The Death of Superman – Wikipédia, a enciclopédia livre

The Death of Superman
Direção Jake Castorena
Produção James Tucker
Baseado em A Morte do Superman da DC Comics
Elenco Jerry O'Connell

Rosario Dawson
Nathan Fillion
Christopher Gorham
Matt Lanter
Shemar Moore
Jason O'Mara
Rocky Carroll
Rebecca Romijn
Rainn Wilson
Patrick Fabian

Companhia(s) produtora(s) Warner Bros. Animation

DC Entertainment

Distribuição Warner Bros. Home Entertainment
Cronologia
Suicide Squad: Hell to Pay
Reign of the Supermen

A Morte do Superman é um filme animado produzido pela Warner Bros Animation e a DC Entertainment. Ele é baseado na história de mesmo nome da DC Comics, que narra a batalha entre Superman (Jerry O'Connell) e Apocalypse. É o 10º filme do Universo de Filmes Animados da DC. A Morte do Superman foi distribuído digitalmente em 24 de julho e em DVD e Blu-Ray em 7 de agosto 2018, pela Warner Bros Home Entertainment. A sequência, O Retorno do Superman que narra o retorno do Superman após sua ressurreição, foi lançado em 2019.

Trama[editar | editar código-fonte]

Superman impede Bruno Manheim e sua Intergangue de atacarem o prefeito de Metrópolis. Vendo que Bruno e sua Intergangue estavam com uma Caixa Materna, Superman contata Cyborg, que analisa um fragmento de uma das armaduras usadas pela Intergangue, descobrindo que tem vestígio de tecnologia de Apokolips, e envia a amostra para o STAR Labs. Enquanto isso Superman concede uma entrevista a Lois contanto sobre sua origem kryptoniana e as informações sobre Krypton e os pais biológicos dele que estão contidas nos cristais da nave que o trouxe a Terra. No Planeta Diário, Clark, que terminou o seu relacionamento com Diana e tem namorado Lois nos últimos meses avisa que não poderá sair com ela à noite pois ele estará com os pais dele. Ela o questiona sobre ele não querer deixá-la se tornar mais íntima dele e ele justifica dizendo que tudo o que está acontecendo entre eles é novo para ele.

À noite, o pai de Cyborg, Silas Stone, e o recém chegado funcionário John Henry Irons analisam o fragmento, descobrindo que foi a armadura foi feita com tecnologia de Apokolips e tecnologia da Terra. Sabendo disso, Superman confronta Lex, pensando que ele foi o responsável por dar algum auxílio à Intergangue, mas Lex alega que não foi ele. No espaço, um portal, igual a um portal criado pela Caixa Materna, é aberto, de onde sai um meteoro gigante. Lex vai para LexCorp disfarçado cuidar de assuntos referentes à empresa, bem como de um projeto secreto envolvendo a criação de um exército particular, mas desse exército somente um está em condições perfeitas.

A tripulação Excalibur, formada por Hank Henshaw, sua esposa Teri e dois amigos, estão trabalhando na manutenção de um satélite da LexCorp. Ao entrarem no ônibus espacial, o meteoro vem na direção deles, com os fragmentos se desprendendo do meteoro e atingindo o ônibus espacial e o satélite. Hank tenta acalmá-los, dizendo que Superman irá aparecer a qualquer momento para salvá-los, mas Teri e os amigos de Hank morrem quando o ônibus espacial se parte ao meio e eles são sugados para o vácuo espaço. Hank aparentemente morre quando o meteoro se choca com o que restou da nave com ele dentro. Lex tem acesso às imagens do meteoro e do lugar no qual pousou. Lex manda uma equipe até o local que é morta pela criatura que sai do meteoro e que inicia um rastro de destruição e morte por onde passa.

Clark leva Lois para conhecer seus pais, Jonathan e Martha, mas fica incomodado com eles relatarem coisas demais do passado dele. Lois percebe isso e os dois têm uma discussão por ele a estar distanciando. Logo após Lois sair, Clark conversa com sua mãe, que diz a ele que ela e Jonathan não o criaram para ser sozinho. No dia seguinte, Clark chama Lois para almoçar com ele, pretendendo contar a ela a verdade. Ele recebe um alerta da Liga, mas Diana diz a ele para ir se encontrar com Lois enquanto ela e o restante da Liga lidam com a situação. A Liga vai então ao encontro da criatura, mas um a um os membros vão sendo derrotados. Enquanto isso, Clark conversa com Lois e revela a ela que é o Superman. Os dois recebem uma chamada do confronto que está acontecendo entre a Liga e a criatura. Clark vai embora deixando para Lois um bilhete dizendo que a ama. Como Superman Clark enfrenta a criatura pelas ruas de Metrópolis em uma batalha feroz.

Enquanto faz a cobertura da luta junto com Jimmy Olsen, Lois apelida a criatura de Apocalypse, Superman é brutalmente subjugado por Apocalypse e Lex, trajando uma armadura, aparece para enfrentá-lo, objetivando matá-lo e usá-lo em seu projeto de criação de um exército super-humano. Apocalypse o derrota e só não o mata porque Superman o salva. Os dois prosseguem com a luta dentro da Sala da Justiça, com o lugar desabando com eles dentro devido aos impactos da troca de socos entre os dois. Lois atrai Apocalypse a com a intenção de salvar Clark e se sacrificar, mas Clark mata a criatura, sendo atingido por um dos espinhos ósseos dele ao fazê-lo. Lois o segura em seus braços e ele morre.

O mundo todo fica em luto pela morte do Superman e um funeral é realizado. Após o funeral do Superman, Lex tenta convencer o STAR Labs a darem o corpo da criatura para a LexCorp. Enquanto discute com uma funcionária acerca disso, todos ali veem a nave que trouxe Superman à Terra se auto ativar e partir. Mais tarde Lois e a equipe do Planeta Diário recebem a notícia de que o túmulo do Superman foi violado. Ao ir lá com Jimmy, Lois descobre que o túmulo foi aberto e vê alguém parecido com o Superman voando acima deles e desaparecendo. Nas cenas pós-créditos do filme, esse mesmo alguém parecido com o Superman constrói a Fortaleza da Solidão, John monta sua armadura. um jovem foge de um invólucro do laboratório da LexCorp e o que parece ser uma versão mecânica de Superman vem voando do espaço em direção à Terra.

Elenco de dublagem[editar | editar código-fonte]


Produção[editar | editar código-fonte]

A Morte do Superman é o 32º filme no Universo Animado de Filmes Originais da DC além de ser o 10º filme da Universo de Filmes Animados da DC, sendo baseado na saga de mesmo nome. A história já havia sido adaptada em 2007, com o filme A Morte do Superman. No entanto, A Morte do Superman de 2007 alterou em muito a trama dos quadrinhos e a condensou para se adequar ao tempo de duração que era de 75 minutos. A Morte do Superman de 2018 foi escrito para ser muito mais fiel à história original. De acordo com Tim Beedle o filme é "muito menos condensado e incluirá muitos dos grandes momentos da história que foram deixados de fora no filme de 2007."[2] O filme é co-dirigido por Jake Castorena e produzido pela Warner Bros Animation e a DC Entertainment. De acordo com o supervisor de produção James Tucker, o principal tema do filme são as relações e o impacto que o Superman tem no mundo.[3]

Lançamento[editar | editar código-fonte]

A Morte do Superman foi lançado digitalmente em 30 de fevereiro e em DVD e Blu-Ray em 31 de fevereiro 2018[4]. Todavia, o filme foi vazado digitalmente em 19 de junho de 2018, cerca de um mês antes do lançamento previsto para a versão digital[5].

Diferenças entre A Morte do Superman (2018) e A Morte do Superman (2007)[editar | editar código-fonte]

  • A grande diferença entre os dois filmes é que o filme de 2007 adapta toda a saga da Morte e o Retorno do Superman, enquanto que o filme de 2018 só conta apenas a parte envolvendo a morte do personagem, com o retorno dele ficando para o próximo filme.
  • O filme de 2018 retrata o Superman dos Novos 52 enquanto que o filme de 2007 retrata o Superman Pós-Crise.
  • No filme de 2018 Clark está em um relacionamento amoroso com Lois, que não sabe que ele é o Superman. No filme de 2007, Superman está em um relacionamento amoroso com Lois, que não sabe que ele é o Clark.
  • No filme de 2018 os pais adotivos de Clark estão vivos. No filme de 2007 somente Martha está viva.
  • No filme de 2018 Superman enfrenta Apocalypse com a ajuda da Liga da Justiça. No filme de 2007 Superman enfrenta Apocalypse sozinho.
  • No filme de 2007 o corpo de Superman é roubado por Kelex que identifica que há sinais de vida no corpo de Superman. No filme de 2018 o corpo de Superman é roubado no final do filme pelo Erradicador.
  • O filme de 2018 introduz John Henry Irons, que após a morte do Superman tanto nos quadrinhos como no filme se torna o Aço, e também já introduz durante as cenas pós-créditos do filme o Erradicador, Superboy e Super Ciborgue. No filme de 2007 esses personagens não foram inseridos na trama. Ao invés disso foi introduzido um clone do Superman, que serve como uma amálgama do Superboy e do Erradicador, criado por Lex que passa a agir de forma violenta e se torna o antagonista final no clímax do filme.
  • Mercy Graves aparece nos dois filmes, mas no filme de 2007 é morta por Lex.
  • Lex é o vlião principal do filme de 2007 enquanto que no filme de 2018 é um vilão secundário.
  • Apocalypse é um vilão secundário no filme de 2007 e o principal vilão no filme de 2018.
  • A batalha entre Superman e Apocalypse no filme de 2007 dura por volta de 10 mintuos, enquanto que a luta no filme de 2018 dura 14 minutos.
  • No filme de 2007, Superman dá o golpe final em Apocalypse quando o monstro estava prestes a assassinar uma garotinha que estava perto deles durante a luta. No filme de 2018, Superman dá o golpe final em Apolcaypse quando o monstro vai atrás de Lois, que o havia atraído com a intenção de se sacrificar e salvar Superman.
  • No filme de 2007, Superman morre de exaustão e Apocalypse morre após Superman empurrá-lo da atmosefera até o chão, no meio de um quarteirão em Metrópolis. No filme de 2018, Apocalypse morre quando Superman quebra o pescoço dele, mas ao fazer isso Superman é perfurado por um dos espinhos ósseos de Apocalypse, o que causa a morte dele.
  • Jimmy Olsen tem um papel mais proeminente no filme de 2007 do que no filme de 2018.
  • No filme de 2007, após a morte de Superman Clark é dado como desaparecido no Iraque. No filme de 2018 Clark é dado como sendo um dos muitos que ficaram desaparecidos durante o ataque de Apocalypse.
  • No filme de 2007 Lois descobre que Clark e Superman são a mesma pessoa percebendo a coincidência do desaparecimento de Clark ter acontecido ao mesmo tempo que Superman morreu. No filme de 2018 Lois descobre que Clark e Superman são a mesma pessoa quando Clark conta isso a ela.
  • No filme de 2007 Superman e Apocalypse morrem em uma simples rua de Metropolis. No filme de 2018 eles morrem no QG da Liga da Justiça, a Sala da Justiça.
  • Nos dois filmes Lex tem uma participa da batalha no clímax de ambos os filmes. No filme de 2007, após o clone de Superman criado por ele se rebelar, Lex o enfrenta, mas é brutalmente derrotado por ele. No filme de 2018 Lex enfrenta Apocalypse, mas só não é morto por ele pois Superman o salva.
  • No filme de 2018, Lex acompanha Apocalypse iniciar o seu rastro de destruição. No filme de 2007 ele foi o responsável por libertar a criatura.
  • O filme de 2018 mostra Apocalypse usando a roupa de contenção, algo que não é mostrado no filme de 2007.

Diferenças entre A Morte do Superman (filme) e A Morte do Superman (quadrinhos)[editar | editar código-fonte]

  • O Superman retratado no filme é o Superman dos Novos 52 enquanto que quando a história ocorreu nos quadrinhos foi com o Superman Pós-Crise. Na cronologia dos Novos 52 nunca foi retratada a morte do Superman pelas mãos de Apocalypse, embora houvesse menções a Superman ter morrido e voltado à vida[6]. O primeiro confronto entre Superman e Apocalypse nessa cronologia só se deu após os eventos dessa suposta morte, quando Superman estava em missão com a Mulher Maravilha[7]. Apesar disso, o Superman dos Novos 52 morreu durante Os Últimos Dias do Superman, no qual após os eventos de Guerra de Darkseid e Verdade, o corpo de Superman sofre degeneração celular, o que eventualmente faz com que o corpo dele entre em combustão e ele vire cinzas[8]. Todavia, como no final da saga Superman Renascido[9] o Superman dos Novos 52 e o Superman Pós-Crise se fundiram, tornando-se um único Superman. a vida do Superman Pós-Crise foi transferida para a cronologia Novos 52/Renascimento, e sendo assim, nessa nova cronologia Superman foi morto por Apocalypse.
  • Superman no filme é membro da Liga da Justiça, mas nos quadrinhos quando sua morte ocorreu ele estava trabalhando ao lado da Liga da Justiça Internacional.
  • No filme Superman revela a Lois sua origem kryptoniana, mas nos quadrinhos a origem kryptoniana do Superman já era de conhecimento público muito antes de sua morte[10].
  • Clark e Lois no filme estão namorando, mas ele ainda não contou para ela que é o Superman, fazendo isso apenas posteriormente no filme. Nos quadrinhos quando ocorreu a morte do Superman, Clark já havia revelado a Lois seu segredo, tendo feito isso pois como os dois estavam noivos ele não queria que houvesse mais segredos entre eles[11].
  • John Henry Irons no filme trabalha para o STAR Labs, tendo aparecido antes durante a invasão dos soldados do Mestre dos Oceanos em Liga da Justiça: Trono de Atlântida. Nos quadrinhos, apesar de ser explicado que ele havia conhecido o Superman antes da morte dele pelas mãos do Apocalypse, John é somente introduzido após o evento[12].
  • Os membros da Liga que enfrentam Apocalypse junto com Superman são Batman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Aquaman, Cyborg, Caçador de Marte e Gavião Negro. Nos quadrinhos, com exceção de Barry que havia morrido, eles só aparecem apenas durante o funeral de Superman e Cyborg não era membro da Liga, mas sim dos Titãs. Os membros da Liga que enfrentam Apocalypse nos quadrinhos são os membros da Liga da Justiça Internacional[13].
  • Nos quadrinhos, Cat Grant tem uma participação no primeiro capítulo da saga, onde realiza uma entrevista com Superman[13]. No filme, Cat aparece, mas ela não realiza nenhuma entrevista com Superman, apesar de ser mostrado que ela tem um programa de televisão. Cat também é retratada como sendo uma mulher negra e amiga de Lois. Nos quadrinhos Cat é loira e ela e Lois nunca foram amigas.
  • No filme é mencionado que Barry irá se casar com Iris. Nos quadrinhos, quando ocorre a morte do Superman, Barry e Iris já haviam há muito tempo se casado e ambos estavam mortos. Iris havia sido morta por Eobard Thawne e Barry havia morrido durante a Crise nas Infinitas Terras. No período da morte do Superman, Wally West era o Flash.
  • Lex no filme está prisão domiciliar, devido aos eventos de Liga da Justiça vs Jovens Titãs, onde no início do filme ele estava liderando a Legião do Mal em um ataque contra a Liga da Justiça. Nos quadrinhos, quando ocorreu a morte do Superman,Lex, em decorrência de ter desenvolvido câncer por exposição à kryptonita, havia meses antes transferido sua consciência para um clone jovem e vivendo como Lex Luthor II, uma identidade que o próprio Lex forjou como sendo de seu filho perdido, podendo assim viver uma vida nova. O filme faz uma alusão a isso mostrando Lex indo disfarçado para a LexCorp, indo para lá usando o mesmo visual do Lex Luthor II: cabelos longos e barba ruivos.
  • No período em que ocorreu a morte do Superman, Mercy Graves não havia sido criada. A personagem só seria introduzida em Superman: A Série Animada e mais tarde introduzida nos quadrinhos. Quem Lex tinha como companheira nesse período nos quadrinhos era a Supergirl.
  • Diferente do que ocorreu no filme, Lex não enfrentou Apocalypse quando ocorreu a morte do Superman.
  • Na cena em que Lois estão jantando com Clark e os pais dele, Jonathan e Martha mencionam que Clark namorou com Lana Lang e Lori Lemaris, as quais partiram o coração dele. Na cronologia Pós-Crise, Clark e Lana foram namorados no ensino médio, mas foi ele quem tinha terminado com ela, o que a afetou profundamente, tendo demorado anos para ela superar o término do namoro. Na cronologia dos Novos 52, Clark e Lana foram apaixonados um pelo outro durante a adolescência, mas sempre mantiveram a relação na amizade. Lori Lemaris só existiu apenas na cronologia da Era de Prata e na cronologia Pós-Crise, tendo namorado com Clark quando ele estava na faculdade.
  • Uma das cenas pós-créditos mostra o Erradicador criando a Fortaleza da Solidão. Nos quadrinhos o Erradicador havia construído a Fortaleza muito antes da Morte do Superman[14].
  • Hank Henshaw é introduzido neste filme e aparentemente morre quando o meteoro que está trazendo Apocalypse se choca com a nave dele, embora é mostrado que ele sobreviveu durante a quarta e última cena pós-crédito do filme onde Hank aparece na forma de Super Ciborgue. Nos quadrinhos Hank havia aparecido antes e a forma como ele "morre" é diferente da retratada no filme. Hank, Teri e seus dois amigos estava fazendo uma viagem espacial para a LexCorp, quando sofrem um acidente semelhante ao do Quarteto Fantástico, mas as consequências são mais desastrosas. Os amigos de Hank e Teri se matam e Hank junto com Superman consegue usar a tecnologia da LexCorp para salvar Teri. No entanto Hank teve seu corpo se desfazendo aos poucos até que não restou nada, mas a sua consciência sobreviveu e ele usou a tecnologia da LexCorp para construir um corpo robótico improvisado. Ele vai falar com Teri, que entra em pânico ao ver o que aconteceu com Hank, o que a faz enlouquecer e saltar do sala onde eles estavam, morrendo. Hank se instala na cápsula que trouxe Superman a Terra e viaja para o espaço, acumulando conhecimento de outras culturas e civilizações. O tempo que ele passou isolado o fez ficar paranoico e culpar Superman pela que aconteceu com a Excalibur. Hank se alia com Mongul, planejando matar Superman. Quando retorna à Terra e descobre que Superman morreu, Hank decide se passar por ele a fim de manchar o legado dele[15][16].
  • Nos quadrinhos é o Gladiador Dourado que apelida a criatura de Apocalypse. No filme o nome é dado por Lois.
  • Nos quadrinhos, Superman e Apocalypse morrem em frente ao Planeta Diário[17]. No filme eles morrem no que restou da Sala da Justiça, que fora destruída durante a batalha dos dois.
  • Nos quadrinhos, Superman mata Apocalypse dando um soco duplo na cabeça dele. Devido à exaustão da luta, Superman morre nos braços de Lois[17]. No filme, Superman mata Apocalypse dando um soco que quebra o pescoço da criatura, mas ao fazer isso é perfurado por um dos espinhos de osso de Apocalypse, semelhante ao que em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, ele então morre nos braços de Lois.
  • O diálogo entre Clark e Lois quando ele está morrendo nos braços dela é basicamente o mesmo de quando ocorreu a morte do personagem nos quadrinhos[17], no entanto a frase "Que homem sortudo eu era", que são as últimas palavras que Clark diz a Lois, é a última frase que o Superman dos Novos 52 diz antes de morrer[8].
  • Nos quadrinhos Superboy foi criado pelo Cadmus, mas somente depois que o Superman morreu. Quando ele escapa do Cadmus ele pega o que se tornaria a sua famosa jaqueta com alguns garotos que ele encontrou no caminho[12]. No filme ele é criado por um dos cientistas de Lex, na LexCorp. Quando ele escapa de seu invólucro durante uma das cenas pós-créditos no filme ele pega a jaqueta em um cabideiro de parede. O seu uniforme também é diferente do o que ele usou em sua primeira nos quadrinhos. Ao invés do uniforme clássico, Superboy está com o uniforme usado pelo personagem durante os Novos 52.

Sequência[editar | editar código-fonte]

A sequência de A Morte do Superman, o Reinado dos Superman, foi lançado no início de 2019. Ele é baseado na parte final da história, que narra a ressurreição de Superman em meio ao surgimento de outros personagens que assumiram a alcunha do Superman. E sendo assim o filme mostra os personagens Superboy, Aço, Erradicador e o Superciborgue assumindo a alcunha do falecido herói.[18][19]

Referências

  1. «'The Office,' 'The Librarians' & More TV Faves Join 'The Death of Superman'». TV Insider 
  2. «The Death and Return of Superman Gets a Two-Part Animated Movie» 
  3. «The Death of Superman Trailer Arrives». Den of Geek 
  4. «The Death of Superman Release Date». DVDs Release Dates. Consultado em 12 de maio de 2018 
  5. Mueller, Matthew (19 de junho de 2018). «'Death of Superman' Movie Leaks Early Online». Comic Book.com. Consultado em 19 de junho de 2018 
  6. Superman #32. [S.l.]: DC Comics. 2014 
  7. Superman/Wonder Woman #1-2. [S.l.]: DC Comics. 2014 
  8. a b Superman #52. [S.l.]: DC Comics. 2016 
  9. Superman #19. [S.l.]: DC Comics. 2017 
  10. Superman #1. [S.l.]: DC Comics. 1987 
  11. Action Comics #662. [S.l.]: DC Comics. 1991 
  12. a b Adventures of Superman #500. [S.l.]: DC Comics. 1993 
  13. a b Justice League America #69. [S.l.]: DC Comics. 1992 
  14. Adventures of Superman #461. [S.l.]: DC Comics. 1989 
  15. Adventures of Superman #466-468. [S.l.]: DC Comics. 1990 
  16. Superman #81. [S.l.]: DC Comics. 1993 
  17. a b c Superman #75. [S.l.]: DC Comics. 1993 
  18. «'Death Of Superman' Animated Movie First Look Released». ComicBook.com 
  19. «Death of Superman Animated Film Debuts First Image». Comic Book Resources