The Purge: Anarchy – Wikipédia, a enciclopédia livre

The Purge: Anarchy
The Purge: Anarchy
No Brasil Uma Noite de Crime 2: Anarquia
Em Portugal A Purga: Anarquia
 Estados Unidos
2014 •  cor •  103 min 
Género ação
horror
Direção James DeMonaco
Produção Michael Bay
Jason Blum
Andrew Form
Brad Fuller
Sebastien Lemercier
Roteiro James DeMonaco
Elenco Frank Grillo
Carmen Ejogo
Zach Gilford
Kiele Sanchez
Zoë Soul
Michael K. Willians
Música Nathan Whitehead
Cinematografia Jacques Jouffret
Edição Todd E. Miller
Vince Filippone
Companhia(s) produtora(s)
Distribuição Universal Pictures
Lançamento 18 de julho de 2014
Idioma inglês
Orçamento US$ 9 milhões[1]
Receita US$ 111.9 milhões[1]
Cronologia
The Purge
The Purge: Election Year

The Purge: Anarchy (Brasil: Uma Noite de Crime 2: Anarquia / Portugal: A Purga: Anarquia) é um filme de terror estado-unidense, dirigido e escrito por James DeMonaco. É a continuação do filme de 2013, The Purge (Uma Noite de Crime). Foi estreado mundialmente em 18 de julho. Entre o elenco estão Frank Grillo, Carmen Ejogo, Zach Gilford, Kiele Sanchez, e Michael K. Williams.[2] O orçamento total do filme foi de $9 milhões, com um faturamento total de mais de $105,3 milhões de dólares.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Uma noite em que todos os crimes são legais e todos os hospitais, quartéis de bombeiros e delegacias de polícia nos Estados Unidos são fechadas por 12 horas.

Um casal, Shane e Liz (Zach Gilford e Kiele Sanchez), que estão voltando para casa, têm seu carro sabotado por um grupo de expurgadores e parados no centro de Los Angeles, minutos antes do início da tão esperada noite de purificação começar. Eles terão que fugir de assassinos mascarados em cima de motos, minibikes e caminhões para sobreviverem. Enquanto isso, Leo (Frank Grillo) sai às ruas para se vingar do homem (Brandon Keener) que matou seu filho enquanto dirigia embriagado, mas não foi incriminado, e uma outra mulher com sua filha (Carmen Ejogo e Zoe Alma), são raptadas de sua casa devido a um assalto planejado. Os 5 acabam por se encontrar e tentam sobreviver à terrivel noite em Los Angeles.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Em 21 de março de 2023, pessoas se preparam para participar ou para se proteger do Expurgo anual, que está prestes a começar. Ao mesmo tempo que as televisões falam de como o Expurgo baixou o desemprego e a pobreza a níveis históricos, grupos anti-expurgo fazem transmissões narradas por um ativista chamado Carmelo, que acusa o Expurgo de ser uma desculpa para aniquilar a população pobre, que não pode pagar para se proteger.

Em Los Angeles, Eva Sanchez, uma garçonete, volta para casa, onde mora com a filha Cali e seu pai doente Papa Rico. A família tranca seu apartamento, mas Papa escapa e entra em uma limusine. Ele deixa para trás uma nota explicando que vendeu sua vida a uma família rica que irá matá-lo para se expurgar, em troca de 100 mil dólares, a serem transferidos para a conta delas após o expurgo.

O casal Shane e Liz estão se dirigindo para a casa da irmã de Shane para se abrigar do expurgo. Ao parar num mercado, são provocados por uma gangue de expurgadores. Alguns quilômetros adiante, o carro deles morre a poucos minutos do início do expurgo, e eles desconfiam que foram sabotados pela gangue. A pé, eles buscam abrigo na cidade. Em algum outro lugar, o policial de folga Leo Barnes diz a sua ex-mulher que aproveitará a noite para vingar a morte do filho deles, e sai à caça fortemente armado em seu carro.

Eva e Cali observam um caminhão estacionar na rua delas. Dele sai uma tropa de paramilitares fortemente armados que invadem o prédio em busca de vítimas. Enquanto isso, o apartamento delas é invadido pelo zelador, que deseja estuprá-las. A tropa chega a o local, mata o homem, mas leva as duas, que tentam resistir. Leo passa pelo local e, ao ver a luta delas, decide ajudá-las, matando os paramilitares e ferindo o líder deles, Big Daddy. Enquanto isso, Shane e Liz encontram o carro de Leo e tentam se proteger dentro dele. Leo decide levar as duas com ele para protegê-las. Ao encontrar o casal dentro de seu carro, ele tenta expulsá-los, mas Big Daddy se recupera e abre fogo contra eles com uma M134 Minigun. Os cinco então escapam no carro de Leo, que sucumbe aos danos causados pelos tiros alguns quarteirões adiante. Leo quer deixá-los à própria sorte, mas Eva promete que ele pode conseguir outro carro no apartamento de uma colega de trabalho, Tanya, e então ele concorda em seguir com eles.

Nas próximas horas, eles sobrevivem a diversos ataques de expurgadores e dos paramilitares, que os perseguem hackeando câmeras pela cidade. Durante as lutas, eles descobrem que grupos anti-expurgo estão eliminando os paramilitares. Quando o quinteto chega ao apartamento de Tanya, Eva revela que não há carro nenhum. A irmã de Tanya, Lorraine, repentinamente mata ela a tiros por ter dormido com seu marido. O quinteto foge da confusão e, após enfrentar Big Daddy mais uma vez, acaba sendo capturado pela gangue que sabotou o carro de Liz e Shane.

Contudo, a gangue não quer matá-los. Eles vendem suas vítimas a um grupo de milionários que se reúne num evento de gala onde leiloam o direito de participar de uma caça às vítimas num campo coberto. Uma vez dentro do campo, Leo consegue dominar um dos ricos e, com sua arma e seu óculos de visão noturna, elimina os demais participantes. O grupo de paramilitares invade o local à caça do quinteto e consegue matar Shane. Um grupo anti-expurgo, liderado por Carmelo e Dwayne (o sujeito que se abriga na casa dos Sandin no filme anterior), também invade o local e combate os paramilitares, dando uma brecha para o quarteto fugir. Contudo, Liz decide ficar para vingar a morte do marido. No carro de um dos milionários, Leo, Eva e Cali fogem.

Leo dirige para a casa de Warren Grass, o homem que atropelou e matou seu filho no ano anterior enquanto dirigia bêbado. Dentro da casa, Leo ataca ele e sua esposa. Ao sair do local, ele é baleado por Big Daddy, que revela que os New Founding Fathers (o partido que governa os Estados Unidos e que instituiu o Expurgo) acreditam que os expurgos não estão matando pobres o suficiente e que os paramilitares têm sido enviados em segredo para elevar a taxa de mortes. Ele então se prepara para executar Leo, mas Warren sai de sua casa e mata Big Daddy antes. É revelado então que Leo o poupou e o perdoou. Quando mais uma tropa de paramilitares se prepara para matá-los, soam as sirenes anunciando o final do Expurgo. Warren, Eva e Cali então se apressam a levar Leo para um hospital.

OBS: Ao final do filme um erro em "364 dias para o próximo expurgo anual", uma vez que o ano de 2024 é bissexto e, portanto, a contagem correta seria de 365 dias.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Em 10 de junho de 2013 a Universal Pictures anunciou o desenvolvimento da sequência, após o sucesso do primeiro filme (Uma Noite de Crime). Mais tarde, em 24 de outubro de 2013 a Universal Pictures anunciou que o diretor/escritor James DeMonaco voltaria para a sequência, e que a data de estreia do filme seria dia 20 de Junho de 2014.

Em 11 de dezembro de 2013 a Universal Pictures adicionou Frank Grillo na equipe de atores do filme. Em 17 de Dezembro mais 4 atores se juntaram ao elenco, Michael K. Williams, Zach Gilford, Carmen Ejogo e Kiele Sanchez. Em 18 de Dezembro Zoe Borde também se juntou ao elenco. Em 29 de janeiro de 2014, foi revelado que o título oficial da sequência seria The Purge: Anarchy (Uma Noite de Crime 2: Anarquia). Em 28 de fevereiro de 2014 a Universal Pictures adiou a data de lançamento de 20 de junho para 18 de julho de 2014.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

O filme foi lançado nos Estados Unidos e Canadá em 3033 salas de cinema, e arrecadou $2.6 milhões em sua primeira noite. Na sua primeira semana, o filme arrecadou $28.4 milhões, ficando em 2º lugar entre os filmes mais vistos daquela semana. A sequência arrecadou $[qual?] 6 milhões a menos que seu filme original que arrecadou $34 milhões em sua primeira semana. Obteve um faturamento de $105.300.000 milhões de dólares.

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Após seu lançamento, o filme recebeu críticas mixas, embora a maioria dos críticos terem dito que o filme teve uma melhoria em relação ao seu antecessor. O filme, com base em 114 críticos, detém atualmente uma classificação de 57% de aprovação no Rotten Tomatoes. Em uma crítica conjunta o filme é definido como "Corajoso, medonho, e extraordinariamente ambicioso, The Purge: Anarchy represente uma pequena melhoria em relação ao seu antecessor, mas ainda não é tão esperto e resonante como tenta ser.". No Metacritic o filme tem pontuação de 49 de 100, com base em 31 críticas. O filme também recebeu nota "B" no CinemaScore, uma melhoria em relação ao original The Purge, que recebeu um "C".

Marketing[editar | editar código-fonte]

O primeiro trailer foi lançado em 18 de Fevereiro de 2014, o segundo em 27 de março e o terceiro em 23 de junho.

Referências

  1. a b «The Purge: Anarchy (2014)». Box Office Mojo (em inglês). Consultado em 17 de outubro de 2016. Cópia arquivada em 16 de julho de 2014 
  2. «Universal Re-Slots The Purge: Anarchy». Deadline.com. 28 de fevereiro de 2014. Consultado em 1 de março de 2014 
  3. DeMonaco, James (2014). «Behind the Anarchy (Blu-Ray Documentary)». Universal Pictures 
  4. The character's name was revealed to be "Leo Barnes" in The Purge: Election Year.