no cronograma.

The World at One ainda é conhecido por seu jornalismo robusto. Após uma breve introdução ao programa, há um boletim de notícias de seis minutos, seguido por entrevistas políticas sérias e relatórios detalhados. Seu alcance de público aumentou recentemente para aproximadamente 3,3 milhões de ouvintes, com uma audiência média diária de cerca de 1,4 milhão.

Robin Day, James Naughtie e Nick Clarke estão entre a lista de apresentadores anteriores do programa.

Desde o final de 2005, Shaun Ley apresentou o programa enquanto Clarke se recuperava de uma operação para remover o câncer na perna esquerda. Clarke voltou em tempo parcial em agosto de 2006. Outros apresentadores de destaque incluem Brian Hanrahan, Guto Harri, Laura Trevelyan, Stephen Sackur, Carolyn Quinn, James Robbins e Mark Mardell. A principal apresentadora até março de 2018 foi Martha Kearney, que se apresentou de segunda a quinta-feira, com Ley normalmente na cadeira na sexta-feira. Em abril de 2018, Sarah Montague assumiu o papel principal de Kearney, que saiu para assumir o papel anterior de Montague como parte da equipe Today.[2]

Em 2012 e 2014, o programa foi indicado como um dos melhores programas de notícias e assuntos atuais no Radio Academy Awards.

Os programas da semana anterior podem ser ouvidos novamente usando o BBC Sounds ou baixados como um podcast.

Muitos repórteres e produtores passaram algum tempo trabalhando no programa, incluindo Sue MacGregor, Kirsty Wark, Charlie Lee-Potter, Ted Harrison, Jonathan Dimbleby, Roger Cook, George Alagiah, Jenny Abramsky, Roger Hearing, Sian Williams, Sandra Harris e Nicholas Barrett. O filme é baseado no livro de mesmo nome escrito por Peter Biles, Kirsty Lang, Martin Fewell, Shelagh Fogarty, David Jessel, Nick Ross, Ben Bradshaw, Juliet Bremner, Susannah Simons, Pallab Ghosh e Martha Kearney.

Apresentadores notáveis[editar | editar código-fonte]

The World This Weekend[editar | editar código-fonte]

The World This Weekend
Formato Notícias e atualidades
Duração 30 minutos
País Reino Unido
Idioma(s) Inglês
Emissora original BBC Radio 4
Apresentador(es) Shaun Ley
Editor(es) Nick Sutton
Estúdio de gravação BBC Television Centre (até dezembro de 2012)
Broadcasting House (dezembro de 2012 em diante)

The World This Weekend é um programa semanal de notícias e assuntos atuais, transmitido das 13:00 às 13:30 na BBC Radio 4 todos os domingos, essencialmente a versão dominical de The World at One. Foi lançado em 17 de setembro de 1967.

Seu atual apresentador é Mark Mardell. Outros apresentadores ocasionais incluem Edward Stourton, James Robbins e Jo Coburn.

Apresentadores[editar | editar código-fonte]

Os apresentadores atuais incluem:

Anos Apresentador Função atual
2014 – presente Mark Mardell Apresentador principal
2009 – presente Edward Stourton Apresentador regular
? – presente James Robbins Apresentador ocasional
? – presente Jo Coburn

Apresentadores anteriores incluem:

Referências

  1. a b c d Hendy, David (2007). Life on Air: A History of Radio Four. Oxford University Press. [S.l.: s.n.] pp. 47–49. ISBN 9780199248810 
  2. «Sarah Montague leaves BBC Radio 4's Today programme after 18 years». Radio Times 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]