The Singing Detective (filme) – Wikipédia, a enciclopédia livre

The Singing Detective
O Detective Cantor (PRT)
Crimes de um Detetive (BRA)
The Singing Detective (filme)
Pôster promocional
 Estados Unidos
2003 •  cor •  108 min 
Gênero comédia dramática
comédia musical
mistério
Direção Keith Gordon
Produção Bruce Davey
Mel Gibson
Steven Haft
Roteiro Dennis Potter
Baseado em The Singing Detective de Dennis Potter
Elenco Robert Downey, Jr.
Robin Wright Penn
Jeremy Northam
Katie Holmes
Mel Gibson
Música Basil Poledouris
Cinematografia Tom Richmond
Edição Jeff Wishengrad
Companhia(s) produtora(s) Icon Productions
Distribuição Paramount Classics
Lançamento Estados Unidos 17 de janeiro de 2003 (Festival Sundance de Cinema)
França 15 de maio de 2003 (Festival de Cannes)
Canadá 8 de setembro de 2003 (Festival de Toronto)
Idioma inglês
Orçamento US$8 milhões[1]
Receita US$337,174[2]

The Singing Detective (Brasil: Crimes de um Detetive / Portugal: O Detective Cantor) é um filme de comédia musical estadunidense de 2003 dirigido por Keith Gordon e com base na série da BBC com o mesmo nome, obra do escritor britânico Dennis Potter. É estrelado por Robert Downey, Jr. e apresenta um elenco de apoio que inclui Katie Holmes, Adrien Brody, Robin Wright Penn e Mel Gibson, assim como um número de canções da década de 1950.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Agora sofrendo de uma doença de pele psoríase e incapacitante artrite psoriática, detetive romancista Dan Dark é de tal dor em um hospital que ele começa a mergulhar na fantasia, resultando em várias histórias ditas em forma simultânea:

  1. Um filme noir baseado no romance de Dark, The Singing Detective, em que uma cantora de boate/detetive particular, contratado por Mark Binney, assume um estranho caso envolvendo prostitutas e dois homens misteriosos. Nada está resolvido isso, só um enredo vago. Notavelmente, todas as pessoas no filme noir são interpretados por pessoas que são pessoas reais na vida de Dark; por exemplo, a enfermeira de Dark faz a cantora.
  2. A realidade atual, em que Dark é atormentado pela dor incrível. Dark interage com as várias pessoas ao seu redor, como os médicos e enfermeiros que tentam ajudar, mas são demitidos por raiva e amargura de Dark para todos. Seu senso de realidade, então cai em alucinações como as pessoas cantando aleatoriamente números musicais coreografados, como "How Much Is That Doggie In The Window" ("Quanto é esse cachorrinho na janela?", em português). No final, a sua realidade é misturada com o filme noir e ele é raptado por dois homens misteriosos, apenas para ser baleado pelo titular "Singing Detective".
  3. Infância traumática de Dark no passado, o que explica a repulsão de Dark em relação à sexualidade (Dark tinha visto sua mãe ter sexo com outros homens, incluindo o sócio do seu pai), e de seu próprio temperamento explosivo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Histórico[editar | editar código-fonte]

O roteiro de Potter tem circulado em Hollywood por muitos anos como Potter estava entusiasmado com uma versão cinematográfica. Robert Altman foi uma época para dirigir com Dustin Hoffman na liderança, mas o financiamento foi difícil e a produção foi arquivada. Ele acabou por ser descoberto por um executivo da companhia de produção de Mel Gibson, que adorou e convidou Gibson a bordo para produzir. O roteiro também foi imaginado como um filme de terror dirigido pelo veterano David Cronenberg e estrelado por Al Pacino como o personagem-título.[3]

Recepção[editar | editar código-fonte]

O filme marcou uma classificação de "podre" de 39% no Rotten Tomatoes, com o consenso ser "delicioso desempenho de Robert Downey Jr. não pode salvar transição de The Singing Detective da TV para a tela grande"[4] Embora alguns críticos, como Roger Ebert, gostou do filme, outros, como Joe Baltake no Sacramento Bee, considerou uma "falha de interessante".[5]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

A trilha sonora de The Singing Detective foi lançado em 14 de outubro de 2003. A trilha sonora do filme foi composta e conduzida por Basil Poledouris.

N.º TítuloArtista Duração
1. "In My Dreams"  Gene Vincent 3:02
2. "Just Walking in the Rain"  Johnnie Ray 2:48
3. "Mr. Sandman"  The Chordettes  
4. "It's All in the Game"  Tommy Edwards 2:37
5. "Poison Ivy"  The Coasters 2:42
6. "Important Words"  Gene Vincent 2:22
7. "Harlem Nocturne"  The Viscounts 2:22
8. "At the Hop"  Danny & the Juniors 2:29
9. "Woman Love"  Gene Vincent 2:33
10. "When"  The Kalin Twins 2:26
11. "Flip Flop and Fly"  Big Joe Turner 2:47
12. "Three Steps to Heaven"  Eddie Cochran 2:22
13. "It's Only Make Believe"  Conway Twitty 2:14
14. "In My Dreams"  Robert Downey, Jr. 4:12
Duração total:
37:20[6]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]