The Apostle – Wikipédia, a enciclopédia livre

The Apostle
O Apóstolo[1] (BRA)
 Estados Unidos
1997 •  cor •  134 min 
Género religioso
Direção Robert Duvall
Roteiro Robert Duvall
Farrah Fawcett
Billy Bob Thornton
Miranda Richardson
Elenco Robert Duvall
Farrah Fawcett
Miranda Richardson
Billy Bob Thornton
June Carter Cash
Todd Allen
Walton Goggins
Música David Mansfield
Cinematografia Barry Markowitz
Edição Stephen Mack
Distribuição October Films
Lançamento
  • 17 de dezembro de 1997 (eua)
  • 29 de maio de 1998 (bra)[1]
Idioma inglês

The Apostle (bra: O Apóstolo) é um filme de 1997, escrito e dirigido por Robert Duvall, que interpreta o personagem título. Foi filmado principalmente nos arredores de Saint Martinville e Des Allemands, Louisiana.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Euliss F. "Sonny" Dewey é um pregador pentecostal carismático . Sua esposa Jessie começou um relacionamento adúltero com um ministro da juventude chamado Horace. Ela recusa o desejo de Sonny de conciliar, embora ela assegure-lhe que não interferirá com seu direito de ver seus filhos. Ela também conspirou para usar os estatutos da igreja para que ele fosse removido do poder. Sonny pergunta a Deus o que fazer, mas não recebe resposta. Muitos dos lados da congregação com Jessie nesta disputa. Sonny, no entanto, se recusa a iniciar uma nova igreja, insistindo que o que o forçou a sair era "sua" igreja. No jogo da Liga das Meninas de seu filho , Sonny, em um ajuste emocional e bêbado, ataca Horace com um morcego e o coloca em coma; Horace depois morre.

Um fugitivo Sonny mergulha seu carro em um rio e se livra de todas as informações de identificação. Depois de destruir todas as evidências de seu passado, Sonny se rebatiza e se anseia como "O Apóstolo EF". Ele sai do Texas e acaba no bayous da Louisiana, onde ele persuade um ministro aposentado chamado Blackwell para ajudá-lo a começar uma nova igreja . Ele trabalha com vários trabalhos estranhos e usa o dinheiro para construir a igreja e para ganhar tempo para pregar em uma estação de rádio local. Sonny também começa a namorar o recepcionista da estação.

Com a energia e o carisma de Sonny, a igreja logo tem um rebanho fiel e racialmente integrado. Sonny até consegue converter um trabalhador da construção racista que aparece em um piquenique da igreja com intenção de destruição. Enquanto trabalhava em um restaurante local, Sonny vê sua nova namorada em público com seu marido e filhos, aparentemente reconciliados. Sonny sai, prometeu nunca voltar para lá.

Jessie ouve uma transmissão de rádio do Apostolo EF e chama a polícia em Sonny. A polícia aparece no meio de um serviço noturno, mas permite que Sonny termine enquanto esperam lá fora. No final pungente, Sonny entrega um sermão apaixonado antes de contar ao seu rebanho que ele tem que ir. Na cena final, Sonny, agora parte de uma gangue de corrente , prega aos presos enquanto trabalham ao longo do lado de uma rodovia

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Tensão entre imagem e palavra move "O Apóstolo'». Folha de S.Paulo. 29 de maio de 1998. Consultado em 4 de março de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.